Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Futuro de Maxi Araújo e Hjulmand já é conhecido: Dupla do Sporting vai...

Ala e médio dos verdes e brancos sabem o que os espera nos próximos dias, numa altura em que leões entram em fase decisiva da temporada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Abr 2025 | 16:33 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand e Maxi Araújo vão voltar à titularidade no Sporting. Os leões enfrentam o Rio Ave, em encontro válido para a Taça de Portugal e a dupla verde e branca poderá regressar às opções de Rui Borges, após ter cumprido suspensão na vitória diante do Estrela da Amadora (3-0).


O capitão leonino 'limpou' uma série de cinco cartões amarelos, falhando a partida na Reboleira. No entanto, dado o papel de indiscutível no plantel verde e branco, saltará diretamente para o meio-campo, em detrimento de Eduardo Felicíssimo, voltando a fazer dupla com Zeno Debast.


Já Maxi Araújo deverá ser lançado na ala-esquerda. O uruguaio viu vermelho direto diante do Famalicão e ficou na bancada do Estádio José Gomes. Com Matheus Reis fora da partida com o Braga, é possível que Gonçalo Inácio descanse, com o brasileiro a começar como central pela esquerda e o 'camisola 20' encostado ao corredor.


Rui Borges terá esta terça-feira e o dia seguinte (1 e 2 de abril) para preparar os últimos detalhes para a receção aos vilacondenses - que sabem do interesse leonino num jogador titular. O técnico verde e branco quer tentar resolver a eliminatória o mais depressa possível, para conseguir disputar uma segunda mão mais calma, numa altura decisiva da temporada.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, tem pontapé de saída agendado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Não jogou um minuto pela seleção, mas rival rende-se a craque do Sporting: “Dos melhores da Europa”

Futebolista da equipa orientada por Rui Borges em Alvalade mereceu vários elogios nesta pausa para compromissos internacionais

Zeno Debast, do Sporting, não somou qualquer minuto nos encontros da Bélgica frente a Itália e França, mas nem por isso deixou de estar em destaque
Zeno Debast, do Sporting, não somou qualquer minuto nos encontros da Bélgica frente a Itália e França, mas nem por isso deixou de estar em destaque

30 Set 2026 | 12:03 |

Icon Comentário0

Zeno Debast não somou qualquer minuto nos encontros da Bélgica frente a Itália e França, mas nem por isso deixou de estar em destaque. O central do Sporting recebeu fortes elogios de Nathan Ngoy, um dos concorrentes diretos por um lugar no eixo defensivo da seleção belga.


Ngoy: "Debast é um dos melhores da Europa"


Em declarações citadas pelo ‘Het Laatste Nieuws’, o defesa do Lille analisou as diferentes opções ao dispor de Mark van Bommel e destacou as características do 'camisola 6' dos leões. “Todos têm um perfil diferente”, começou por explicar.


Ngoy considera que De Winter e Mechele apresentam características mais semelhantes, enquanto Debast e Theate oferecem soluções distintas. No caso do jogador do Sporting, foi particularmente elogioso na avaliação da capacidade com bola.

“Se estiver próximo do Zeno [Debast], que é um dos melhores defesas da Europa em termos de controlo de bola, deixo-o tratar da construção de jogo mais frequentemente”, afirmou o central belga, reconhecendo a qualidade do jogador leonino na primeira fase de construção.


No Sporting, porém, Rui Borges já sabe que não poderá contar com o belga no próximo compromisso. Debast vai cumprir castigo na deslocação ao terreno do Braga, a 9 de outubro, depois de ter sido expulso no empate frente ao Arouca.


Futebol

Luis Suárez pede para ser ‘poupado’ antes do Braga - Sporting

Internacional colombiano continua a ser visto por Rui Borges como o avançado titular da equipa leonina, com os leões a jogarem no Minho a 9 de outubro

Sporting está a tentar garantir que Luis Suárez regressa a Lisboa com o menor desgaste possível antes de Braga e próprio jogador fez pedido
Sporting está a tentar garantir que Luis Suárez regressa a Lisboa com o menor desgaste possível antes de Braga e próprio jogador fez pedido

30 Set 2026 | 11:38 |

Icon Comentário0

O Sporting está a tentar garantir que Luis Suárez regressa a Lisboa com o menor desgaste possível antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro. Os leões estão em contacto com a federação colombiana para sensibilizar Nestor Lorenzo para a necessidade de gerir os minutos do avançado.


Segundo o jornal A Bola, o próprio jogador também tem procurado transmitir essa preocupação ao selecionador. A Colômbia defronta o Paraguai e, depois, o Peru, sendo que este último encontro será disputado em Miami na madrugada de 6 para 7 de outubro, apenas dois dias antes do compromisso do Sporting na Pedreira.


O caráter particular dos encontros colombianos é um dos argumentos apresentados. Luis Suárez sabe que terá pela frente uma longa viagem de regresso e pouco tempo para recuperar, numa altura em que se afirmou como a principal referência ofensiva da equipa de Rui Borges.


O avançado atravessa, de resto, um excelente momento. Entre Sporting e seleção, soma sete golos nos últimos seis encontros e voltou a fazer o gosto ao pé no primeiro jogo desta janela internacional, ao marcar no empate a uma bola diante do México.

