
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, este sábado, dia 30 de dezembro, o Portimonense (2-1), em jogo válido para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Nuno Saraiva foi à loucura com o primeiro golos dos leões marcado por Viktor Gyokeres e imitou a celebração do sueco em direto na CMTV.
Para o ex-diretor de comunicação dos verdes e brancos, o jogo foi difícil, mas o Sporting foi um justo vencedor: "É indiscutivelmente um justo vencedor deste encontro, mas não foi fácil. O Portimonense apostou em defender com 11 jogadores atrás da linha da bola, o que dificultou e muito", começou por dizer.
"A solução para o Sporting tornar o jogo mais fácil teria sido conceder a iniciativa de jogo ao Portimonense para depois obrigar o adversário a subir e ganhando espaços à frente na zona ofensiva da equipa do Sporting", referiu o comentador.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 jogos na presente temporada –, os leões ocupam a primeira posição da tabela, com 37 pontos. O Benfica é segundo com 36. Já o Porto ocupa o terceiro posto com 34 pontos. O Braga é quarto com 32.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 5 de janeiro, na receção ao Estoril. O jogo diz respeito à 16ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma canarinha está marcado para as 18h45, em Alvalade.
Confira o momento:
Al Gharafa vai apresentar proposta por jogador acompanhado de perto pelos verdes e brancos e fator financeiro tem grande peso na decisão
|
O Al Gharafa, do Qatar, está interessado em contratar Clayton, alvo do Sporting para a próxima temporada. O emblema árabe, orientado por Pedro Martins, vai apresentar uma proposta oficial dentro de pouco tempo, sabendo já de antemão o valor pedido pelo Rio Ave.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, os qataris vão formalizar a oferta brevemente, mas o preço exigido pela SAD dos vilacondenses ronda os 15 milhões de euros, algo que não será problema face à realidade vivida no campeonato em questão.
A mesma fonte recorda que, além do Al Gharafa, Zenit e Torino estão interessados, sendo que os italianos foram, para já, o único clube, incluindo Sporting, Benfica e Porto, que terá apresentado uma proposta concreta junto da direção do Rio Ave, mas o valor não agradou.
Clayton: "Fico feliz por ser cobiçado"
Em entrevista recente, Clayton foi abordado sobre o facto de estar associado a vários clubes e não escondeu: “Sou muito grato pelo que tenho no Rio Ave. Trabalho o ano inteiro para conseguir objetivos. Quando conseguimos isso é natural os clubes maiores cobiçarem-nos. Fico feliz por isso”.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Internacional pela Bélgica ainda não tomou decisão concreta, mas planos iniciais deixam adeptos verdes e brancos algo ansiosos
|
Zeno Debast vai fazer uma tatuagem relacionada com a temporada que viveu no Sporting. Ainda em dúvida, o internacional belga - agora reunido no seu país para compromissos internacionais - pondera utilizar a língua portuguesa, mas o destaque é para a estreia a marcar.
Zeno Debast: "Vou fazer uma tatuagem da época do Sporting"
"Com certeza que sim. Já tenho algumas ideias em mente [risos]. Talvez algo relacionado com o meu golo na Liga dos Campeões contra o Lille, a data, ou algo assim. Além disso, talvez algumas palavras em português ou um troféu. Mas só será depois do verão. Ainda preciso pensar um pouco", disse, ao HLN.
O golo diante dos franceses foi o primeiro de toda a carreira profissional de Zeno Debast, que se mostrou muito emocionado após marcar. Em Alvalade, o belga viria a fazer o gosto ao pé por mais uma ocasião - na Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente.
No mesmo momento, o 'camisola 6' do Sporting revelou que ainda mantém contacto com Ruben Amorim e que o antigo treinador dos verdes e brancos deixou uma mensagem especial, após os leões terem conseguido conquistar o Bicampeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Clube de Alvalade ataca mercado de transferências de verão e alternativa ao internacional português vai juntar-se ao plantel de Rui Borges
|
Pote é dos jogadores mais influentes do Sporting, desde que assinou com os leões em 2020/21. O avançado é muito importante em Alvalade, mas não tem um substituto direto no onze inicial. Assim sendo, os leões já decidiram e vão contratar um extremo-esquerdo destro.
Biel chegou no mercado de janeiro para ser o substituto de Pote, mas a adaptação revelou-se um grande problema para o brasileiro, que está de saída após não ter convencido Rui Borges. Desta forma, abre-se espaço à chegada de outro jogador com características semelhantes.
O Sporting quer um avançado para o corredor esquerdo, mas que jogue de pé direito de modo a pisar terrenos interiores e aparecer em situações de finalização, atrás do ponta de lança. É também importante que o escolhido seja capaz de ligar jogo e tenha compromisso defensivo.
Durante a ausência de Pote, vários foram os nomes que passaram pela posição. Maxi Araújo, Geny Catamo, Geovany Quenda e Conrad Harder foram usados a extremo-esquerdo, com a particularidade de serem todos canhotos, oferecendo características diferentes das do 'camisola 8' do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.