
Futebol
Ekrem Konur garante: meio mundo atrás de jogador que foi dispensado por Ruben Amorim no Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio - recuperado para o dérbi - é desejo de Ruben Amorim para a próxima temporada. O ex-treinador do Sporting quer levar o 'camisola 25' de Rui Borges, sendo o central internacional português um desejo do técnico, que tem tido dificuldades em conquistar vitórias na Premier League.
A informação é avançada por Ekrem Konur, jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Os responsáveis do Manchester United pretendem iniciar negociações com o Sporting, nas próximas semanas. Vale sublinhar que Gonçalo Inácio tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
A eventual mudança para Old Trafford permitiria ao atleta de 23 anos - avaliado em 45 milhões de euros - voltar a trabalhar com Ruben Amorim. O atual treinador do Manchester United foi o responsável pela integração e afirmação do central na equipa principal do Sporting, na temporada 2020/21.
Em Inglaterra, para além dos red devils, também o Liverpool e o Manchester City terão Gonçalo Inácio bem referenciado e poderão avançar com uma proposta. Vale lembrar que, no passado mercado de janeiro, o Borussia Dortmund esteve muito empenhado em garantir a contratação do internacional português, mas o valor elevado exigido pelo Sporting – cerca de 40 milhões de euros – inviabilizou o negócio.
Ao serviço da equipa principal verde e branca, Gonçalo Inácio soma um total de 210 jogos, tendo marcado 21 golos e feito 11 assistências. Em Alvalade, já conquistou dois Campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça, além de ter sido eleito para o melhor onze da época da Liga, em 2023/24.
'Camisola 8' do Clube de Alvalade voltou às opções de Rui Borges diante do Santa Clara e ainda não conseguiu marcar ou assistir os companheiros
|
Pedro Gonçalves vai ser titular no Benfica - Sporting. O 'camisola 8' tem toda a confiança de Rui Borges - que pode fazer mexidas no onze inicial - e será lançado no Estádio da Luz, com a missão de trazer três pontos para Alvalade e, consequentemente, o título de campeão nacional.
O internacional português não cumpre 90 minutos desde dia 5 de novembro, diante do Manchester City, para a Liga dos Campeões, visto que viria a contrair uma grave lesão, na partida seguinte, frente ao Braga, que o afastaria dos relvados por cerca de cinco meses.
Pote regressou nos Açores, frente ao Santa Clara, a 12 de abril. Desde então, o génio de Alvalade foi titular em três ocasiões - Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. Nos dois primeiros encontros saiu ao intervalo mas, diante da formação orientada por César Peixoto, cumpriu 65 minutos.
Apesar de ainda não ter recuperado o nível de forma que apresenta desde que chegou ao Sporting, em 2020/21, Pote está a regressar aos poucos e tem mostrado alguns pormenores de excelência, o que vale a confiança de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 17 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.053 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Técnico dos verdes e brancos tem escolha a fazer nos próximos dias, antes do dérbi que irá ser decisivo para ditar novo campeão nacional
|
Rui Borges está indeciso quanto à utilização de Geny Catamo e Geovany Quenda na partida diante do Benfica. Para já, o moçambicano tem vantagem e deve, à partida, ser titular na ala direita do Sporting, que joga na Luz a partida decisiva para a conquista do bicampeonato.
O 'camisola 21' ganhou a titularidade recentemente, com Quenda a ser 'recambiado' para o banco de suplentes, tendo começado os últimos três jogos fora do onze inicial: Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. O jovem não figura não figura nas escolhas do técnico do Sporting desde 18 de abril, diante do Moreirense.
Por outro lado, Geny assumiu novamente o papel de ala-direito, função que desempenhou com grande eficácia na temporada passada, fruto de uma adaptação de Ruben Amorim. Desde então, tem sido utilizado como extremo-esquerdo, principalmente durante a ausência de Pedro Gonçalves.
Além do mais, Geny é o 'amuleto' do Sporting diante do Benfica. Nos últimos dois dérbis do campeonato, os leões venceram 2-1 e 1-0, ambos no Estádio José Alvalade. Os golos foram marcados pelo canhoto em ambas as situações, valendo aos leões o título de 2023/24 e vantagem no confronto direto de 2024/25.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Dérbi eterno está agendado para as 18h00 do próximo sábado, dia 10 de novembro e vencedor poderá sagrar-se campeão nacional a uma jornada do fim
|
Zeno Debast e Hidemasa Morita: apenas um dos dois será titular no Benfica - Sporting da jornada 33 da Liga Portugal Betclic, criando um 'problema' para Rui Borges, que terá de estudar as possibilidades e estratégias mediante o jogador que colocar em campo no dérbi.
Para já, o internacional belga parte à frente do companheiro. As rotinas que tem vindo a ganhar na posição, bem como as boas exibições e a total disponibilidade física fazem de Debast o jogador mais provável a fazer dupla com Morten Hjulmand, no miolo dos leões.
Morita, apesar de poder ser opção, acabou de voltar novamente de lesão, podendo não estar na melhor forma. A utilização do japonês poderá ser reduzida, com alguma limitação de minutos. É pouco provável que seja lançado no onze inicial do Sporting.
Rui Borges vai ainda orientar duas sessões de treino antes do dérbi - quinta e sexta-feira -, podendo ainda mudar de ideias. O que está, no entanto, definido atualmente é que Zeno Debast ocupe um dos lugares no meio-campo, num encontro decisivo para o Sporting.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.