Futebol
Supercomputador revela probabilidade do Sporting ganhar a Liga dos Campeões
16 Fev 2026 | 17:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Fev 2025 | 10:41 |
No dia 13 de fevereiro de 2012, ou seja, há exatamente 13 anos, Domingos Paciência - que recentemente disse acreditar na saída de estrela dos leões - foi despedido de treinador do Sporting. A decisão da Direção leonina, na altura presidida por Godinho Lopes, surgiu na sequência dos maus resultados da equipa, que, à 18.ª jornada da Liga ZON Sagres ocupava o quinto lugar, com 32 pontos, a 16 do líder, Benfica (48).
O despedimento de Domingos Paciência aconteceu após a derrota, por 2-0, na deslocação ao reduto do Marítimo. Nessa partida, o técnico fez alinhar Rui Patrício, Santiago Arias, Bruno Pereirinha, Oguchi Onyewu, Xandão, Emiliano Insúa, Fito Rinaudo, Matías Fernández, Elias, André Carrillo e Ricky van Wolfswinkel. No decorrer da partida, Stijn Schaars (46'), Marat Izmailov (46') e Sebastián Ribas (62') foram a jogo, mas não conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos.
Ao minuto 21, Selim Benachour inaugurou o marcador no Estádio dos Barreiros, num lance em que Rui Patrício fica muito mal na fotografia. No segundo tempo, aos 60 minutos, Danilo Dias teve via aberta para dilatar a vantagem da turma então orientada por Pedro Martins, naquele que viria a ser o último jogo de Domingos Paciência enquanto técnico do Sporting.
Na chegada à Madeira, ainda antes da partida, Godinho Lopes havia segurado Domingos Paciência como técnico do Sporting: "A saída é uma questão que não faz sentido. Os resultados do Clube não satisfazem, mas a equipa técnica que dirige o Sporting é outra coisa. Há ainda um longo caminho a percorrer". A verdade é que, dois dias depois da derrota frente ao Marítimo, o técnico português viria mesmo a abandonar Alvalade.
Em comunicado, a SAD leonina agradeceu o empenho e profissionalismo de Domingos Paciência durante o seu tempo ao serviço do Clube e desejou-lhe sucesso na sua carreira futura: "Entendeu a Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, rescindir contrato com o seu treinador Domingos Paciência, por entender que quer a eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, quer o 5.º lugar actual na Liga Zon/Sagres, não correspondem aos objectivos propostos para este primeiro ano de mandato".
Domingos Paciência havia sido anunciado como técnico do Sporting no dia 23 de maio de 2011 e o seu trajeto no Clube de Alvalade foi marcado por altos e baixos. Após um começo de temporada algo complicado - em que, nos primeiros cinco jogos, registou três empates, uma derrota e uma vitória -, os leões arrancaram para uma série de 10 triunfos consecutivos. Contudo, os verdes e brancos haveriam de cair numa crise de maus resultados que resultou no despedimento do técnico.
Ao todo, enquanto técnico do Sporting, Domingos Paciência realizou 35 encontros, tendo vencido 19, empatado sete e perdido nove. Numa entrevista recente em que abordou a passagem pelos leões, o antigo internacional português comentou o seu processo de despedimento: "Passados dois anos, agradou-me o facto de algumas pessoas terem mostrado arrependimento pela decisão tomada. O reconhecimento do erro revela que as coisas não melhoraram quando eu saí".
Confira o resumo do encontro entre Marítimo e Sporting, que ditou o despedimento de Domingos Paciência:
Rival voltou a apontar baterias aos leões, através da newsletter do clube, a propósito do encontro entre leões e o Famalicão (1-0)
17 Fev 2026 | 10:33 |
O Porto voltou a apontar baterias ao Sporting, através da newsletter Dragões Diário, a propósito do encontro entre os leões e o Famalicão, que terminou com triunfo dos leões por 1-0. No texto, os azuis e brancos falam num adversário “levado ao colo” e “proibido por decreto de perder pontos”, sublinhando ainda “os erros infelizes dos árbitros”, apesar de todos os especialistas em arbitragem terem considerado que o VAR atuou da melhor maneira.
Porto: "Rui Borges aprendeu rápido e lá se socorreu do tablet"
Os dragões escrevem que “continuam à frente de um adversário proibido por decreto de perder pontos” e acrescentam que “a equipa mais beneficiada pelos erros infelizes dos árbitros voltou a ser levada ao colo frente ao Famalicão”. O clube recorda ainda a “expulsão perdoada a Gonçalo Inácio no jogo da primeira volta” e ironiza com Rui Borges, afirmando que o técnico “aprendeu rápido e lá se socorreu do tablet (…) para defender a existência de uma ‘falta clara’ sobre Maxi Araújo”.
O Porto questiona também a intervenção do VAR no lance que culminou com o golo anulado, referindo que “a única razão para haver uma intervenção do VAR no golo limpo dos minhotos poderá estar relacionada com uma famosa queda na área de Morten Hjulmand”. "Parece que alguém manda na arbitragem em Portugal” e fala numa época “marcada por casos infelizes sempre a favor dos mesmos”.
