
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 13 de fevereiro de 2012, ou seja, há exatamente 13 anos, Domingos Paciência - que recentemente disse acreditar na saída de estrela dos leões - foi despedido de treinador do Sporting. A decisão da Direção leonina, na altura presidida por Godinho Lopes, surgiu na sequência dos maus resultados da equipa, que, à 18.ª jornada da Liga ZON Sagres ocupava o quinto lugar, com 32 pontos, a 16 do líder, Benfica (48).
O despedimento de Domingos Paciência aconteceu após a derrota, por 2-0, na deslocação ao reduto do Marítimo. Nessa partida, o técnico fez alinhar Rui Patrício, Santiago Arias, Bruno Pereirinha, Oguchi Onyewu, Xandão, Emiliano Insúa, Fito Rinaudo, Matías Fernández, Elias, André Carrillo e Ricky van Wolfswinkel. No decorrer da partida, Stijn Schaars (46'), Marat Izmailov (46') e Sebastián Ribas (62') foram a jogo, mas não conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos.
Ao minuto 21, Selim Benachour inaugurou o marcador no Estádio dos Barreiros, num lance em que Rui Patrício fica muito mal na fotografia. No segundo tempo, aos 60 minutos, Danilo Dias teve via aberta para dilatar a vantagem da turma então orientada por Pedro Martins, naquele que viria a ser o último jogo de Domingos Paciência enquanto técnico do Sporting.
Na chegada à Madeira, ainda antes da partida, Godinho Lopes havia segurado Domingos Paciência como técnico do Sporting: "A saída é uma questão que não faz sentido. Os resultados do Clube não satisfazem, mas a equipa técnica que dirige o Sporting é outra coisa. Há ainda um longo caminho a percorrer". A verdade é que, dois dias depois da derrota frente ao Marítimo, o técnico português viria mesmo a abandonar Alvalade.
Em comunicado, a SAD leonina agradeceu o empenho e profissionalismo de Domingos Paciência durante o seu tempo ao serviço do Clube e desejou-lhe sucesso na sua carreira futura: "Entendeu a Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, rescindir contrato com o seu treinador Domingos Paciência, por entender que quer a eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, quer o 5.º lugar actual na Liga Zon/Sagres, não correspondem aos objectivos propostos para este primeiro ano de mandato".
Domingos Paciência havia sido anunciado como técnico do Sporting no dia 23 de maio de 2011 e o seu trajeto no Clube de Alvalade foi marcado por altos e baixos. Após um começo de temporada algo complicado - em que, nos primeiros cinco jogos, registou três empates, uma derrota e uma vitória -, os leões arrancaram para uma série de 10 triunfos consecutivos. Contudo, os verdes e brancos haveriam de cair numa crise de maus resultados que resultou no despedimento do técnico.
Ao todo, enquanto técnico do Sporting, Domingos Paciência realizou 35 encontros, tendo vencido 19, empatado sete e perdido nove. Numa entrevista recente em que abordou a passagem pelos leões, o antigo internacional português comentou o seu processo de despedimento: "Passados dois anos, agradou-me o facto de algumas pessoas terem mostrado arrependimento pela decisão tomada. O reconhecimento do erro revela que as coisas não melhoraram quando eu saí".
Confira o resumo do encontro entre Marítimo e Sporting, que ditou o despedimento de Domingos Paciência:
Guardião termina, assim, uma ligação de oito anos ao emblema verde e branco, onde chegou na temporada desportiva de 2017/18
|
Agora sim, é oficial. Diogo Pinto é reforço do Estrela da Amadora. Através das redes sociais, os tricolores confirmaram, esta terça-feira, dia 24 de junho, a chegada do jovem guarda-redes de 21 anos, que deixa o Sporting em definitivo e prossegue carreira na Liga.
Ao todo, realizou três jogos pela equipa principal dos leões, tendo inclusive sido titular na Taça de Portugal de 2023/24, quando o Sporting saiu derrotado diante do Porto, no Jamor (2-1, após prolongamento). Na última época, Diogo Pinto foi utilizado em cinco encontros da equipa B, tendo feito parte do plantel principal às ordens de Rui Borges.
Diogo Pinto será assim uma das caras novas do conjunto orientado por José Faria, tendo assinado um contrato válido até 2028. Além dos mais, os dois clubes vão dividir o passe do jogador - um modelo cada vez mais utilizado pelos grandes portugueses - com os leões a receber ainda uma compensação financeira pelo atleta.
Antes da oficialização do negócio entre Sporting e Estrela da Amadora, o guardião, que esteve recentemente no Campeonato da Europa de Sub-21, colocou uma mensagem nas redes sociais, agradecendo aos leões pela longa passagem que teve no Clube de Alvalade.
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", disse antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic (Recorde AQUI).
Veja a publicação do Estrela da Amadora:
Nova aquisição do emblema verde e branco não esconde a ambição que o levou a assinar pelos leões e já aponta ao tricampeonato nacional
|
Giorgi Kochorashvili terminou a temporada em grande ao serviço do Levante, conseguindo o título de campeão da segunda divisão espanhola. O médio georgiano disse adeus de forma emocionada ao emblema do país vizinho e está ansioso pela estreia na equipa A, de Rui Borges.
Giorgi Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente em Alvalade"
"Levante significa família. Agora tenho de deixar a minha família para alcançar os meus objetivos e os meus sonhos, mas sinto que é o mesmo que quando deixei a Geórgia. Estou a deixar a minha casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande clube, com adeptos incríveis. Vi os últimos jogos da minha nova equipa e gostei muito. Agora quero sentir o ambiente em Alvalade", admitiu, em entrevista ao 'Superdeporte'.
O atleta reconhece que Cristiano Ronaldo é o seu ídolo de infância: "Quando era miúdo, sabia de onde vinham os grandes jogadores, incluindo Cristiano Ronaldo. Quando era miúdo, ele era o meu ídolo. Lembro-me que em 2012 ele veio à cidade desportiva de Tbilisi e a nossa reação foi inacreditável. Além disso, 12 anos mais tarde, joguei contra ele no Euro e ganhámos 2-0 a Portugal".
Giorgi Kochorashvili: "Quero que o Sporting continue a ser campeão"
O georgiano não esconde a ambição e já aponta ao tricampeonato. "Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que estão a fazer e, para mim, o objetivo será ajudar e contribuir para isso. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é dar o meu contributo no que for possível. Há muitos jogadores que são referências a nível europeu. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas, mas não pode faltar disciplina, trabalho e paixão".
A polivalência do atleta será aproveitada por Rui Borges, visto que pode atuar como trinco ou numa posição mais adiantada do meio campo. No setor intermédio, o treinador leonino também deverá continuar a contar com Morten Hjulmand, uma das peças-chave da equipa na conquista do bicampeonato e que vive dias felizes fora das quatro linhas.
Com movimentações de mercado ao rubro, clube encarnado afasta-se de jogador que fez parte da lista de preferidos de Varandas
|
O Benfica perdeu o interesse por Thiago Almada, médio que fez parte da lista de potenciais transferências do Sporting em 2022. O recuar dos encarnados no negócio surge numa altura em que John Textor, detentor do Lyon já tinha afirmado não vender o jogador.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.
John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".