Futebol
Escolhido a dedo! Árbitro do Alverca - Sporting tem histórico assustador contra os leões
19 Mar 2026 | 11:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jan 2025 | 13:29 |
Rui Borges esteve, esta quinta-feira, dia 2 de janeiro, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao Vitória de Guimarães, emblema que orientou antes de chegar ao Sporting. Questionado sobre a escolha entre Iván Fresneda ou Eduardo Quaresma no encontro, fez uma breve comparação entre os dois e reforçou a versatilidade do internacional português.
"São jogadores com caraterísticas diferentes", começou por sublinhar. "Independentemente de o Quaresma ser central de raiz, é um miúdo que tem muitas caraterísticas para ser um grande lateral. É um miúdo que gosta de ouvir, que faz o jogo dele com base nas caraterísticas que tem e dá-nos muito. Estou contente com os dois".
Recordando o momento em que o internacional espanhol substituiu Quaresma no Sporting-Benfica, por apresentar queixas físicas, reconhece, "O Iván entrou muito bem, o Quaresma fez um jogo muito competente". Além disso, admite, "Defensivamente o Quaresma, é abusado, dinâmico e dá velocidade. Olho para ele e acredito que pode ser um grande lateral. Ele tem trabalhado imenso, não esquecendo que também é um grande central. Não o quero tirar desse conforto, mas, neste momento, é muito útil nesse sentido".
Referindo-se a Fresneda, que tem sido muito cobiçado ultimamente pelo emblema espanhol, Valencia, afirma, "O Iván também tem trabalhado imenso, tem caraterísticas diferentes, mas estou muito feliz jogando um ou outro". De recordar que, de acordo com o jornal Marca, o espanhol é apontado como a principal opção para ocupar o lugar de Thierry Correia, ausente desde outubro devido a lesão. No entanto, apesar do progresso nas negociações, a entrada de Rui Borges no comando técnico dos leões veio travar o processo já iniciado pela Direção de Frederico Varandas.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Confira as declarações de Rui Borges relativamente a Eduardo Quaresma:
Equipa dos verdes e brancos já fez história na competição e prepara-se para defrontar o Arsenal já na próxima eliminatória, mas caminho foi duro
19 Mar 2026 | 12:38 |
A caminhada do Sporting nesta edição da UEFA Champions League já está marcada na história, sobretudo pela reviravolta épica frente ao Bodø/Glimt. Mas há um detalhe menos visível que também teve peso real no percurso europeu dos leões: a intervenção decisiva do VAR em vários momentos-chave.
Logo na fase de liga, frente ao Marselha, o videoárbitro teve um papel determinante. Primeiro, ao corrigir um penálti mal assinalado por alegada falta de Maxi Araújo, que na verdade foi simulação de Emerson - decisão que acabou por deixar os franceses reduzidos a dez jogadores. Depois, já perto do fim, ao reverter uma expulsão do próprio uruguaio, transformando-a num simples cartão amarelo após revisão do lance.
No jogo com o Club Brugge, voltou a ser crucial. Morten Hjulmand viu inicialmente cartão vermelho direto, mas o VAR interveio e mostrou que o médio tocou primeiro na bola. A decisão foi corrigida para amarelo, permitindo ao Sporting manter-se com onze jogadores e seguir para uma vitória confortável.
Frente ao PSG, houve mais dois momentos importantes. Um golo de Zaire-Emery foi anulado após o VAR identificar falta na origem da jogada, e outro de Nuno Mendes acabou invalidado por uma sequência de irregularidades na construção da jogada, incluindo fora de jogo e mão na bola.
Já na segunda mão com o Bodo/Glimt, em Alvalade, surgiu um dos lances mais decisivos de toda a campanha. Após cruzamento de Iván Fresneda, a bola bateu no braço de Bjorkan dentro da área. Inicialmente nada foi assinalado, mas o VAR chamou o árbitro e foi marcada grande penalidade - convertida por Luis Suárez - que permitiu empatar a eliminatória e lançar a remontada.
