Futebol
Titular do Sporting destaca-se a levar a melhor sobre estrela do Bayern Munique (vídeo)
26 Mar 2026 | 12:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Mar 2025 | 13:14 |
O Sporting bateu o Estoril na 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, por 3-1. Os leões voltaram a ser prejudicados, ao verem Xeka permanecer em campo, após uma dura entrada sobre Eduardo Felicíssimo. Já o Porto venceu o Arouca, por 2-0, abrindo o marcador numa grande penalidade que, para Iturralde González, é inexistente.
"É muito, muito no limite. O árbitro adverte-o e bem, é claríssimo o cartão amarelo, mas o vermelho também é defensável. O jogador do Estoril entra forte e pisa o adversário acima do peito do pé. Se olharmos para o tornozelo, ele dobra e torce. Normalmente, quando a jogada está na fronteira entre o amarelo e o vermelho, os árbitros optam sempre pelo amarelo, ou seja dá-se ao jogador o benefício da dúvida para não o expulsar. Mas, se fosse expulso, não havia nada de errado, porque o tornozelo dobra e ele vai com força excessiva. Mas é uma jogada complicada para o árbitro", apontou, ao jornal Record, antes de analisar o encontro dos dragões
"É evidente que o jogador do Arouca pisa o avançado, mas para mim é um pisão circunstancial, pois o defesa não pode colocar o pé noutro lado. Estão ambos a lutar pela bola e, ao cair, ele não pode pisar em mais lado nenhum. Para mim, é diferente de um lance onde cada um disputa a bola, mas o defesa chega tarde e acaba pisando o avançado", explicou.
Garantindo que, numa situação semelhante, "é uma jogada imprudente, onde chegas atrasado e ficas com essa responsabilidade". No entanto, com Samu o defesa do Arouca "não pode pisar em outro lado. Não estão em luta pela bola com os pés, mas com a cabeça e, ao cair, o defesa acaba por pisá-lo. Para mim, é uma jogada infeliz de futebol, mas eu não apitaria penálti. A bola está no ar e acaba por o pisar porque ele tem o pé no chão, por baixo dele. E não o está a ver. Para mim não é penálti", atirou.
Apesar de todas as controvérsias, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja aqui a tabela completa -, de forma isolada, com 57 pontos 23 jornadas disputadas. Benfica (54 e menos um jogo) e Porto (50), fecham o pódio. O Braga ocupa o quarto ligar, o último a dar acesso às competições europeias, com 47 pontos acumulados.
Confira os lances em questão:
Vermelho perdoado a Xeka
Penálti sobre Samu
Leões e insulares medem forças no dia 3 de abril, sexta-feira, em jogo da 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio José Alvalade
26 Mar 2026 | 16:37 |
O Sporting prepara-se para receber um Santa Clara em óbvia recuperação de forma, numa fase decisiva do campeonato. A equipa açoriana soma cinco jogos consecutivos sem perder, com três vitórias e dois empates, o melhor registo da temporada na Liga Portugal Betclic.
Depois de um início de época irregular, os insulares conseguiram estabilizar o rendimento e subir ao 14.º lugar da tabela. A melhoria coincide com alterações táticas promovidas ao longo da época e com a entrada de reforços de inverno, como Fernando e Welinton Torrão, que ganharam espaço no onze açoriano.
Nesse mesmo sentido, é esperado que a equipa orientada por Petit se apresente em Alvalade na máxima força, uma vez que não tem jogadores envolvidos em compromissos internacionais. O técnico tem assim todo o plantel disponível para preparar a deslocação a Lisboa.
Entre as armas do Santa Clara está Vinícius, utilizado maioritariamente na segunda parte dos jogos. O avançado tem sido decisivo e mantém um dado relevante: foi o único jogador a marcar ao Sporting - que tem dois objetivos definidos - no campeonato desde o regresso dos açorianos à primeira divisão.
O emblema verde e branco volta então a entrar em campo no dia 3 de abril, sexta-feira frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 20h30.
Existência de vários emblemas interessados na contratação do internacional uruguaio obrigou os leões a agirem sobre o mesmo
26 Mar 2026 | 14:31 |
O rendimento de Maxi Araújo despertou a atenção do mercado, com clubes da Premier League, como Manchester United, Chelsea e Tottenham, a acompanhar o lateral-esquerdo de 26 anos. Tal assédio terá obrigado o Sporting a tomar uma decisão no que ao uruguaio diz respeito.
Apesar do interesse, a estrutura do Sporting pretende manter o jogador em Alvalade por mais uma temporada. A administração leonina não coloca Maxi Araújo no grupo de atletas com abertura para negociação no verão, considerando-o uma peça fundamental. Ainda assim, o Clube está consciente de que o mercado poderá ditar outro desfecho, sobretudo perante propostas elevadas.
O 'camisola 20' ganhou protagonismo tanto a lateral como em posições mais adiantadas, aproveitando a polivalência que já demonstrara no Toluca e na seleção uruguaia. No Sporting, adaptou-se à ala esquerda, mas continua capaz de assumir toda a faixa, característica valorizada por Rui Borges.
Contratado no verão de 2024 ao Toluca por 13,7 milhões de euros, Maxi Araújo tem contrato até 2029 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Mesmo com a intenção de segurá-lo, uma eventual saída só será equacionada perante propostas consideradas irrecusáveis, na ordem dos 40 milhões de euros.
Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 25 milhões de euros - realizou 35 jogos: 21 na Liga Portugal Betclic, nove na UEFA Champions League, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.787 minutos em que esteve em campo, o ala apontou seis golos e fez quatro assistências.
Confira o resumo de momentos de Maxi Araújo em janeiro:
Apesar das recorrentes notícias relativas à sua continuidade no emblema inglês, médio internacional português recebe nova proposta vinda de fora
26 Mar 2026 | 13:47 |
O Galatasaray iniciou conversações com vista à contratação de Bruno Fernandes. O internacional português, que passou pelo Sporting, está prestes a entrar no último ano de contrato com o Manchester United - que viu jogador a sair em defesa de Ruben Amorim - , cenário que tem vindo a despertar atenção no mercado.
Apesar do interesse do emblema de Istambul, informação esta avançada pelo jornal 'Fanatik', a intenção do Manchester United passa por manter o médio em Old Trafford. Bruno Fernandes é uma das figuras centrais da equipa desde que chegou, em 2020, proveniente de Alvalade, numa transferência avaliada em 65 milhões de euros.
Nesse sentido, em Manchester, decorrem conversações para a renovação do vínculo, que atualmente é válido até 2027. A proposta em cima da mesa aponta para um novo contrato por mais dois anos, incluindo uma melhoria salarial significativa, num processo que deverá ser decidido apenas após o Campeonato do Mundo de 2026.
Recorde-se que Bruno Fernandes já recusou propostas concretas provenientes da Arábia Saudita, incluindo uma investida do Al Hilal. O capitão dos red devils mantém-se assim como peça-chave do projeto desportivo do Manchester United, enquanto o seu futuro continua a ser acompanhado por vários clubes.
Nesta temporada, Bruno Fernandes - avaliado em 40 milhões de euros - já disputou 30 jogos oficias pelo Manchester United: 28 na Premier League, um na Taça de Inglaterra e outro na Taça da Liga Inglesa. Em 2.603 minutos somados, o internacional português tem oito golos e 17 assistências.