
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St. Juste vai mesmo ser jogador do Sporting. O central neerlandês, de 25 anos, era visto como alvo prioritário para o centro da defesa e será assim o primeiro reforço para Rúben Amorim para a época 2022/2023. Tal como tem sido noticiado pela imprensa desportiva nacional, o acordo entre St. Juste e o Clube leonino está praticamente selado e será um contrato de cinco temporadas, ou seja, até junho de 2027. De acordo com o jornal ‘A Bola’, a primeira proposta dos dirigentes leoninos rondava os 7,5 milhões de euros, ao que o emblema germânico contrapropôs com a fasquia dos 10 milhões. Sabe-se que a transferência ficou fechada por 9 milhões de euros fixos, com 2,5 milhões de euros a poderem ser pagos mediante objetivos individuais e coletivos durante as próximas cinco épocas. Um negócio que obrigou o Sporting a abrir os cordões à bolsa, visto que o atleta tinha ainda mais um ano de contrato com o emblema alemão. Com o acordo fechado, o jogador viajou ontem de manhã rumo a Lisboa, num jato privado, na companhia dos dois irmãos, para fechar os últimos detalhes da transferência. O diário desportivo diz também que o central neerlandês deixará a capital portuguesa, ao que tudo indica ainda esta terça-feira, dia 10 de maio, já com contrato assinado. O defesa já terá mesmo realizado os habituais exames médicos.
Jeremiah St. Juste tem pelo menos um atributo que faz dele um jogador diferenciado: é que, segundo registo oficial da Bundesliga, é o jogador mais rápido da competição nos últimos anos. Desde 2011, quando a liga alemã começou a medir oficialmente a rapidez dos jogadores, foi St. Juste a obter o melhor registo, conseguido, já no início desta temporada, uma velocidade de ponta de 36,63 km/hora. Ultrapassado foi o canadiano Alphonso Davies, do Bayern, que é reconhecidamente um dos futebolistas mais rápidos do mundo e que tinha um registo de 36,51, estabelecido há duas épocas.
De acordo com o jornal ‘O Jogo’, Jeremiah St. Juste irá auferir um salário a rondar o milhão de euros por ano, ficando assim como um dos mais bem pagos do plantel leonino. Muito cobiçado no mercado internacional, o atleta obrigou o Sporting a antecipar-se à concorrência. Segundo a imprensa alemã, West Ham, Newcastle, Leicester, Sevilha, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen estavam interessados no jogador. Esta não foi uma época positiva para Jeremiah St. Juste, que participou apenas em nove partidas devido a lesão. O jogador foi submetido a uma operação ao ombro esquerdo, já depois de ter sido submetido a uma intervenção ao ombro direito e que, no total, implicou uma paragem de cerca de cinco meses.
Fotografia de Sporting
Médio dinamarquês dos leões está focado no presente, mas isso não impede que vá preparando o futuro já longe de Alvalade
|
Enquanto lidera o Sporting rumo a uma reta final de temporada decisiva, Morten Hjulmand mantém os olhos postos no presente… mas sem ignorar o futuro. O capitão leonino, peça central no onze de Rui Borges, reuniu-se no início desta semana, em Lisboa, com o seu agente, Ivan Marko Benes, para discutir os possíveis cenários que o mercado de verão poderá trazer, segundo adiantou, esta quinta-feira, o jornal 'Record'.
O encontro decorreu num momento estratégico, antes de Benes seguir viagem para Milão, e incluiu conversas sobre o crescente interesse de clubes europeus no médio dinamarquês. O objetivo passou por decidir o interesse numa eventual continuidade em Alvalade e, por outro lado, quais os campeonatos que seriam mais atrativos para o jogador.
O desempenho de Hjulmand ao serviço do Sporting, onde se afirmou como líder de balneário desde a sua chegada, tem despertado atenções de peso, especialmente em Inglaterra. A Premier League, sonho assumido do jogador, volta a ganhar destaque como destino possível, com o 'Record' a garantir que o Clube de Alvalade não irá 'tapar os ouvidos' a eventuais ofertas que possam chegar entretanto.
O capitão dos leões integra o grupo de elementos considerados fundamentais pelo Sporting, do qual também fazem parte nomes como Trincão, Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, ainda que este último já seja praticamente certo que deixará o Clube num futuro próximo.
