
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Portugal venceu a República Checa, por 2-1, e entrou da melhor forma no Campeonato da Europa. Gonçalo Inácio, central do Sporting, foi suplente, mas Roberto Martínez acabou por lançar o 'camisola 25' de Rúben Amorim, com um resultado desfavorável no marcador, para dar uma maior dinâmica à construção a partir de trás no corredor esquerdo.
Numa primeira parte totalmente dominada por Portugal, foram algumas as oportunidades desperdiçadas pela armada lusa. Rafael Leão teve rasgos individuais, mas acabaram por ser insuficientes perante o bloco baixo do adversário. Cristiano Ronaldo mostrou-se inconformado e esteve nas melhores oportunidades: um passe de calcanhar a lançar Vitinha e um remate de pé esquerdo, já perto dos 45’. Ao intervalo, o marcador registava o nulo.
No segundo tempo, foi praticamente mais do mesmo. Os checos 'estacionaram o autocarro' e foram evitando o golo português. Lukas Provod, médio do Slavia de Praga, acabaria mesmo por gelar a Red Bull Arena, com um remate em jeito de fora de área, não dando qualquer hipótese a Diogo Costa e abrindo o marcador aos 62'. Aos 69', numa infelicidade, Robin Hranac colocou a bola na própria baliza e devolveu a igualdade ao placard. Quando tudo parecia perdido, Francisco Conceição fez o golo da vitória, já depois dos 90 minutos.
Com esta vitória - Portugal estreia-se no Campeonato da Europa com um triunfo bastante suado, num jogo em que Cristiano Ronaldo e companhia tiveram oportunidades suficientes para chegar a números de goleada. Desta forma, a equipa das quinas lidera o grupo, com três pontos, em igualdade pontual com a Turquia, que bateu a Geórgia, por 3-1.
Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. Os comandados de Roberto Martínez enfrentam as turcos, que entraram na prova com o pé direito. O duelo está marcado para o próximo sábado, dia 22 de junho e tem pontapé de saída agendado para as 17h00, no Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund.
Emblema do Rio de Janeiro venceu clube equatoriano na Libertadores, numa partida em que triunfo era necessário para continuar em prova
|
O Flamengo venceu a LDU Quito, por 2-0, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Libertadores. Gonzalo Plata, avançado que passou pelo Sporting, continua fora dos convocados de Filipe Luís, visto estar a trabalhar para recuperar de uma lesão.
Com necessidade de conquistar um triunfo, para não ser eliminado da competição, o mengão adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos de jogo, com golo de Léo Ortiz, a passe de Luiz Araújo. Ao intervalo, os brasileiros venciam os equatorianos, por 1-0.
A abrir o segundo tempo, o Flamengo continuou a carregar e, depois de assistir o primeiro golo, Luiz Araújo fez o 2-0 aos 54'. A partir daí, a LDU Quito tomou iniciativa do encontro, mas sem conseguir ameaçar a baliza de Agustín Rossi. O resultado não mais se alterou.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, com Ruben Amorim no coando do Sporting. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2025, o jogador soma dois golo e três assistências, em 17 partidas, sendo baixa em várias partidas.
Falta de tempo de utilização não afeta decisão da SAD verde e branca, que tenciona prolongar vínculo de atleta importante no plantel
|
O Sporting quer renovar contrato com Nuno Santos. O 'camisola 11' é um dos jogadores mais importantes e experientes do plantel verde e branco e, como recompensa, a SAD liderada por Frederico Varandas irá premiar o desempenho do ala canhoto.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Nuno Santos irá reunir com os responsáveis do Sporting, no final da temporada, para decidir o futuro. Para já, o cenário em cima da mesa é o da renovação contratual, visto que a ligação do jogador termina em 2027.
Além do que oferece à equipa, Nuno Santos é voz ativa do balneário e a determinação em ultrapassar a grave lesão - a terceira na carreira - ajudou a Direção leonina a tomar uma decisão sobre a continuação do esquerdino, que não esconde estar muito feliz em Alvalade.
"Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei… Fico muito feliz de estar neste grande Clube e de ter ganho o que já ganhámos. Dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Entre outras coisas perdidas e que na final podíamos ter ganho, mas a vida é assim", disse, recentemente, no Podcast Entrelinhas.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Jogador muito importante da equipa verde e branca sofreu novo problema físico e não será opção para a última jornada do campeonato
|
Rafael Nel é um dos jogadores em destaque na campanha que o Sporting B está a realizar na Liga 3. Autor dos dois golos que valeram a vitória na deslocação a Fafe (2-1), no passado sábado, o avançado de 20 anos lesionou-se e não será opção para o treinador João Gião na receção ao Amarante, jogo no qual a formação B leonina pode carimbar a subida à Segunda Liga.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Rafael Nel sofreu uma lesão muscular, na sequência dos festejos do segundo golo da vitória diante do Fafe. O remate certeiro que garantiu os três pontos ao Sporting B foi marcado aos 90+11 minutos, num dos últimos lances da partida, e motivou festejos muito efusivos da equipa verde e branca.
Na presente temporada, Rafael Nel tem sido afetado por problemas físicos. O internacional sub-20 português esteve fora dos relvados entre início de setembro e final de dezembro, também devido a uma lesão muscular. No total, o jovem atacante soma 15 jogos ao serviço do Sporting B, nos quais assinou seis golos e uma assistência.
Vale lembrar que o Sporting B esteve muito tempo em desvantagem no marcador, no encontro diante do Fafe, e alcançou a reviravolta já na reta final do desafio. Aos 32 minutos, Picas adiantou a equipa da casa e, aos 82’ e 90+11’, Rafael Nel marcou os golos dos verdes e brancos.
À entrada para a 14.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, o Sporting B está no segundo lugar da classificação, com 23 pontos. Este sábado, a partir das 15h, a formação secundária verde e branca defronta o Amarante, no Estádio Aurélio Pereira. Em caso de vitória, os leões celebram a subida à Segunda Liga, prova que já não disputam desde a temporada 2017/18.