Futebol
João Simões insatisfeito com postura dos leões no Santa Clara - Sporting: "Não houve..."
19 Dez 2025 | 09:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Nov 2025 | 23:15 |
A Escócia venceu a Dinamarca e garante um dos bilhetes de acesso direto ao Mundial 2026. A seleção escocesa recebeu no Hampden Park, em Glasgow, a congénere dinamarquesa, e venceu por 4-2. Morten Hjulmand, médio do Sporting - que viu o Man United desistir da sua contratação - ficou mal na fotografia nos últimos dois golos dos britânicos.
Foi a equipa da casa quem entrou com tudo na partida. Scott McTominay abriu o marcador, ainda o relógio marcava três minutos, com um remate de bicicleta. A solidez escocesa fez-se sentir até ao início da segunda metade. Altura em que Hojlund assumiu a responsabilidade de cobrar o pontapé dos onze metros e não vacilou.
Quatro minutos após a igualdade, eis que Kristensen viu a segunda cartolina amarela e recebeu ordem de expulsão. Empurrados pela superioridade em campo, à passagem do minuto 78', golo de Shankland. Distração da defensiva forasteira e o avançado do Hearts não se fez de rogado.
Numa altura em que tudo parecia resolvido, eis que, três minutos depois, Patrick Dorgu, assistido por Christensen, rematou para o fundo das redes de Gordon. O relógio de Szymon Marciniak contava 93 minutos quando, numa última réstia de esperança da Escócia, Kieran Tierney rematou em jeito, após mau alívio de Hjulmand, perante a incapacidade de Kasper Schmeichel para alcançar o esférico.
Até ao final dos 90' minutos, e em desespero, a Dinamarca - com menos um - chegou-se à frente e ainda foi a tempo de sofrer um golo do meio-campo de McLean, após passe errado do médio do Sporting, que não escondeu a frustração no final. Com estes resultados, a Escócia garante o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2026 enquanto a Dinamarca terá de disputar o playoff de acesso à competição.
Lance que deu o empate dos verdes e brancos antes de terminar o tempo regulamentar tem estado no centro da polémica, mas especialistas vão contra as críticas
19 Dez 2025 | 10:40 |
A grande penalidade assinada por João Pinheiro por falta sobre Morten Hjulmand no Santa Clara - Sporting tem feito correr muita tinta, sobretudo porque permitiu aos leões seguirem para prolongamento, onde acabaram por vencer os açorianos, por 3-2. No entanto, Jorge Coroado e Fortunato Azevedo estão de acordo com a decisão tomada pela equipa de arbitragem.
"Tiago Duarte, irresponsável, ao saltar com a mão esquerda, deu objetiva palmada no rosto de Hjulmand. Penálti claro, que dispensava tanto tempo de análise", começou por escrever Jorge Coroado, em análise realizada ao jornal O Jogo.
A opinião do antigo árbitro português também vai de encontro à de Fortunato Azevedo, que defende que "Tiago Duarte, ao saltar, faz movimento imprudente com o braço, atingindo a face de Hjulmand. Fata cometida dentro da área, penálti bem assinalado".
Com esta vitória – a 5.ª em 25 encontros na presente temporada –, a turma de Rui Borges terminou a participação na Taça de Portugal, enquanto o Santa Clara vai marcar lugar nos quartos-de-final da prova, onde irá encontrar o AFS, que já havia eliminado o V. Guimarães.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Luís Pinto jogar-se-á às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
Clube de Alvalade venceu o emblema açoriano na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, em partida válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 10:12 |
O Sporting venceu o Santa Clara, por 3-2, na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, e garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Com um final de tempo regulamentar envolto em polémica, Rodrigo Roquette foi contra as críticas e acredita ainda ter faltado uma admoestação.
"Não se percebe a demora para ver uma chapada clara na área sem que a bola estivesse perto. Faltou o amarelo!", comentou o conhecido adepto do Sporting na sua conta da plataforma 'X' (antigo Twitter), não só concordando com a grande penalidade sobre Morten Hjulmand, como criticando o tempo que o VAR e João Pinheiro demoraram a tomar a decisão.
Ainda antes de ter sido dada a grande penalidade, Roquette voltou a lembrar a 'perseguição' ao capitão do Sporting, que recentemente ouviu queixas até de José Mourinho: "Se fosse o Hjulmand a dar a chapada toda a gente diria que é penálti…".
Com esta vitória – a 5.ª em 25 encontros na presente temporada –, a turma de Rui Borges terminou a participação na Taça de Portugal, enquanto o Santa Clara vai marcar lugar nos quartos-de-final da prova, onde irá encontrar o AFS, que já havia eliminado o V. Guimarães.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Luís Pinto jogar-se-á às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
Internacional grego foi o autor do golo que permitiu aos leões vencer o Santa Clara e seguir em frente para os 'quartos' da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:52 |
O Sporting viveu uma noite bastante atribulada nos Açores, frente ao Santa Clara. Saído do banco, acabou por ser Fotis Ioannidis a resolver, já no prolongamento, para os leões seguirem em frente na Taça de Portugal - esta foi mesmo a primeira vez que o internacional grego foi realmente decisivo para a turma de Rui Borges.
Com este golo, Ioannidis chegou ao quinto remate certeiro em apenas 17 partidas disputadas com a Listada verde e branca e, ao que parece, vê na prova rainha a competição certa para brilhar. Já frente ao Paços de Ferreira, o avançado havia marcado no triunfo dos leões após tempo extra, além de ter assinado o seu nome na goleada diante do Alverca, mas desta vez para a Allianz Cup.
Rui Borges decidiu lançar Fotis Ioannidis para o lugar de Alisson Santos à passagem pelo minuto 66 da partida. Desta feita, o grego fez dupla com Luis Suárez na frente de ataque, com o objetivo de colocar os leões na frente do jogo e atingir os quartos-de-final da Taça de Portugal.
O Sporting, por seu turno, precisou de 120 minutos para seguir em frente na prova rainha, algo que já tinha acontecido na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, mas também na época passada. Em dezembro de 2024, igualmente diante do Santa Clara, os leões precisaram de tempo extra para baterem os açorianos, dessa vez por 2-1, em Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 17 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 662 minutos, nos quais já apontou cinco golos e três assistências com a Listada verde e branca.
João Simões insatisfeito com postura dos leões no Santa Clara - Sporting: "Não houve..."
19 Dez 2025 | 09:25
Do penálti à atitude da equipa: Tudo o que disse Rui Borges depois do Santa Clara - Sporting
19 Dez 2025 | 09:07
Exclusivo Leonino: Sporting - Benfica é a última gota para figura-chave dos leões
18 Dez 2025 | 15:21