GENY CATAMO, ALA DO SPORTING, CHEGOU A MOÇAMBIQUE E FOI ALVO DE SURPRESA DAS GRANDES
Jogador do Clube de Alvalade já integrou os trabalhos da seleção nacional do seu país
Redação Leonino
Texto
3 de Junho 2024, 16:16
Geny Catamo, Sporting, Porto

Na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, Geny Catamo chegou a Maputo para se juntar aos trabalhos dos mambas, após ter sido convocado para a Seleção Nacional do seu país por Chiquinho Conde. O internacional de 23 anos foi ainda informado que será alvo de homenagem por parte da Federação Moçambicana de Futebol, consequência da conquista do título de campeão nacional ao serviço do Sporting.

Recorde-se que o nome do jogador oriundo de Moçambique é um dos 24 eleitos para combater nas partidas contra a Somália e Guiné-Conacri, nos próximos dias 7 e 10 de junho, respetivamente, a contar para a terceira e quarta jornada do Grupo G, de qualificação para o Mundial 2026.

Até à data, a seleção de Geny Catamo, soma três pontos no Grupo G, fruto de uma vitória frente ao Botsuana, por 3-2, na primeira jornada, e, ainda, de uma derrota em casa com a Argélia por 2-0. Além de Catamo, outros jogadores que atuam em Portugal e que foram convocados são Guima (Chaves), Witi (Nacional), Gildo (Covilhã) e Pepo (Caldas).

Na presente temporada, Geny Catamo avaliado em 8 milhões de euros – leva 41 jogos ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.401 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. Apesar de ter ‘oferecido’ a vantagem aos dragões, aproveitada por Evanilson, o jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadas três pontos importantes para as contas do título.

O jogador de 23 anos estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão a rondar os 60 milhões de euros.

  Comentários