Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jan 2026 | 09:02 |
O Sporting chegou a acordo com Jeremiah St. Juste para a rescisão de contrato, com o defesa-central a estar na rota do Feyenoord. O internacional neerlandês havia sido integrado na equipa B no início da temporada, depois de falharem as tentativas de transferência para Osasuna e, mais tarde, para o Union Berlin.
St. Juste tinha como prioridade um regresso à Alemanha, país onde representou o Mainz, mas a ausência de propostas concretas neste mercado levou-o a optar pelo regresso aos Países Baixos. O Feyenoord, clube que representou entre 2017 e 2019, surge assim como o destino mais provável, cenário já admitido publicamente pelo diretor desportivo do emblema de Roterdão, Dennis Kloese, que confirmou que o defesa de 29 anos está bem posicionado para reforçar a equipa.
No último verão, o Sporting chegou a exigir entre 3 e 4 milhões de euros pelo passe do jogador, mas acabou por permitir a saída a custo zero, poupando nos seis meses de salário que ainda teria de suportar, revela o jornal A Bola. St. Juste auferia um vencimento bruto anual de 3,2 milhões de euros.
Desta forma, os leões colocam um ponto final num processo que se arrastava desde o início da época. A passagem do defesa por Alvalade ficou marcada pela qualidade evidenciada sempre que esteve disponível, mas também pelas sucessivas lesões que condicionaram a sua afirmação. Em 2025/26, o neerlandês não realizou qualquer jogo oficial, devendo agora procurar recuperar os índices físicos antes de regressar à competição ao serviço do clube de Roterdão.
Em 2024/2025, Jeremiah St. Juste – avaliado em 3 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, em partida válida para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic
22 Jan 2026 | 08:49 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 21 de janeiro, as equipas de arbitragem nomeadas para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Hélder Carvalho foi o escolhido para apitar o encontro entre o Sporting e o Arouca.
O juiz da Associação de Futebol de Santarém foi eleito árbitro principal do duelo e contará com José Mira e Alexandre Ferreira como assistentes. Já o quarto juiz será Pedro Ramalho, enquanto que o VAR contará com o contributo de Manuel Mota. Paulo Miranda estará no AVAR.
Relembrar que em dezembro de 2024, Hélder Carvalho foi bastante criticado após ter assumido o VAR na receção ao Santa Clara no Estádio José Alvalade, que acabou com a derrota da equipa, à data comandada por João Pereira, por 1-0. Cláudio Pereira foi o árbitro do encontro.
Os leões sentiram-se gravemente prejudicados no encontro que contava para a Liga Portugal Betclic, ficando dois penáltis por assinalar: o primeiro, aos 15 minutos por carga de Vinícius sobre Geny Catamo e o segundo, já no fim da primeira parte, quando Alisson Safira impede com o braço um remate certeiro de Viktor Gyokeres.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Antigo jogador do emblema verde e branco abordou vários temas, entre os quais o duelo da Champions, considerando que franceses não mereciam perder
22 Jan 2026 | 03:00 |
José Eduardo concedeu uma entrevista ao nosso Jornal e analisou a vitória dos leões por 2-1 frente ao Paris Saint-Germain. O antigo jogador do Sporting considerou que os franceses jogaram melhor e não mereciam perder, avaliou o papel de Rui Borges em Alvalade e falou sobre a luta pelo tricampeonato, reconhecendo qualidade à equipa do Porto, mas defendendo que ainda tudo é possível até ao final da época.
J. Eduardo: "A vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós"
Questionado sobre as expetativas que tinha antes do jogo frente à turma de Luis Enrique, foi honesto: “Primeiro, não esperava. Segundo, a vitória só é justa porque sou do Sporting, porque de resto não. Eles foram e são muito melhores do que nós. Isso é indiscutível. Agora, obviamente, que fiquei feliz, mas o futebol é assim... é sempre possível", começa por dizer.
