
Futebol
Pedido de Rui Borges estava fechado no Sporting, mas negócio pode ter ido por água abaixo
29 Ago 2025 | 14:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jun 2022 | 20:17 |
A equipa feminina do Sporting regressou, esta quinta-feira, dia 30 de junho, aos trabalhos da pré-temporada com vista à época 2022/2023. O pontapé de saída arrancou com uma palestra de Tomaz Morais, no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, na qual o diretor da formação leonina deu as boas-vindas às novas atletas verdes e brancas. Cláudia Neto foi a maior novidade na equipa, que volta a contar com várias jogadoras da formação no plantel. A treinadora Mariana Cabral, depois de ter vencido a Supertaça e a Taça de Portugal, em 2021/22, mantém a mesma ambição para a nova época.
"Queremos lutar novamente por todos os troféus"“Temos de começar tudo de novo, o que está para trás já lá vai e ninguém se lembra dos troféus que conquistámos. É uma nova época e queremos obviamente evoluir, crescer muito individualmente enquanto equipa, e nós enquanto equipa técnica também. Queremos lutar novamente por todos os troféus e estamos a trabalhar para construir um grupo coeso que possa lutar pelos objetivos”.
"A Cláudia Neto é uma das melhores jogadoras portugueses de sempre"“A Cláudia Neto dispensa apresentações. Toda a gente conhece a carreira dela, que é excecional. É uma das melhores jogadoras portugueses de sempre. Tem, obviamente, toda a qualidade necessária para ajudar a nossa equipa e fazer evoluir as jogadoras mais novas, aumentando também o nível de exigência que queremos ter na equipa, no Clube e diria que também no futebol feminino em Portugal”.
"Ainda há borboletas na barriga e isso é que é importante"“Ter as melhores jogadoras connosco é elevar o nível e crescer, e é isso mesmo que nós queremos. Este ano já conhecemos os cantos à casa, mas ainda há borboletas na barriga e isso é que é importante: chegar à Academia sempre com muita vontade de trabalhar e com um sorriso. Temos muita vontade de começar e de ir para o campo, que é, naturalmente, aquilo de que nós mais gostamos: ver como elas estão, fazê-las suar e trabalhar para chegarmos ao nível que queremos. No dia 10 de Agosto (Supertaça) temos de estar preparadas para vencer”. Rita Fontemanha também comentou o regresso aos trabalhos, mostrando-se confiante para a nova época que agora começa.
"Estamos contentes por estar de volta"“Já é a minha sétima época aqui e, portanto, a minha sétima pré-temporada, mas é sempre um recomeço voltar a estar com todas elas. As saudades já eram muitas e, por isso, estamos motivadas e contentes por estarmos de volta”.
“Queremos conquistar muitas coisas”"Mostrámos ser uma equipa competente, com qualidade e capaz, independentemente de ser mais jovem ou não. Queremos conquistar muitas coisas. Ter a responsabilidade de ganhar é sempre bom e, estando num clube como o Sporting, essa responsabilidade tem sempre de existir e, para nós, ainda bem que existe”.
"Apostar na formação faz parte do ADN do Sporting"“Ver estas caras aqui é muito especial para mim porque tenho vindo a trabalhar com elas. São uma lufada de ar fresco e são jogadoras com muita qualidade e com muita ambição. Estarem aqui pela primeira vez é bom para elas e também para nós. Chegam recheadas de sonhos e ambições. Além disso, apostar na formação faz parte do ADN do Sporting e é isto que nós queremos: formar e continuar a formar com qualidade e competência para elas poderem chegar aqui com todas as condições”.
"Ter uma jogadora com a qualidade e a experiência que ela tem é fantástico para todas nós"“É espetacular ter a Cláudia entre nós. Quando a notícia saiu, comentei ‘nem nos nossos melhores sonhos’. Ter uma jogadora com a qualidade e a experiência que ela tem é fantástico para todas nós, sejamos mais velhas ou mais novas, porque é um exemplo de trabalho, superação, qualidade e competência. Todas nós temos muito a aprender com ela”.
