Modalidades
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
12 Dez 2019 | 12:46 |
É já este domingo que começa a segunda volta da Liga Placard. Em segundo lugar da tabela classificativa, mas com menos um jogo, os leões contam, neste momento, com 31 pontos. Uma primeira fase bem conseguida por parte dos verdes e brancos, que conseguiram dez vitórias, um empate e uma derrota.
A partida, que tem início marcado para as 14h20 deste domingo (15 de dezembro), na Portimão Arena, faz com que o Sporting CP se estreie frente a um Portimonense em casa. Depois de, na primeira jornada, os leões terem vencido por 8-0, esta será certamente uma fase diferente em que encontrarão a equipa treinada por Pedro Moreira. Com quatro vitórias conseguidas até agora, é importante realçar que todas elas aconteceram em casa – Viseu 2001, AD Fundão, Eléctrico e CR Candoso, última partida, em que goleou por 9-3 – apenas demonstra as maiores facilidades desta formação perto dos seus adeptos.
Por sua vez, O Sporting CP vem de mais uma vitória, desta feita frente ao Módicus (5-3), equipa que ocupa o terceiro lugar da classificação, o que demonstrou uma boa resposta àquela que poderia ter sido uma excelente prova de fogo. Com Cardinal, João Matos e Taynan em grande forma, a formação leonina vai até ao Algarve para aquele que, teoricamente, é um duelo acessível.
Mesmo assim, não podemos esquecer as armas apresentadas pela equipa que veste de branco e preto. Paulinho, uma das figuras da jornada anterior – que contou com o maior número de assistências – é bem conhecido pelo Clube de Alvalade, onde passou sete épocas e é bem acarinhado pelos adeptos Sportinguistas. Este ano, decidiu regressar à sua terra natal, para ajudar no ano de subida e está a ser uma das melhores contratações que a equipa teve. Além disso, encontramos ainda André Rochato, o pivô que é um goleador nato de 29 anos, e ainda o ala marcador Fassy, que coloca o corredor em ordem para o seu atacante.
Desta vez, contando com maior apoio e uma maior enchente por parte das gentes de Portimão, em vez de jogarem no pavilhão municipal ao qual estão habituados, optaram por escolher o Portimão Arena, para dar outras condições ao espetáculo da modalidade e para receberem os campeões europeus que, naturalmente, colocam muitos olhos em cima desta partida, além de condições televisivas.
Verdes e brancos têm o planeamento para a próxima temporada desportiva delineado e não pretendem perder tempo e correr riscos nesta fase
13 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting já terá chegado a acordo verbal com Matheus Assunção, sabe o Leonino. Por esta altura, tudo está encaminhado para que o guarda-redes internacional brasileiro seja reforço da equipa de futsal dos leões na próxima temporada desportiva.
Apesar de também o Benfica ter mostrado o seu interesse no guardião que se encontra ao serviço do Joinville, o jogador sempre terá estado mais inclinado para a possibilidade de representar os verdes e brancos e ser treinado por Nuno Dias, algo que pode estar agora mais perto de acontecer.
Caso o processo se desenrole da melhor forma e o Sporting chegue a acordo também com o emblema brasileiro - uma vez que Matheus Assunção tem contrato até ao final de 2026 -, este irá ocupar o lugar de Henrique Rafagnin, que está de saída do Clube de Alvalade após ter perdido espaço para Bernardo Paçó.
Vale lembrar que, além da situação contratual do canarinho ser favorável, a recente mudança de representação do jogador para a Five Company facilitou a aproximação entre as duas partes envolvidas no negócio. Esta agência detém vários atletas de elite no panorama mundial e mantém uma ligação de grande proximidade com a estrutura do Sporting.
Matheus Assunção já atuou no Grêmio Pague Menos, São José Futsal e Cascavel Futsal. O guarda-redes está no Joinville desde 2024 e, neste ano de 2026, o guardião leva três golos apontados no total de nove partidas disputadas.