A newsletter prossegue com novas críticas, referindo “mais um lance infeliz a favorecer os mesmos”, num episódio em que “um jogador do Sporting pontapeou violentamente a cabeça de um atleta”. Os dragões defendem que “não fosse a intervenção do Porto, o Conselho de Disciplina preparava-se para fazer vista grossa ao lance”.
Por fim, o texto deixa duras palavras para Frederico Varandas, considerando que “o crime compensa” e falando em “habituais absolvições” do presidente leonino. O Porto acusa ainda o Benfica de integrar uma “Santa Aliança” com o Sporting, criticando o “silêncio cúmplice no outro lado da Segunda Circular, que clama por ainda mais penáltis, nesta Santa Aliança que visa tentar derrubar o Porto de todas as maneiras”.
Num diálogo tornado público recentemente, funcionário do emblema encarnado faz ameaças à integridade física de Gustavo Lourenço
17 Fev 2026 | 09:57 |
A CMTV anunciou que vai avançar com uma queixa-crime contra Gonçalo Guimarães, assessor de imprensa da equipa principal do Benfica. O canal apresentou um áudio de uma situação que decorreu nesta segunda-feira no início de um treino dos encarnados.
No mesmo é possível escutar um diálogo entre o assessor e o jornalista Gustavo Lourenço, que pergunta ao funcionário do clube da Luz se este lhe ia bater outra vez, numa alusão a um episódio de tensão ocorrido aquando da visita dos encarnados aos Açores para o jogo com o Santa Clara.
"Vou as vezes que forem necessárias", respondeu Gonçalo Guimarães, que iniciou funções no emblema encarnado no início desta temporada. Nas redes sociais, André Pinotes Batista, conhecido adepto do Sporting, pede o despedimento do mesmo.
A. Pinotes Batista: "O Benfica que tem, até prova em contrário, zero responsabilidades, não o despedindo passa a cúmplice"
"Gustavo Lourenço jornalista da CMTV já tinha levado uma palmada do assessor Gonçalo Guimarães por pergunta banal a Otamendi. Hoje, qual "capo" disse que lhe batia as vezes que tivesse de bater. O Benfica que tem, até prova em contrário, zero responsabilidades, não o despedindo passa a cúmplice", pode ler-se na rede social 'X'.
Na última semana, Gustavo Lourenço questionou jogadores do Benfica, em espaços públicos, sobre assuntos relacionados com o clube. Um dia antes do jogo frente aos açorianos, Gonçalo Guimarães deu uma chapada na mão do jornalista quando este voltou a questionar um jogador do plantel. Recentemente, Rodrigo Roquette atacou os 'cartilheiros' do clube da Luz
Veja a publicação:
Nas primeiras palavras após o prolongamento do vínculo, futebolista não escondeu a felicidade pela nota etapa na carreira desportiva
17 Fev 2026 | 09:38 |
É oficial. O Sporting anunciou a renovação de Gabriel Silva, jovem avançado de 18 anos que atua na equipa B leonina, até 2030. Nas primeiras palavras após o prolongamento do vínculo, o ponta de lança não escondeu a felicidade
"É incrível e que esperava, até porque deixar este clube é difícil. Desde pequeno que me tem ajudado muito. Tenho melhorado muito como jogador e tenho mais anos para continuar a melhorar e dar tudo por este clube", começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Convidado a lembrar as memórias mais marcantes, o jogador não hesitou: "O meu primeiro contrato, que foi incrível, o Campeonato Nacional de sub-15, as primeiras chamadas para treino e convocatória da equipa principal e a estreia na equipa B".
Gabriel Silva debruçou-se sobre a atual época na Liga 2: "É um nível competitivo mais próximo da equipa principal. Sentimos que é uma dificuldade acima. Temos de melhorar a cada treino para estarmos mais preparados quando chegarmos ao outro lado. É o que está a acontecer. A experiência, saber os truques do jogo, quando acalmar e jogar para a frente e como usar o corpo. Há que aprender com eles e com o tempo".
G. Silva: "Podem contar sempre com o meu esforço e o meu trabalho"
Sobre a sua vez de somar minutos no conjunto liderado de Rui Borges, o avançado assegurou acreditar numa oportunidade: "Temos de trabalhar todos os dias para ficarmos lá e darmos a melhor resposta possível quando formos chamados. Há que esperar a nossa oportunidade e dar o máximo. O futebolista deixou uma mensagem aos adeptos: "Podem contar sempre com o meu esforço e o meu trabalho. Um dia vão falar do Gabriel Silva".
Veja a publicação:
Supercomputador revela probabilidade do Sporting ganhar a Liga dos Campeões
16 Fev 2026 | 17:09
Filho de Francisco Rodrigues dos Santos entrou em campo com craque do Sporting
16 Fev 2026 | 17:11
Tomás da Cunha diz que há dois médios do Sporting que "estão demasiado irregulares"
16 Fev 2026 | 16:28