Fotografia de Sporting
Treinador da formação azul e branca fez conferência de imprensa antes do clássico, onde deixou bicada ao Clube de Alvalade
29 Ago 2025 | 15:34 |
Francesco Farioli falou acerca das expulsões dos adversários do Sporting, neste início de temporada. Nestas primeiras três jornadas da Liga Portugal Betclic, os pupilos de Rui Borges jogou em superioridade numérica por duas vezes: frente ao Arouca e Nacional. Ainda assim, o técnico do Porto mostrou-se preparado para esse cenário.
Francesco Farioli: "Foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting"
“Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não”, responde o treinador azul e branco, na conferência de antevisão do clássico do próximo sábado.
A verdade é que Francesco Farioli parece ter memória curta. Nos últimos 13 confrontos entre Sporting e Porto, a turma de Alvalade teve 13 expulsões para apenas uma dos dragões. No último Clássico no Estádio do Dragão, a formação de Rui Borges acabou mesmo por jogar com nove homens, após as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande.
Fora das partidas frente ao Sporting, a última temporada passada do Porto foi marcada pelo número de vezes que os azuis e brancos jogaram contra 10 homens. Ao logo de toda a época 2024/25, os pupilos de Vítor Bruno e Martin Anselmi jogaram com mais um jogador em campo por 14 ocasiões diferentes.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Jogador que não foi opção do técnico verde e branco nos leões foi oficializado como novo reforço de histórico emblema da Premier League
29 Ago 2025 | 14:43 |
Mateus Fernandes foi, esta sexta-feira, 29 de agosto, anunciado como o mais recente reforço do West Ham. Em comunicado, o histórico clube da Premier League anunciou a contratação do antigo jogador do Sporting, que foi 'dispensado' por Ruben Amorim, num negócio que ronda os 44 milhões de euros, sendo que os leões têm direito a 3 milhões.
“Estou muito feliz por estar aqui. Estou entuasiasmo para representar o West Ham. É um grande passo para mim. É um grande Clube: o projeto, o estádio, a cidade. Quero praticar um bom futebol. O mais importante é deixar tudo em campo”, afirmou Mateus Fernandes nas primeiras declarações enquanto reforço do emblema da Premier League.
Aquando da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, por 15 milhões de euros, o Sporting reservou 10% de uma futura mais-valia. Ora, contas feitas, os leões recebem uma verba a rondar os 3 milhões (10% da mais-valia, que se fixa, mais coisa menos coisa, nos 30 milhões de euros).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros – somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. De resto, o médio formado no Sporting chamou a atenção de diversos emblemas da Premier League.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes como reforço do West Ham:
Atleta dos verdes e brancos tem futuro em aberto no Clube de Alvalade. Últimos dias do mercado de transferências prometem ser agitados
29 Ago 2025 | 14:39 |
José Mourinho foi, esta sexta-feira, despedido do comando técnico do Fenerbahçe. Ora, com esta mudança, o emblema turco pode voltar a focar atenções em Geny Catamo. Os responsáveis do Sporting estão dispostos a negociar, mas apenas pelo preço certo, que seria uma verba a rondar os 20/25 milhões de euros.
“Despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipa profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira”, escreveu o emblema de Istambul, através de um comunicado na sua conta oficial da rede social ‘X’.
O despedimento de José Mourinho do Fenerbahçe pode ter influência no mercado do Sporting, uma vez que os turcos eram um dos emblemas de olhos na compra de Geny Catamo, juntamente com Galatasaray e Aston Villa. Ainda assim, o técnico lusitano negou qualquer interesse pelo ala moçambicano.
“Eu acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Honestamente, acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar agora. É um contrassenso. Acho que não existe nada com o Geny”, afirmou José Mourinho, na sua última conferência de imprensa, que foi em antevisão à partida com o Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma quatro partidas, sempre na condição de titular. Nos 278 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência pela turma de Rui Borges.