Confira este golo do guarda-redes:
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Equipa lusa completa duplo particular da melhor maneira possível
12 Abr 2026 | 18:29 |
A Seleção Nacional de futsal venceu o Japão por 3-2, em Coimbra, num jogo particular de preparação onde Bruno Pinto esteve em evidência ao estrear-se a marcar um dos golos portugueses. O ala da equipa de futsal do Sporting de 32 anos voltou a mostrar argumentos importantes na equipa das quinas.
Depois de já ter vencido o primeiro encontro entre as duas seleções, Portugal encontrou agora maiores dificuldades frente a um Japão mais agressivo e organizado. Ainda assim, o conjunto comandado por Jorge Braz conseguiu superiorizar-se, construindo várias oportunidades ao longo da partida.
O primeiro golo surgiu aos 17 minutos, por intermédio de Hugo Neves - também ele com passagem por Alvalade -, mas os japoneses responderam perto do intervalo, com Kazuya Shimizu a empatar. No início da segunda parte, Bruno Pinto colocou novamente Portugal em vantagem, aproveitando uma bola parada para fazer o 2-1.
O Japão voltou a igualar já na reta final, através de Yuta Tsutsumi, numa fase em que apostava no 5x4. No entanto, a resposta portuguesa não tardou a aparecer e Erick Mendonça, - que está perto de voltar ao Sporting -, garantiu o triunfo ao marcar o golo decisivo aos 40 minutos.
De regresso a Alvalade, a turma de Nuno Dias mantém-se atento à Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Famalicão em jogo válido para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma orientada por Hugo Oliveira está marcado para sexta-feira, dia 17 de abril, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Estrutura do Clube de Alvalade já começou a preparar a próxima temporada desportiva e aguarda agora pelas decisões dos jogadores
11 Abr 2026 | 11:41 |
O Sporting apresentou propostas de renovação a Taynan e Alex Merlim, ambos em final de contrato, com o objetivo de garantir a continuidade de duas peças experientes da equipa de futsal. Os dois jogadores analisam as condições e o futuro em Alvalade, numa fase de várias mudanças no plantel.
No caso de Taynan, o Clube avançou com uma proposta de renovação até 2028, numa demonstração de confiança num momento complicado. O ala brasileiro, de 33 anos, recupera de uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho esquerdo e só deverá regressar à competição em janeiro. Apesar da longa paragem, os leões decidiram apoiar o jogador e assegurar a sua continuidade.
Já Alex Merlim recebeu uma proposta de um ano, com possibilidade de extensão por mais uma temporada. O ala ítalo-brasileiro, de 39 anos, tem também uma oferta do Semey, do Cazaquistão, e pondera ainda a hipótese de regressar a Itália. O ala está há 11 épocas no Sporting, soma 227 golos e 303 assistências em 449 jogos e conquistou 26 títulos com a Listada verde e branca.
De acordo com as informações do jornal Record, o plantel deverá sofrer várias alterações. O guarda-redes Henrique Rafagnin vai deixar o clube e já encontrou novo destino, enquanto Pauleta se prepara para fechar o seu ciclo em Alvalade. João Matos, capitão histórico com mais de duas décadas de ligação ao Sporting, também poderá despedir-se e até colocar um ponto final na carreira.
No sentido inverso, o Sporting já assegurou o regresso de Erick Mendonça, que volta ao Pavilhão João Rocha após três temporadas no Barcelona e deverá assinar contrato até 2031. Rúben Teixeira também regressa ao Clube, depois de três épocas cedido ao Leões Porto Salvo, reforçando as opções para a próxima temporada.
Confira este golo de Alex Merlim:
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Oficial! Sporting segura avançado com histórico no Benfica : "Não tive dúvidas"
10 Abr 2026 | 15:58
Bomba! Histórico está de saída do Sporting e tem destino escolhido
09 Abr 2026 | 20:29