
Futebol
Árbitro escolhido para o Sporting - Moreirense expulsou Diomande em jogo de má memória para os leões
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Esta sexta-feira, dia 15 de novembro, realizou-se a 42.ª gala dos Rugidos de Leão, e uma das figuras da noite foi Gonçalo Inácio. O central do Sporting acabou por receber o prémio de melhor jogador da temporada, mas apenas porque Viktor Gyokeres, o verdadeiro vencedor do troféu, não pôde estar presente, devido a compromissos com a sua seleção.
Desafiado pelos colegas Jeremiah St. Juste, Ricardo Esgaio e Diego Callai a fazer o famoso gesto da máscara, o central recusou, mas a situação gerou gargalhadas entre todos, incluindo o próprio defesa de 23 anos. No palco, agradeceu em nome do nórdico perante mais de 1.500 Sportinguistas.
A ausência de Gyokeres não foi a única a ser sentida. Rúben Amorim, eleito treinador do ano, também não pôde marcar presença, já que estava em Inglaterra para a sua primeira entrevista como técnico do Manchester United. Contudo, a sua filosofia de partilha de sucessos com a equipa técnica foi honrada. Tiago Ferreira e Gonçalo Álvaro, subiram ao palco para receber o galardão, mantendo a tradição de união que o treinador de 39 anos sempre promoveu.
Mesmo sem a presença física do novo treinador dos red devils o espírito de Rúben Amorim esteve bem patente. O treinador fez questão, como sempre, de dar mérito aos seus colaboradores diretos, uma prática que já se tornou uma assinatura sua, frequentemente ilustrada com fotos de grupo.
Outro momento marcante da noite foi a homenagem a Manuel Fernandes, lenda do Sporting que faleceu em junho. Logo na abertura da cerimónia, foi exibido um vídeo de tributo que emocionou todos os presentes. A ovação foi sentida e merecida, com memórias do antigo avançado a serem recordadas. A presença do filho, Tiago Fernandes, era esperada, mas acabou por não se concretizar; no entanto, Tiago enviou uma mensagem de agradecimento.
Guardião não tem tido época desportiva nada feliz e tem futuro indefinido; SAD já prepara futuro do futebolista na próxima janela de verão
|
Vladan Kovacevic tem tido uma temporada nada feliz tanto no Sporting como no Légia de Varsóvia. O jogador foi cedido no último mercado de verão e, além de já ter perdido a titularidade, sabe que não vai ficar no emblema polaco na próxima época, tal como avançado pelo nosso Jornal (Recorde AQUI).
O diário desportivo 'Record 'confirma', esta quarta-feira, dia 16 de abril, o que o Leonino já havia adiantado no mês passado. O clube orientado por Gonçalo Feio não tem intenções de contar com o guardião na próxima temporada desportiva de 2025/26, pelo que o jogador irá regressar a Alvalade.
O futebolista bósnio até começou por assumir a titularidade na baliza da equipa polaca nos primeiros sete jogos, após a sua chegada. No entanto, as prestações do mesmo deixaram a desejar e o guarda-redes passou à condição de suplente nos seis encontros seguintes.
Assim, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, deverá querer procurar uma solução para o jogador, apenas um ano depois da sua chegada a Portugal. Ainda não é claro que se o futuro passará pela cedência ou transferência em definitivo, mas os leões já estão atentos às oportunidades que possam surgir no mercado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Compatriota do capitão do Clube de Alvalade diz que futebolista tem surpreendido nos últimos meses e aponta Premier League como destino ideal
|
Niklas Bendtner, glória da seleção dinamarquesa, deixou elogios a Morten Hjulmand, capitão do Sporting - que só vai vender o jogador pela cláusula - considerando que o comandado de Rui Borges está preparado para jogar numa das melhores ligas europeias, referindo Newcastle ou Aston Villa como clubes ideais.
"Ele, de facto, conseguiu impressionar-me"
"Tenho de dizer que não sabia muito sobre o Hjulmand até há poucos anos e ele de facto conseguiu impressionar-me. Não só na seleção mas também no Sporting onde é o capitão e isso diz alguma coisa", afirmou ao portal 'Indkast'. "Da forma como ele joga e com a mentalidade competitiva que tem pode jogar em Inglaterra ou Espanha e nos grandes clubes, creio que não há dúvidas sobre isso."
Nicklas Bendtner diz que o compatriota vai rumar a um clube que lhe permita jogar ao mais alto nível: "Ele não quer ir para qualquer sítio que não lhe permita ganhar títulos, vai querer equipas que lhe permitam vencer. Sinto que ele é tão bom que se vai conseguir adaptar à Premier League ou a La Liga".
"São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas"
O antigo jogador falou sobre um possível ingresso na Premier League: "Ia-se adaptar perfeitamente a esse meio-campo do Newcastle que tem uma dinâmica insana com três jogadores, mas também sinto que pode evoluir no Aston Villa. São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas", completou.
Na presente temporada, 2024/25, o médio - avaliado em 45 milhões de euros - soma 41 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.402 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Encontro marcado para dia 25 de maio pode não ser disputada no Estádio Nacional se duelo decisivo colocar frente a frente leões e águias
|
A final da Taça de Portugal poderá não ser jogada no habitual Estádio do Jamor, caso o derradeiro encontro da prova rainha do futebol português coloque frente a frente as equipas do Sporting, de Rui Borges, e a formação do Benfica, orientada por Bruno Lage.
O podcast 'Fora de Jogo' adianta, esta quarta-feira, dia 16 de abril, que, se Clube de Alvalade e encarnados chegarem à final, a mesma deverá ser disputada no Estádio do Algarve, no dia 25 de maio. A principal razão com a possível alteração prende-se com "o elevado grau de insegurança" do Estádio Nacional.
De recordar que Sporting e Benfica não se encontram na final da Taça de Portugal há quase 30 anos desde o fatídico episódio do ´Very Light´, que vitimou um adepto leonino, a 18 de maio de 1996. Hugo Inácio, adepto do Benfica, atirou um very-light para a bancada sul do estádio e atingiu mortalmente Rui Mendes, adepto de 36 anos do Sporting, episódio que as águias continuam a relembrar e a 'celebrar' em duelos frente ao Sporting.
O homem responsável pela tragédia acabaria, em 1998, por ser condenado a quatro anos de prisão. Fugiu da mesma em 2000 e só voltou a ser capturado em 2011. Atualmente com mais de 44 anos, Hugo Inácio voltou a ser condenado em 2016 a três anos de prisão e proibição de entrar em recintos desportivos durante sete anos, por posse de material pirotécnico.
Certo é que, na primeira mão das meias-finais da presente edição, o Sporting está em vantagem na eliminatória, depois de ter batido o Rio Ave por 2-0, no Estádio José Alvalade. Já a turma encarnada também está perto de marcar encontro na final, após goleada sobre o Tirsense (5-0), em Barcelos.
Veja a publicação em causa: