Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Em Alvalade, a força do Sporting também se apoia nos seus adeptos. No último jogo em casa para a Liga, a vitória sobre o Farense por 3-2 contou com a presença de 39.063 espectadores, elevando a média de adeptos dos leões nesta temporada nos jogos da competição para 37.589, um valor superior ao da época passada.
Na temporada transata, a média de público nos 17 jogos em casa para o Campeonato foi de 29.292 espectadores, muito inferior ao número atual desta temporada (37.589). Este aumento é facilmente explicado pela excelente campanha da equipa na competição, onde lidera de forma destacada.
Este número representa uma ocupação de 74,90% do estádio, e o total acumulado de público em jogos do campeonato em 2023/24 atingiu os 451.068 espectadores, conforme os números oficiais apresentados pela Liga portuguesa.
O Sporting ocupa o terceiro lugar neste ranking, atrás do Porto e do Benfica, com médias de 39.253 e 57.438 espetadores, respetivamente. No entanto, a tendência é de aproximação aos dragões, que têm um estádio de dimensão semelhante, com capacidade para cerca de 50 mil espectadores.
A presença massiva dos adeptos sportinguistas nos jogos não só ajudará a equipa a manter-se como uma das melhores equipas da elite europeia em casa, mas também demonstra o crescente interesse que a equipa tem gerado nas bancadas.
Depois da derrota na Liga Europa por duas bolas a uma frente à Atalanta, o Clube de Alvalade vira agora atenções para o campeonato nacional e volta a entrar em ação no próximo domingo, dia 17 de março. Os verdes e brancos vão defrontar o Boavista, em partida válida para a jornada 26 da Liga Portugal Betclic. A receção aos axadrezados está marcada para as 20h30 no Estádio José Alvalade que promete encher-se de apoio.
Antigo guardião do Porto 'ficou agradado' com notícias da lesão do bósnio, que vai desfalcar a turma de Rúben Amorim durante várias partidas
|
0Franco Israel será titular do Sporting, depois da lesão de Vladan Kovacevic - que, afinal de contas, vai parar mais do que dois jogos. As notícias agradam a Jorge Amaral, que admite confiar mais no antigo guardião da Juventus do que no bósnio, que chegou a Alvalade este verão.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Afirmações do ponta de lança internacional pela Suécia, em entrevista recente, não caíram nas boas graças de antigo ativo dos leões
|
0Viktor Gyokeres admitiu, em entrevista recente, que a sua cláusula de rescisão "é demasiado alta". As afirmações do craque do Sporting não caíram bem a Augusto Inácio, que não duvida do valor do avançado de Rúben Amorim, mas deixa uma condição para a saída de Alvalade.
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Recinto leonino tem sido alvo de várias alterações que já serão visíveis no próximo encontro
|
0Com o Clássico mesmo à porta, o projeto "Alvalade 2026" continua em pleno andamento, e de acordo com as mais recentes fotos partilhadas nas redes sociais, os adeptos que visitarem o estádio do campeão nacional vão poder ver duas novas melhorias no recinto, já no próximo dia 31 de agosto, para o confronto frente ao Porto.
Uma das novidades já concluídas é a instalação de iluminação LED ao longo de toda a pala, que iluminará o relvado. Além disso, novas cadeiras estão a ser colocadas nos locais onde estavam os dois ecrãs gigantes, que foram retirados e serão posteriormente substituídos – a nova localização dos ecrãs ainda está por revelar.
Se no interior do Estádio os camarotes seguem sendo remodelados, bem como outras infraestruturas, na parte exterior do recinto leonino continua-se a registar a remoção dos azulejos. Vale lembrar que Frederico Varandas, presidente do Sporting, planeja finalizar esta grande operação até ao fim do seu mandato.
O encerramento do fosso deverá ser a intervenção mais complexa e exigente do projeto, tendo em conta vir a aumentar a capacidade total do recinto. Por enquanto o plantel leonino foca-se nos treinos de preparação para o duelo deste fim-de-semana, registando já três baixas: Rafael Nel, Diogo Pinto e Jeremiah St. Juste.
Os leões e os dragões ocupam neste momento, os primeiros lugares no Campeonato Nacional com nove pontos cada. O Sporting vai disputar o segundo Clássico da temporada 2024/25 com o Porto, em partida relativa à quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro entre leões e dragões jogar-se-á a 31 de agosto, próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade.