Modalidades
Atenção, Sporting! Ala internacional não aceita renovação e prepara adeus
15 Mai 2026 | 14:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
29 Set 2022 | 00:57 |
O processo de renovação de Erick Mendonça não está fácil (Saiba mais AQUI). O Sporting até já dobrou a proposta, mas não há, ainda, fumo branco à vista (Saiba mais AQUI). O internacional português é agenciado pela ‘Five Company’, que gere também as carreiras de nomes como Pany Varela, Zicky e dos irmãos Paçó.
Ao que o nosso jornal apurou, as negociações não arrancaram da melhor maneira, o que terá ‘obrigado’ à intervenção de Varandas (Saiba mais AQUI). É que, caso os leões entrem em ‘guerra’ com a ‘Five Company’, podem arriscar-se a perder jogadores fundamentais na manobra de Nuno Dias. Para lá de Pany, Zicky e dos irmãos Paçó, Gabriel Napoli é agente de Cavinato, Pauleta (este também em final de contrato), Hugo Neves e Tiago Macedo.
Segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, na passada terça-feira, Gabriel Napoli esteve reunido, em Alvalade, com alguns dos seus agenciados.
Ao serviço do Sporting, Erick Mendonça, de 27 anos, leva 161 jogos, 53 golos marcados e 14 títulos conquistados: duas UEFA Futsal Champions League (2018/19 e 2020/21), dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2021/22), três Taças de Portugal (2018/19, 2019/20, 2021/22), cinco Supertaças (2014, 2018, 2019, 2021 e 2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do jogador do Clube de Alvalade, comentador elogiou percurso do mesmo
23 Mai 2026 | 10:37 |
João Matos continua a receber várias homenagens após anunciar o final da carreira e uma das mais recentes surgiu pela voz de Bernardo Ribeiro, que deixou palavras elogiosas ao histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, destacando o impacto que teve ao longo dos anos na modalidade.
Numa mensagem curta, mas carregada de reconhecimento pela carreira do internacional português, o diretor do jornal 'Record' considerou ainda que o fixo leonino representa um verdadeiro exemplo dentro, tanto pelo percurso construído como pela forma como sempre defendeu o Clube.
B. Ribeiro: "João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais"
"João Matos diz adeus. Eis um grande campeão pelo Sporting. Merece admiração dos seus e respeito dos rivais", escreveu no diário desportivo, numa frase que resume o reconhecimento generalizado em torno de João Matos, uma das figuras mais marcantes da modalidade em Portugal.
O adeus ao jogador foi feito pelo Sporting através das redes sociais, acompanhado por um vídeo de homenagem ao capitão leonino. Na mensagem divulgada pelo Clube pode ler-se: "Uma vida inteira de Leão ao peito", numa despedida emotiva.
Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.
Capitão da equipa de futsal do Clube de Alvalade transmitiu a todos os Sócios e adeptos a decisão, que se dará no final da temporada desportiva
22 Mai 2026 | 19:49 |
João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional. A decisão foi oficializada esta sexta-feira e marca o fim de uma ligação de mais de duas décadas ao emblema leonino.
Formado em Alvalade, João Matos estreou-se pela equipa principal em novembro de 2005 e rapidamente se afirmou como uma das figuras mais importantes do balneário verde e branco. Ao longo dos anos tornou-se capitão, líder e símbolo de uma das eras mais dominadoras da história do futsal português, sempre sob orientação de Nuno Dias.
O palmarés construído pelo internacional português é impressionante. Ao serviço do Sporting conquistou 12 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, seis Taças da Liga, nove Supertaças e ainda três UEFA Futsal Champions League, assumindo-se como uma das maiores referências da modalidade em Portugal.
Também pela Seleção Nacional de Portugal teve papel determinante no ciclo mais vitorioso do futsal português. João Matos integrou as equipas que conquistaram dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo, ajudando a elevar Portugal ao topo da modalidade.
Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.
Confira o vídeo:
Estrutura do Clube de Alvalade está ciente do futuro do jogador e já começou à procura do seu substituto para ocupar a vaga no plantel
16 Mai 2026 | 03:00 |
Pauleta vai deixar o Sporting para rumar a Itália, sabe o Leonino. A saída do internacional português da equipa de futsal dos leões na presente temporada desportiva é praticamente garantida, mas o destino pode ter alterado recentemente.
O ala que termina contrato com o Clube de Alvalade esta época chegou a ter em mãos uma proposta considerada bastante aliciante do Ukhta, da Rússia, e terá estado muito perto de aceitar a mesma. No entanto, um emblema italiano entrou em equação e acaba por facilitar a escolha do jogador.
Aos 32 anos, Pauleta prepara-se para encerrar uma ligação muito marcante com o Sporting, onde chegou em 2019 e construiu um palmarés impressionante. Ao serviço dos leões conquistou quatro campeonatos nacionais, quatro Taças da Liga, três Taças de Portugal, três Supertaças e, claro, a UEFA Futsal Champions League 2021 e agora em 2026, dois dos pontos altos da história recente do Clube.
Enquanto isso, vale lembrar que o Sporting já procura um substituto e tem referenciado o nome de Wedson Felipe Lopes dos Santos, conhecido no futsal como Chape. O brasileiro, de 26 anos, surge como uma das principais hipóteses para reforçar o plantel orientado por Nuno Dias.
No que a Pauleta continua a dizer respeito, este está agora focado na fase final que tem por disputar pelo Sporting e tentar a conquista do Campeonato Nacional. Depois da conquista da Champions, os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, 16 de maio, diante do Torreense, para o jogo 1 dos quartos de final do play-off.