![Goleada histórica dos Cinco violinos, com manita de Peyroteo, deu título do 'pirolito'](/storage/media-items/images/2025/02/cinco-violinos-sporting_20250213053230.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Há exatamente 13 anos, a 13 de fevereiro de 2012, Ricardo Sá Pinto foi anunciado como novo treinador do Sporting, sucedendo a Domingos Paciência, que acabou despedido após um desaire, por 2-0, diante do Marítimo. A troca surgiu após uma sequência de maus resultados que precipitaram a saída do técnico contratado no início da temporada.
Num primeiro momento, os resultados acabaram por melhorar, com o Sporting a somar seis vitórias nos 10 primeiros encontros de Ricardo Sá Pinto como técnico dos leões. Nesta dezena de partidas, destaque para os embates diante do Manchester City, nos oitavos-de-final da então Taça UEFA.
Na primeira mão, no Estádio José Alvalade, e apesar das piores previsões, o Sporting levou de vençida o gigante inglês, por 1-0, com golo de Xandão, de calcanhar. Na segunda volta, os verdes e brancos perderam, por 3-2, mas seguiram em frente, dado que marcaram dois golos fora de portas. Os tentos verdes e brancos foram apontados por Ricky van Wolfswinkel e Matías Fernández. Na retina dos adeptos leoninos, ficará a defesa de Rui Patrício, num dos últimos lances do encontro.
A caminhada europeia da turma de Ricardo Sá Pinto haveria de terminar nas meias-finais, frente ao Athletic Bilbao. Após uma reviravolta em Alvalade (2-1), com golos de Emiliano Insúa e Diego Capel , o Sporting perdeu por 3-1, em Espanha e despediu-se da Liga Europa, num final da temporada que haveria de ser trágico.
No Campeonato Nacional, o Sporting terminou no quarto lugar, com 59 pontos em 30 encontros (18 vitórias, cinco empates e sete derrotas), atrás do Braga (62), Benfica (69) e Porto (72).Na final da Taça de Portugal, os leões mediram forças com a Académica e, apesar do favoritismo, acabaram derrotados, por 1-0, com golo de Marinho. Nos estudantes, atuavam nomes como Cédric Soares ou Adrien Silva.
Na temporada seguinte, Ricardo Sá Pinto liderou os destinos dos verdes e brancos apenas em nove encontros, dado que registou apenas duas vitórias, tendo, ainda, cinco empates e dois desaires. O jogo que ditou o despedimento do antigo futebolista do Clube de Alvalade aconteceu frente ao Videoton, com um desaire, por 3-0, na Hungria.
Apesar de não ter tido sucesso como treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto ficará para sempre no coração dos adeptos leoninos. Como jogador, o antigo internacional português envergou a Listada verde e branca em 228 ocasiões, tendo marcado 50 golos, feito 26 assistências e conquistado seis títulos, entre os quais um Campeonato Nacional (2001/02), três Supertaças Cândido de Oliveira (1995, 2000, 2002) e duas Taças de Portugal (1994/95, 2001/02).
Internacional japonês vem sendo muito fustigado por problemas físicos e saiu com muitas queixas do duelo diante do Borussia Dortmund
|
Hidemasa Morita é baixa por tempo indeterminado. O internacional japonês foi ausência do treino desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro e faz soar os alarmes junto dos responsáveis do Sporting, que veem o médio, muito importante no plantel de Rui Borges, voltar a parar devido a problemas musculares.
Recém regressado de lesão, o 'camisola 5' vinha sendo lançado aos poucos pelo treinador dos leões. O mesmo aconteceu na partida diante do Borussia Dortmund, com o japonês a render João Simões, aos 62'. No entanto, os problemas musculares voltaram a 'bater à porta' do jogador, que está agora às ordens do departamento médico dos leões.
A par de Geny Catamo, Nuno Santos e Pedro Gonçalves também foram ausências, como vem sendo habitual há vários meses. Viktor Gyokeres estará disponível - apesar da limitação de minutos - e, ao que tudo indica, deve regressar ao onze inicial dos verdes e brancos, algo que não acontece desde dia 25 de janeiro, na receção ao Nacional.
O Sporting volta a treinar na sexta-feira, 13 de fevereiro, na parte da manhã. A sessão de trabalhos realiza-se em Alcochete, na Academia Cristiano Ronaldo e o técnico verde e branco irá fazer a habitual conferência de antevisão ao duelo, pelas 12h30, no Auditório Artur Agostinho.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, tem novidades sobre dupla que vem sendo imprescindível no sucesso recente dos leões
|
Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand estão de regresso ao onze titular do Sporting. Após uma jornada europeia em que a dupla não foi utilizada - ainda que por diferentes motivos - Rui Borges vai poder contar com o central e o médio na receção dos leões à formação do Arouca.
Inácio falhou a partida com o Dortmund, devido a alguma fadiga muscular. Apesar de ter sido convocado, o 'camisola 25' não saiu do banco de suplentes, de modo a evitar ser exposto à probabilidade de contrair problemas de gravidade elevada que fizessem o internacional português ficar riscado do lote de disponíveis.
Já Morten Hjulmand assistiu ao duelo da Liga dos Campeões nos camarotes do Estádio José Alvalade. O cartão amarelo visto pelo capitão leonino na receção ao Bolonha excluiu o jogador do encontro com os alemães, uma vez que estava em risco, depois de já ter sido admoestado em duas ocasiões anteriores (Club Brugge e Manchester City).
Com Matheus Reis e Ousmane Diomande fora das opções, depois de terem sido expulsos frente ao Porto, Inácio será o patrão da defesa verde e branca. Por sua vez, Hjulmand regressa à sua posição natural devendo, ao que tudo indica, fazer dupla no meio-campo do Sporting com João Simões, que tem elevado o nível das suas exibições.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Juiz da Associação de Futebol de Lisboa já sabe o que o espera e verdes e brancos aguardam desfecho após jornada polémica na visita ao Dragão
|
Miguel Nogueira foi o árbitro eleito para a receção do Sporting ao Arouca, na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões aguardam uma exibição competente, após o descalabro da jornada anterior, em que João Pinheiro beneficiou o Porto num Clássico que acabou empatado (1-1).
O juiz da Associação de Futebol de Lisboa foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Paulo Brás e Nuno Pires como assistentes. Já o quatro árbitro será José Rodrigues, enquanto que o VAR contará com o contributo de Fábio Melo, que será apoiado por Sérgio Jesus, AVAR da partida entre leões e a turma beirã.
Miguel Nogueira traz boas memórias aos adeptos do Sporting, depois de, na jornada anterior, os verdes e brancos apresentarem motivos de queixa da prestação de João Pinheiro no Clássico frente ao Porto. O juiz responsável pelo próximo encontro arbitrou os leões em três ocasiões, que terminaram com vitória do Clube de Alvalade - Casa Pia (2-0), Rio Ave (2-0) e Gil Vicente (4-1).
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade, neste que é o regresso ao campeonato nacional, após o duelo diante do Dortmund, para a Liga dos Campeões.
De momento, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic - veja a classificação detalhada - com 51 pontos conquistados ao longo das 21 jornadas já disputadas. Benfica (47) e Porto (43) fecham o pódio. O Braga ocupa a quarta posição, a última de acesso às competições europeias, apesar de ter os mesmos pontos que os azuis e brancos.