No conjunto, estas intervenções tiveram impacto direto no percurso europeu do Sporting. Sem elas, é perfeitamente possível que a história tivesse sido diferente - talvez com mais dificuldades na fase de liga ou até com um desfecho mais precoce na competição.
Leões eliminaram o Bodo/Glimt e encontrarão nos quartos de final da competição o Arsenal, um dos favoritos a conquistar a prova milionária
19 Mar 2026 | 12:18 |
Apesar da noite épica em Alvalade, os números não acompanham o entusiasmo. A Opta atualizou as probabilidades para o que resta da UEFA Champions League e o Sporting aparece como o menos favorito entre os oito clubes ainda em prova.
Mesmo depois de eliminar o Bodø/Glimt com uma goleada por 5-0, os leões têm apenas 21,29% de hipóteses de ultrapassar o Arsenal e chegar às meias-finais, sendo a equipa com menor probabilidade nesta fase da competição. Já no que diz respeito a uma eventual presença na final, as contas apontam para 7,97%, enquanto a possibilidade de conquistar a prova está fixada em apenas 3,03%.
Do outro lado da eliminatória, o Arsenal surge com claro favoritismo, com 78,71% de hipóteses de seguir em frente, e é mesmo considerado o principal candidato à conquista da Champions, com cerca de 29,73%. Atrás dos ingleses aparecem clubes como Bayern Munique, Barcelona, PSG, Real Madrid, Liverpool e Atlético de Madrid, todos com probabilidades superiores às do Sporting.
Ainda assim, e apesar de todos estes números, a equipa de Rui Borges já mostrou nesta edição da competição que as probabilidades valem pouco dentro de campo. Depois do que aconteceu frente ao Bodo/Glimt, fica difícil descartar completamente os leões, mesmo perante um adversário com o peso e a qualidade do Arsenal.
Vale lembrar que a UEFA já oficializou o calendário dos quartos de final da Champions League, e o Sporting já sabe quando vai defrontar o Arsenal. O primeiro duelo será em Lisboa, no Estádio José Alvalade, no dia 7 de abril, com início às 20h00. A segunda mão joga-se em Inglaterra, no terreno dos gunners, a 15 de abril, também às 20h00.
Antigo avançado do Benfica comentou episódio que ocorreu após o duelo com o Bodo/Glimt e assemelhou a caso que envolve presidente norte-americano
19 Mar 2026 | 11:47 |
No final do Sporting - Bodo/Glimt, Francisco Trincão foi eleito o MVP da partida da segunda mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, mas decidiu dar o prémio a Maxi Araújo no balneário. Diamantino Miranda comparou esta atitude com a de Donald Trump, quando este ficou com o prémio Nobel da Paz de Corina Machado, política venezuelana.
Diamantino Miranda: "É um momento à Trump"
"Não gosto disto, é uma manifestação de amizade mas eu não gosto porque os jogadores individualmente querem ser sempre os melhores. Isto é um momento à Trump, que queria o prémio Nobel da Paz da Corina Machado", disse, durante o programa Liga D´Ouro.
O antigo avançado do Benfica reforçou a sua tomada de posição. "Se ele (Trincão) foi reconhecido pela UEFA como o melhor jogador em campo, deveria ser ele a ter o prémio", reforçou. O internacional português fez duas assistências na partida.
Vale lembrar que Maxi Araújo cumpriu uma promessa. Presumivelmente em casa, o atleta de 26 anos decidiu mergulhar na piscina e deixar o momento devidamente registado nas redes sociais. "Há que cumprir a promessa", explicou o camisola "20" do Sporting.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Escolhido a dedo! Árbitro do Alverca - Sporting tem histórico assustador contra os leões
19 Mar 2026 | 11:37
Cesare Casadei é o mais recente nome na lista do Sporting, mas com dificuldades à vista
19 Mar 2026 | 11:12
Ex Sporting tentou, mas não conseguiu resultado desejado no Tottenham - Atlético de Madrid
19 Mar 2026 | 10:06