Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Inconformado com decisões do Sporting, Tomás da Cunha diz que atleta "não conta" para Rui Borges

Especialista garante que treinador dos leões adaptou-se ao que conseguia face às limitações da temporada, mas há situações difíceis de explicar

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

14 Abr 2025 | 15:38 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha reconhece, de forma inevitável, o brilhante início de época do Sporting. No entanto, o especialista admite não entender as decisões tomadas ao longo da temporada, principalmente na falta de investimento em janeiro, visto que Biel "não conta" para Rui Borges e causa até alguma incerteza no especialista.


"O Sporting começou a temporada como uma das melhores equipas portuguesas do século, em números e futebol jogado. Defendia o título e procurava um histórico bicampeonato. Distanciou-se logo dos rivais, impressionou na Europa e atingiu um estado de comunhão quase irrepetível entre adeptos, jogadores e treinador. Amorim saiu de forma totalmente inesperada, embora Varandas tivesse dito que a possibilidade era conhecida e que havia um sucessor preparado. Desde então, as dúvidas instalaram-se", escreveu, no jornal Expresso.


"Houve resistência para perceber que João Pereira não tinha condições"


O comentador é perentório e garante que "João Pereira não tinha condições para dar continuidade ao projeto e cedo se percebeu que a rejeição do plantel não lhe permitia vida longa, por mais que o presidente leonino sonhasse em tirar um coelho da cartola". "Houve resistência para assumir o óbvio, mas não comprometeu a temporada", apontou.

"Nem o antigo treinador da equipa B nem Rui Borges puderam contar com Pedro Gonçalves, presente – talvez indevidamente – na despedida de Amorim, em Braga. Para além da infelicidade de certas lesões, a gestão física de elementos nucleares deixou os verdes e brancos constantemente debilitados ou em sobrecarga. Rui Borges tem razões de queixa, nesse sentido. A luta pelo título faz-se de forma desigual, no que diz respeito à profundidade de opções. Depois da mudança que trouxe de Guimarães, partindo do 4-3-3, decidiu regressar ao sistema 'Amorim' para recolocar o plantel na zona de conforto", prosseguiu.


"Ninguém pode acusar Rui Borges de intransigência"

No entanto, apesar da escolha acertada em voltar ao sistema que tanto sucesso trouxe ao Clube de Alvalade, com as "ausências prolongadas de João Simões e Bragança (Morita condicionado), não havia forma de dar continuidade à ideia de base", afirma Tomás da Cunha, recordando que o Rui Borges "puxou Debast para o meio campo", mas "entre o belga, Hjulmand, Alexandre Brito, Felicíssimo e Arreiol não existe quem pise zonas adiantadas e ofereça soluções criativas". Ainda assim, "a adaptação tática justifica-se e ninguém poderá acusar o treinador do Sporting de intransigência".

Tomás da Cunha garante que "os jogos demonstram que nem sequer falta capacidade estratégica" a Rui Borges, com o técnico "preparando a equipa para atacar os pontos fracos do adversário". Todavia, "o Sporting, neste momento, não tem um coletivo formatado para prolongar os ataques e procura proteger-se, utilizando a linha direta para o sueco" e "Harder ficou sem espaço", visto que "não dá para abdicar" do 'camisola 9' e "jogando longe da baliza, as limitações técnicas do dinamarquês atrapalham".

"Biel, suposto substituto de Pedro Gonçalves, não conta sequer. Ou falhou a escolha do médio brasileiro, que ainda não vimos em ação, ou falhou o enquadramento na ideia do treinador. O mesmo aconteceria com Edwards, que faz da técnica e da condução em espaços curtos os pontos fortes. Numa equipa que recua para o próprio meio campo em quase todas as segundas partes, a exigência é outra. O Sporting fez um esforço para manter as principais figuras do título e atacar o bicampeonato, só que não acrescentou qualidade nem profundidade em janeiro, quando já existiam motivos de alarme. Ficou com um plantel curto e cansado. Pode chegar ao objetivo, até porque só depende de si, mas deixou demasiadas coisas nas mãos do destino", terminou.