A situação ganhou ainda mais importância devido ao calendário. Depois do encontro com o Peru, Suárez terá de percorrer cerca de 6.150 quilómetros até Lisboa, devendo chegar a Portugal apenas na quinta-feira, véspera da viagem dos leões para Braga.


Rui Borges mantém confiança em Fotis Ioannidis como alternativa para a frente de ataque, mas Luis Suárez é neste momento o titular da posição. Por isso, qualquer gestão de minutos feita por Nestor Lorenzo será bem recebida em Alvalade.


Futebol

João Simões está de volta e dá puxão de orelhas ao Sporting: “Estamos longe do nosso melhor”

Médio português prepara-se para fazer parte das opções de Rui Borges depois de ter estado afastado vários meses a recuperar de lesão

João Simões está novamente integrado nos trabalhos do Sporting depois de vários meses afastado devido a uma lesão
João Simões está novamente integrado nos trabalhos do Sporting depois de vários meses afastado devido a uma lesão

30 Set 2026 | 11:07 |

Icon Comentário0

João Simões está novamente integrado nos trabalhos do Sporting depois de vários meses afastado devido a uma lesão no quinto metatarso do pé direito. O médio recordou o período complicado que atravessou e destacou Nuno Santos como uma das pessoas mais importantes durante todo o processo de recuperação.


João Simões: "Nuno Santos foi o jogador que mais me ajudou"


“Foi um abre-olhos. O futebol nem sempre é para frente. Às vezes temos de cair. Tive muita sorte. Na primeira lesão, tinha o Nuno Santos e o Daniel Bragança. Foram uma ajuda muito grande. Fizeram ver-me as coisas de mais leve. Nesta segunda, com o Nuno ainda mais”, começou por contar João Simões, em entrevista à Sporting TV.


O jovem médio deixou depois palavras particularmente fortes para o companheiro. “Sinto a dor pelo Nuno ainda não estar disponível. Foi o jogador que mais me ajudou. Deu-me muito apoio. Quando eu tinha dores, ele dizia-me ‘miúdo, tens de continuar a lutar’. Ele é uma das pessoas mais importantes do plantel”.

Depois de uma fase que classificou como “muito difícil”, João Simões olha agora para o regresso com outra disposição. “Agora é voltar a ser feliz, aproveitar com a equipa e voltar a jogar em Alvalade. Já passou. Faz parte da vida e da carreira”, afirmou, destacando igualmente o apoio recebido de Rui Borges e da restante equipa técnica durante a ausência.


“Aprendo muito com a equipa técnica. Durante as duas lesões, apoiaram-me e tranquilizaram-me. Em todos os treinos tentam ajudar-me. O míster ajuda-me muito. Todas as decisões que ele toma é para o bem da equipa. Sou muito grato por todos os momentos e jogos que fiz. Tive de crescer em muitos aspetos. Ainda hoje tenho de crescer. Vou tentar ganhar a forma física”, acrescentou.

João Simões: "Estamos longe do nosso melhor"

João Simões acompanhou de fora os últimos resultados do Sporting e acredita que a resposta aos empates recentes pode surgir já na deslocação a Braga. “Temos jogadores muito jovens, com grande margem de progressão. Há que ter um pouco de paciência. Perdemos 10 ou 11 jogadores e vêm outros novos. Mas estamos a mostrar que temos muita qualidade. Empatámos um jogo ou outro em que desligámos um pouco".

O médio foi ainda mais claro sobre o próximo desafio dos leões. “Temos de dar a resposta em Braga. Aí é que se vê as grandes equipas. Quando as coisas não estão a correr bem, temos de assumir a responsabilidade que temos. Estamos longe do nosso melhor, mas procuramos lá chegar”, sublinhou.

Único médio que transita da última temporada, João Simões assume também um papel de integração dos reforços. “Tento passar o ADN que me foi passado como atleta da formação. Tento passar e ajudá-los. Posso acrescentar pela energia, parte física do jogo. Tenho muito para dar, sou jovem, aproveito para crescer com os colegas novos. Tento ir buscar um pouco de cada um".

O regresso será ainda acompanhado por uma nova responsabilidade: a camisola 8 do Sporting, anteriormente utilizada por nomes como Bruno Fernandes, Matheus Nunes e Pote. “Há muita responsabilidade pelos jogadores que usaram a camisola 8. Já é uma responsabilidade jogar no Sporting. Gosto muito do número e vou ter de mostrar que a mereço”, rematou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Deco faz mira a intocável de Rui Borges: Barcelona quer craque que Sporting recusou vender
Futebol

Deco faz mira a intocável de Rui Borges: Barcelona quer craque que Sporting recusou vender

30 Set 2026 | 09:35

Icon Comentário0
Irankunda pode ‘obrigar’ Sporting a contratar reforço já em janeiro e alvo está identificado
Futebol

Irankunda pode ‘obrigar’ Sporting a contratar reforço já em janeiro e alvo está identificado

30 Set 2026 | 09:17

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas
Futebol

Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

29 Set 2026 | 13:19

Icon Comentário0