Morten Hjulmand - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - encontra-se na sua segunda temporada ao serviço do Sporting, tendo feito, desde então, 90 jogos com a Listada verde e branca. Em 6.940 minutos em campo, apontou sete golos e fez, ainda, seis assistências.
Extremo dos leões voltou a ser utilizado no último jogo, diante do Santa Clara, e já se sabe qual é o plano para o encontro com o Moreirense
|
Pedro Gonçalves regressou à competição na vitória do Sporting frente ao Santa Clara (1-0), nos Açores, entrando aos 87 minutos sob aplausos calorosos dos Adeptos. Com os descontos, esteve cerca de nove minutos em campo, mas tudo indica que no próximo jogo deva continuar a ser gerido.
Segundo o jornal 'Record', Pote, como é carinhosamente tratado pelos fãs, poderá jogar cerca de 45 minutos, até porque a equipa técnica não tem intenções de acelerar a sua recuperação. O objetivo, por outro lado, é que o jogador recupere o ritmo competitivo com calma e progressivamente.
Diante do Moreirense, já esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deverá estar, no mínimo, meia hora em campo, isto já a pensar que diante do Rio Ave, na próxima terça-feira, em jogo válido para as meias-finais da Taça de Portugal, já possa jogar de início, revela a mesma fonte.
No final do jogo com o emblema açoriano, o internacional português não apresentou qualquer queixa física e, em entrevista à Sport TV, mostrou-se “muito feliz” por voltar aos relvados, numa fase crucial da temporada para o Sporting, que continua a disputar os principais objetivos internos. Recentemente, falou-se, até, na sua renovação.
Avaliado em 30 milhões de euros, Pedro Gonçalves já conta com 191 jogos de leão ao peito, no total de 81 golos e 57 assistências nos 14.693 em que esteve em campo pelo Sporting. O extremo sofreu uma lesão no tendão rotuliano do joelho direito, no 3-0 ao Famalicão, a 26 de outubro, e esteve vários meses parado.
Jogador que se encontra às ordens de Rui Borges no plantel verde e branco está a ser sondado, ainda que tudo dependa de outro fator
|
O Leeds United parece cada vez mais próximo de regressar à Premier League e, em jeito de preparação para a próxima época - e a contar que a mesma já será passada no principal escalão -, o clube inglês equaciona a contratação de Hidemasa Morita. O médio japonês tem contrato válido com o Sporting até 2026 e, nesse sentido, o verão poderá ser a altura perfeita para que os leões lucrem com o jogador.
Segundo o jornal 'Record', os responsáveis pelo emblema de Alvalade já terão desistido da renovação, tendo em conta as várias investidas feitas nos últimos tempo, o que significa que a saída é o cenário mais provável. O jogador, por outro lado, está em vias de completar 30 anos, celebrando o seu aniversário a 10 de maio, e também a idade o leva a querer aventurar-se num outro campeonato.
De acordo com a mesma fonte, o Leeds só está à espera de garantir a subida à Premier League para avançar, de facto, com uma proposta formal por Morita. Atualmente na liderança do Championship, o segundo escalão do futebol inglês, o clube de Elland Road encontra-se em posição privilegiada para assegurar a promoção já na época 2025/26 e só a mesma desbloquearia os recursos e a atratividade necessárias para convencer o ainda jogador do Sporting
Contratado ao Santa Clara em 2022, a troco de 3,45 milhões de euros, Morita foi uma aposta certeira no meio-campo leonino. No entanto, a possibilidade de poder sair a custo zero no verão de 2026 vai preocupando o Sporting, que ainda pretende conseguir algum dinheiro por um jogador importante e que neste momento se encontra avaliado em 15 milhões de euros.
Os últimos meses da carreira de Morita, vale lembrar, têm sido marcados por alguma instabilidade. Lesionado, o jogador enfrenta a quinta paragem consecutiva por problemas físicos desde o final de 2023 e está, assim, afastado das opções de Rui Borges. Conta, no entanto, com 111 jogos com a Listada verde e branca, no total de 10 golos e 11 assistências em 7.378 minutos em campo pelo Sporting.