Futebol

João Gião para o Casa Pia? O que afasta os gansos do treinador do Sporting

Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi recentemente associado como o nome principal para suceder a João Pereira

Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar
Casa Pia nem terá chegado a contactar João Gião ou a estrutura do Sporting, pois sabem que nenhum dos lados pretende negociar

04 Nov 2025 | 10:26 |

Icon Comentário0

Ao que parece, afinal, o Casa Pia não terá chegado a contactar João Gião nem o Sporting para dar a conhecer sobre o interesse na sua contratação. Depois de terem despedido João Pereira do comando técnico da equipa principal, os gansos estão à procura de um novo treinador e o timoneiro do conjunto secundário dos leões.


De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.


No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.


Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.

De resto, João Gião irá orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.



Futebol

Atenção! Sporting explora contratação de Brayan Medina

Recentes exibições do central colombiano parecem ter chamado à atenção dos responsáveis verdes e brancos, que continuam atentos a oportunidades de mercado

De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina
De acordo com as mais recentes notícias, Sporting está atento a uma possível contratação de Brayan Medina

04 Nov 2025 | 10:02 |

Icon Comentário0

O Sporting está interessado em Brayan Medina. De olhos postos em vários jogadores para o defeso que aí vem, os responsáveis leoninos têm um novo na mira, com as recentes exibições do central do Tondela a saltarem à vista dos verdes e brancos.


A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.


Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.


Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.

O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.


Confira a publicação:


Futebol

Mikel Arteta mostra-se "preocupado" com lesão de Viktor Gyokeres, ex Sporting

Internacional sueco saiu do último encontro do Arsenal com queixas físicas e o treinador deu recentes declarações sobre a sua condição física

Mikel Arteta esclareceu que Viktor Gyokeres, ex Sporting, será baixa na partida do Arsenal frente ao Slavia, para a Liga dos Campeões
Mikel Arteta esclareceu que Viktor Gyokeres, ex Sporting, será baixa na partida do Arsenal frente ao Slavia, para a Liga dos Campeões

04 Nov 2025 | 07:56 |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres lesionou-se na partida frente ao Burnley, no último fim de semana, e agora irá desfalcar o Arsenal na partida diante do Slavia, em Praga, para a Liga dos Campeões. A informação foi confirmada pelo próprio Mikel Arteta, em antevisão ao encontro.


"Ele definitivamente não está disponível. Ele não treinou hoje e precisamos fazer mais alguns exames e tomografias nos próximos dias para entender a extensão da lesão, mas para este jogo ele não está disponível", ressalvou o treinador, em declarações à imprensa britânica.


"Estou preocupado, porque ele não teve muitos problemas musculares e teve que sair do campo. Ele estava a sentir algo e isso obviamente nunca é um bom sinal. Especialmente para um jogador que é muito, muito explosivo, por isso estamos a investigar um pouco mais para compreender a gravidade da lesão e anunciaremos quando soubermos mais", atirou ainda o treinador do Arsenal, que não poderá contar com o ex-jogador do Sporting na prova milionária.


"Obviamente, ele ficou muito desapontado após o jogo com o que sentiu, mas isso faz parte do futebol. No final das contas, se esperas uma linha linear, com tudo a subir, isso não vai acontecer. Se ele tem algo com que lidar, nós o ajudaremos a fazer isso. Ele estava num momento muito bom, em ótima forma, é muito importante para a equipa, mas amanhã não o teremos, então é isso", vincou ainda.

A verdade é que, fora Gyokeres, Arteta também não poderá contar com Zubimendi, que está de fora por castigo. Também Declan Rice está em risco de falhar o encontro diante do Bayern, por acumulação de amarelos: "Isso vem junto com a situação do Zubi. Sabemos que o Zubi também tinha dois cartões amarelos, então é assim que funciona a competição. Em algum momento, podes perder jogadores em jogos cruciais. Obviamente, vamos tentar evitar isso o máximo possível, mas faz parte da competição".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting
Futebol

Amorim prepara 50M para 'resgatar' contratação falhada do Sporting

04 Nov 2025 | 07:22

Icon Comentário0
Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."
Futebol

Fotis Ioannidis deixou dica a Rui Borges antes do Juventus - Sporting: "Estou sempre..."

04 Nov 2025 | 07:09

Icon Comentário0
Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting
Futebol

Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting

04 Nov 2025 | 06:51

Icon Comentário0