
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No dia 13 de fevereiro de 2012, ou seja, há exatamente 13 anos, Domingos Paciência - que recentemente disse acreditar na saída de estrela dos leões - foi despedido de treinador do Sporting. A decisão da Direção leonina, na altura presidida por Godinho Lopes, surgiu na sequência dos maus resultados da equipa, que, à 18.ª jornada da Liga ZON Sagres ocupava o quinto lugar, com 32 pontos, a 16 do líder, Benfica (48).
O despedimento de Domingos Paciência aconteceu após a derrota, por 2-0, na deslocação ao reduto do Marítimo. Nessa partida, o técnico fez alinhar Rui Patrício, Santiago Arias, Bruno Pereirinha, Oguchi Onyewu, Xandão, Emiliano Insúa, Fito Rinaudo, Matías Fernández, Elias, André Carrillo e Ricky van Wolfswinkel. No decorrer da partida, Stijn Schaars (46'), Marat Izmailov (46') e Sebastián Ribas (62') foram a jogo, mas não conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos.
Ao minuto 21, Selim Benachour inaugurou o marcador no Estádio dos Barreiros, num lance em que Rui Patrício fica muito mal na fotografia. No segundo tempo, aos 60 minutos, Danilo Dias teve via aberta para dilatar a vantagem da turma então orientada por Pedro Martins, naquele que viria a ser o último jogo de Domingos Paciência enquanto técnico do Sporting.
Na chegada à Madeira, ainda antes da partida, Godinho Lopes havia segurado Domingos Paciência como técnico do Sporting: "A saída é uma questão que não faz sentido. Os resultados do Clube não satisfazem, mas a equipa técnica que dirige o Sporting é outra coisa. Há ainda um longo caminho a percorrer". A verdade é que, dois dias depois da derrota frente ao Marítimo, o técnico português viria mesmo a abandonar Alvalade.
Em comunicado, a SAD leonina agradeceu o empenho e profissionalismo de Domingos Paciência durante o seu tempo ao serviço do Clube e desejou-lhe sucesso na sua carreira futura: "Entendeu a Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, rescindir contrato com o seu treinador Domingos Paciência, por entender que quer a eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, quer o 5.º lugar actual na Liga Zon/Sagres, não correspondem aos objectivos propostos para este primeiro ano de mandato".
Domingos Paciência havia sido anunciado como técnico do Sporting no dia 23 de maio de 2011 e o seu trajeto no Clube de Alvalade foi marcado por altos e baixos. Após um começo de temporada algo complicado - em que, nos primeiros cinco jogos, registou três empates, uma derrota e uma vitória -, os leões arrancaram para uma série de 10 triunfos consecutivos. Contudo, os verdes e brancos haveriam de cair numa crise de maus resultados que resultou no despedimento do técnico.
Ao todo, enquanto técnico do Sporting, Domingos Paciência realizou 35 encontros, tendo vencido 19, empatado sete e perdido nove. Numa entrevista recente em que abordou a passagem pelos leões, o antigo internacional português comentou o seu processo de despedimento: "Passados dois anos, agradou-me o facto de algumas pessoas terem mostrado arrependimento pela decisão tomada. O reconhecimento do erro revela que as coisas não melhoraram quando eu saí".
Confira o resumo do encontro entre Marítimo e Sporting, que ditou o despedimento de Domingos Paciência:
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jogo entre Benfica e Arouca fica marcado por lance caricato que envolveu jogador da equipa encarnada; Lance não mereceu admoestação por parte do árbitro
|
Ángel Di María voltou a ser protagonista pelos piores motivos. No jogo entre Benfica e Arouca, da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador argentino mostrou novamente que tem queda para a coisa e simulou uma grande penalidade, à passagem dos 75 minutos.
Com o marcador em 1-1, o pupilo de Bruno Lage tentou 'cavar' um penálti depois de um lance com Amadou Danté. No entanto, o defesa maliano da turma orientada por Vasco Seabra nem sequer toca no adversário, pelo que o próprio extremo encarnado deveria ter visto o quinto cartão amarelo e falharia o próximo encontro na casa do Vitória de Guimarães.
Certo é que o Benfica viria a marcar o 2-1 minutos depois por Vangelis Pavlidis (80'). No entanto, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.
O duelo ficou ainda marcado por um momento lamentável dos adeptos do Benfica em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio não foi respeitado no reduto dos encarnados (Recorde AQUI). Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão novamente na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 60 pontos. O Porto é quarto classificado com 59 pontos somados.
Veja a simulação de Ángel Di María:
Atual treinador do Lusitano de Évora recorda que pupilo de Rui Borges chegou a fazer testes no emblema azul e branco, mas acabou por não ficar
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Álvaro Pacheco encantado com goleador que pode reforçar Sporting: "Está preparado para dar o salto"