Futebol
Carlos Carvalhal faz revelação sobre passagem no Sporting: "Jogadores queimavam jornais"
07 Jan 2026 | 11:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 13:14 |
O Sporting bateu o Estoril na 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, por 3-1. Os leões voltaram a ser prejudicados, ao verem Xeka permanecer em campo, após uma dura entrada sobre Eduardo Felicíssimo. Já o Porto venceu o Arouca, por 2-0, abrindo o marcador numa grande penalidade que, para Iturralde González, é inexistente.
"É muito, muito no limite. O árbitro adverte-o e bem, é claríssimo o cartão amarelo, mas o vermelho também é defensável. O jogador do Estoril entra forte e pisa o adversário acima do peito do pé. Se olharmos para o tornozelo, ele dobra e torce. Normalmente, quando a jogada está na fronteira entre o amarelo e o vermelho, os árbitros optam sempre pelo amarelo, ou seja dá-se ao jogador o benefício da dúvida para não o expulsar. Mas, se fosse expulso, não havia nada de errado, porque o tornozelo dobra e ele vai com força excessiva. Mas é uma jogada complicada para o árbitro", apontou, ao jornal Record, antes de analisar o encontro dos dragões
"É evidente que o jogador do Arouca pisa o avançado, mas para mim é um pisão circunstancial, pois o defesa não pode colocar o pé noutro lado. Estão ambos a lutar pela bola e, ao cair, ele não pode pisar em mais lado nenhum. Para mim, é diferente de um lance onde cada um disputa a bola, mas o defesa chega tarde e acaba pisando o avançado", explicou.
Garantindo que, numa situação semelhante, "é uma jogada imprudente, onde chegas atrasado e ficas com essa responsabilidade". No entanto, com Samu o defesa do Arouca "não pode pisar em outro lado. Não estão em luta pela bola com os pés, mas com a cabeça e, ao cair, o defesa acaba por pisá-lo. Para mim, é uma jogada infeliz de futebol, mas eu não apitaria penálti. A bola está no ar e acaba por o pisar porque ele tem o pé no chão, por baixo dele. E não o está a ver. Para mim não é penálti", atirou.
Apesar de todas as controvérsias, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja aqui a tabela completa -, de forma isolada, com 57 pontos 23 jornadas disputadas. Benfica (54 e menos um jogo) e Porto (50), fecham o pódio. O Braga ocupa o quarto ligar, o último a dar acesso às competições europeias, com 47 pontos acumulados.
Confira os lances em questão:
Vermelho perdoado a Xeka
Penálti sobre Samu
Clube de Alvalade terá referenciado os jogadores de Shaktar Donetsk e Valencia, respetivamente, para resolver alguns problemas no plantel de Rui Borges
07 Jan 2026 | 13:04 |
O Sporting encontra-se a considerar a possibilidade de garantir a contratação de Javi Guerra (Valencia) ou Marlon Gomes (Shaktar Donetsk), com vista à necessidade encontrada de contratação um 'número 8' para o plantel orientado por Rui Borges.
A informação está a ser avançada pelo portal Visão de Mercado, desde a última terça-feira, 6 de janeiro, com novas atualizações sobre as intenções dos verdes e brancos neste mercado de transferências. A própria imprensa internacional vira o jogo para Marlon Gomes.
Segundo os mais recentes rumores, os responsáveis do Sporting equacionam "gastar bom dinheiro" numa eventual contratação do médio brasileiro de 22 anos, que se encontra a realizar a sua segunda temporada ao serviço do emblema ucraniano.
Esta necessidade surge devido ao facto de Giorgi Kochorashvili não ter encontrado o seu espaço na equipa de Rui Borges. João Simões ainda é considerado 'curto' para as funções necessárias, enquanto Hidemasa Morita está na fase final de contrato com o Sporting. O regresso de Daniel Bragança podia adiar a contratação de um médio, mas os leões querem precaver-se devido à incógnita em torno do físico do jogador.
Além de Javi Guerra e Marlon Gomes, vale lembrar, o Sporting também equacionou a contratação de Breno Bidon, médio do Corinthians. De acordo com a imprensa brasileira, os verdes e brancos ponderam apresentar uma proposta de 15 milhões de euros pelo canarinho.
Direção do Clube de Alvalade tem-se mantido informada sobre o concurso pelo jogador que atua no Médio Oriente, mas competição é feroz
07 Jan 2026 | 12:42 |
Wesley voltou a ganhar destaque no mercado de transferências. O extremo brasileiro do Al Nassr tem recorrentemente sido associado ao Sporting, mas os leões têm consciência de que não estão sozinhos na corrida e há novas informações sobre o concurso pelo jogador.
Segundo informações reveladas por Ekrem Konur - jornalista turco especialista no mercado de transferências -, o colega de equipa de Cristiano Ronaldo está a ser monitorizado de perto pelo Flamengo, mas Sporting, Benfica, Shakhtar Donetsk e Olympiacos também estão a seguir atentamente o jogador.
O futebolista fez a sua formação no Corinthians antes de rumar à Arábia Saudita, onde tem vindo a conquistar espaço na equipa orientada por Jorge Jesus. As suas exibições recentes não passaram despercebidas a vários clubes europeus, nomeadamente em Portugal.
Do lado do Sporting, o interesse manifestado no passado enquadrou-se numa estratégia de prospeção focada em jogadores jovens, com perfil para evoluir e gerar impacto desportivo e financeiro. O Clube de Alvalade não avançou com nenhuma proposta concreta, mas acenou com 15 milhões de euros pelo jogador canarinho, como a mesma fonte volta a adiantar.
Wesley - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - foi utilizado por Jorge Jesus em 15 partidas ao longo da temporada. Nos 948 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador de 20 anos fez quatro golos e uma assistência com a camisola do Al Nassr.
Confia a publicação:
Recente derrota dos verdes e brancos na Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, gerou algum burburinho em torno de um possível regresso do ex-técnico
07 Jan 2026 | 11:59 |
Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, por 2-1, criou-se algum burburinho em torno de um possível regresso de Ruben Amorim a Alvalade para ocupar o lugar de Rui Borges. Quem não concorda com esse 'pedido' é Fernando Mendes.
Fernando Mendes: "Pessoas esquecem-se de como Ruben Amorim saiu do Sporting"
"Não faz sentido nenhum. Estamos a falar de um treinador que chega ao Sporting numa situação complicada, é campeão nacional, ganha a Taça de Portugal, está na Liga dos Campeões, mal ou bem, continua na luta pelo campeonato, está ainda na Taça… E há pessoas que não se esquecem e há outras que se esquecem rapidamente como Ruben Amorim saiu do Sporting", começou por dizer o antigo treinador dos leões, prosseguindo.
Fernando Mendes: "Acho que era uma facada que davam num homem que não merece"
"Ouvi que Rui Borges não é um treinador consensual e acho que não faz sentido nenhum. Então o Sporting agora tem de ganhar todos os anos o campeonato? As outras equipas não jogam? É o Rui Borges? É o Ruben Amorim que vem resolver? Não, não acho bem e acho que isso nem se põe, quer a Frederico Varandas, quer à administração, pensar no regresso de Ruben Amorim. Acho que era uma facada que davam num homem que não merece", atirou ainda.
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.