Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
01 Set 2023 | 16:02 |
O Sporting ficou, esta sexta-feira, 1 de setembro, a conhecer os adversários que terá pela frente na fase de grupos da Liga Europa, com Atalanta (Itália), Sturm Graz (Áustria) e o Raków (Polónia). Na reação ao sorteio, Hugo Viana alertou que não existem grupos fáceis e referiu que o “ideal era chegar à final e ganhar”.
"Os sorteios são sempre difíceis para qualquer equipa. Aparentemente, poderão achar que será um grupo fácil, mas nós não pensamos dessa maneira, porque não há grupos nem equipas fáceis, mas estamos otimistas", alertou Hugo Viana, diretor desportivo do Clube de Alvalade.
"Os objetivos em todas as competições em que o Sporting entra são fazer o melhor que possamos e chegar o mais à frente possível. O ideal era chegar à final e ganhar, mas, tal como tem sido apanágio do nosso treinador, temos de pensar jogo a jogo", finalizou Hugo Viana.
Recorde-se que, ao contrário do que sucede na Liga dos Campeões, na Liga Europa existe uma clara diferença entre terminar o grupo no primeiro ou segundo lugar. A equipa que terminar na liderança segue direta para os oitavos-de-final da prova, enquanto o segundo classificado terá de disputar os 16 avos de final.
Na temporada transata, os leões, vindos da Liga dos Campeões, chegaram aos quartos-de-final da Liga Europa, tendo caído aos pés da Juventus (2-1, no agregado). A turma de Rúben Amorim eliminou o Arsenal (nos oitavos-de-final) e o Midtjylland (nos 16 avos de final).
Iniciativa surge poucos dias antes de Clube apresentar oficialmente a nova imagem institucional, marcada para 1 de julho, data do aniversário
28 Jun 2026 | 14:53 |
A Torcida Verde voltou a manifestar-se sobre a identidade visual do Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas. A claque afixou uma tarja nas imediações do Estádio José Alvalade, defendendo o regresso do antigo símbolo.
Na mensagem, o grupo de adeptos foi direto no pedido: "Queremos o nosso símbolo de volta". A iniciativa surge poucos dias antes de o Sporting apresentar oficialmente a nova imagem institucional, marcada para 1 de julho, data em que o clube celebra o 120.º aniversário.
Além da renovação da identidade visual, os leões deverão também revelar o equipamento principal para a temporada 2026/27. O tema tem gerado bastante expectativa entre os adeptos e deverá ainda ser discutido na próxima Assembleia Geral.
Recentemente, o vice-presidente do Sporting, André Bernardo, já tinha deixado algumas pistas sobre o novo emblema: "Terá um fundo verde, o leão e um escudo, bem como a sigla SCP", afirmou o dirigente, garantindo que esses elementos continuarão presentes na nova identidade.
A Torcida Verde tem defendido de forma consistente o regresso do símbolo utilizado entre 1945 e 2001, considerado por muitos adeptos como um dos mais emblemáticos da história do Sporting. Com a apresentação marcada para breve, o Clube prepara-se para revelar o sexto emblema da sua história.
Veja a publicação:
Conheça quais as divergências atuais entre os grupos organizados de adeptos e a Direção dos verdes e brancos quanto à nova tentativa de protocolo
26 Jun 2026 | 15:54 |
A reativação da Curva Sul continua sem fumo branco no Sporting. As negociações entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) prosseguem, mas as claques mantêm reservas em relação às condições apresentadas pelo Clube.
Segundo o jornal A Bola, um dos principais pontos de discórdia prende-se com a exigência do Sporting para que os GOA abandonem de imediato as respetivas sedes, conhecidas como "casinhas", devido às obras de remodelação do Estádio José Alvalade e do centro comercial Alvaláxia. As claques defendem uma saída faseada, que lhes permita encontrar novas instalações sem pressão.
Outro dos temas em discussão é a criação da Gamebox Curva Sul, um passe anual com desconto de 30% e acesso a todos os jogos disputados no Pavilhão João Rocha. No entanto, os GOA rejeitam a possibilidade de o Sporting cancelar estes títulos de época em caso de comportamentos considerados inadequados por parte dos adeptos.
O objetivo da SAD leonina passa por reunir todas as claques na bancada do topo sul, onde pretende implementar uma zona em formato safe standing. Para preparar este projeto, o Sporting já contactou clubes como o Borussia Dortmund e o Leipzig, que utilizam este modelo nos respetivos estádios.
Nesta altura, apenas a Brigada Ultras é reconhecida oficialmente como Grupo Organizado de Adeptos pelo Sporting. Juventude Leonina, Torcida Verde e Directivo Ultras XXI continuam igualmente envolvidos nas conversações, que ainda decorrem sem acordo fechado.
Sócios continuam a beneficiar de condições preferenciais no acesso a estas plataformas e serviços, mantendo um conjunto de vantagens exclusivas
25 Jun 2026 | 13:29 |
O Sporting deu mais um passo no processo de modernização do Clube com o lançamento de uma nova aplicação digital destinada à gestão de visitas ao Estádio José Alvalade e ao Museu Sporting. A plataforma, denominada ‘Sporting Experience’, surge integrada na estratégia de inovação liderada pela Direção de Frederico Varandas.
A nova ferramenta permite que os Sócios e adeptos reservem de forma antecipada o dia e a hora das suas visitas ao recinto leonino e ao espaço museológico, garantindo maior comodidade e flexibilidade na organização das entradas. O objetivo passa por tornar o processo mais simples e eficiente, reduzindo constrangimentos e melhorando o acesso aos serviços do Clube.
O projeto está também ligado à recente requalificação do Museu Sporting, que reabriu há cerca de um ano após uma remodelação profunda. O espaço foi modernizado com um design mais minimalista e passou a incluir novas valências, como um serviço de catering, reforçando a aposta numa experiência mais completa para os visitantes.
Os sócios do Sporting continuam a beneficiar de condições preferenciais no acesso a estas plataformas e serviços, mantendo um conjunto de vantagens exclusivas. A medida enquadra-se no plano estratégico, designado ‘Future is Coming’, que define objetivos de desenvolvimento até 2034 e se articula com a preparação para o Mundial de 2030.
O lançamento desta aplicação surge ainda num momento simbólico do Clube, que se prepara para assinalar o seu 120.º aniversário no próximo dia 1 de julho. O Sporting irá apresentar a sua nova identidade de marca, incluindo um emblema renovado.