No plano mais tático, José Eduardo falou com grande detalhe sobre o impacto do ritmo competitivo entre a prova milionária e o Campeonato Nacional: “Nós temos um handicap muito grande em Portugal, que é o nível da nossa Liga (…) durante o jogo isso veio ao de cima, ou seja, nós tivemos imensa dificuldade em passar do meio campo. Houve um jogador em particular, o Ricardo Mangas, que não é um jogador fenomenal, mas é um bom jogador e teve imensa dificuldade, porque o ritmo é diferente. Se não despachasse rapidamente a bola, ela era-lhe roubada. A diferença é grande".
Sobre os destaques individuais, Luís Suárez mereceu elogios: "Quando estamos atrapalhados, metemos a bola para a frente e ele consegue aguentar, porque sabe usar o corpo. É um jogador a sério. Tivemos quatro ou cinco chegadas à área deles e criámos perigo sempre. Em duas delas fomos muito felizes. A bola foi parar aos pés do Suárez e ganhámos", aponta.
J. Eduardo sobre Rui Borges: "Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta"
Relativamente ao trabalho de Rui Borges, o ex-futebolista foi incisivo: “Se ganhou, é um génio. Amanhã, basta as coisas não correrem tão bem, já passa a ser uma besta. Eu vi grandes ídolos do Sporting a chorar porque se sentiam maltratados pelos adeptos em determinadas circunstâncias. É mesmo assim. Futebol é momento".
Por fim, sobre a corrida pelo título nacional, José Eduardo destacou o momento dos dragões e mostrou respeito pelo percurso do rival, mas manteve uma visão confiante em relação às ambições leoninas: “O Sporting não está a fazer mau campeonato. O Porto é que está a fazer um campeonato extraordinário. Acredito que eles vão vacilar. Se ganharmos no Dragão... eles tremem. Qualquer equipa treme", termina.
Treinador dos leões montou estratégia perfeita e eficaz que ditou vitória frente ao Paris Saint - Germain, no Estádio José Alvalade
21 Jan 2026 | 18:00 |
O Sporting já sabe que ao longo de 2025/26 irá arrecadar um encaixe financeiro pela prestação na Liga dos Campeões superior ao que sucedeu no período de 2024/25 na mesma competição. Com Rui Borges ao leme, e depois de terem vencido o PSG, em Alvalade (2-1), os leões ocupam o 6º lugar (à condição, pois aguardam pelos resultados dos restantes jogos da 7ª jornada esta quarta-feira).
A caminho da última jornada da fase regular da Champions, o Sporting tem oportunidade de aumentar o número de pontos na próxima visita ao Athletic Bilbao, a 28 de janeiro e também aumentar a conta dos milhões. Em específico, na pior das hipóteses, os verdes e brancos podem terminar a fase de liga na 19ª posição e, tendo em conta ainda o encaixe já garantido até agora, conseguiriam embolsar um total de 49,31 milhões de euros, mais do que na época anterior.
Esta quantia divide-se pelos 33,85 M relativos à entrada na Champions, outros 9,1M pelos resultados obtidos por vitórias ou empates, isto além do bónus da posição final, sendo que o pior lugar possível significaria um montante de 6,36 milhões de euros.
Comparando assim com a temporada anterior, em 2024/25( que também teve Ruben Amorim e João Pereira como técnicos) o Sporting terminou a participação na Liga dos Campeões com um encaixe de 48,984 milhões de euros. Neste cenário, caso tivesse conseguido o apuramento para os oitavos-de-final, algo que não aconteceu devido à eliminação perante os alemães do Borussia Dortmund no playoff, a equipa de Rui Borges teria garantido mais 11 milhões.
Para ganhar mais cifrões, o Sporting tem de vencer os espanhóis do Athletic Bilbao. A partida será na quarta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 20h00, no Estádio San Mamés. O duelo da próxima semana marcará o fim desta fase de liga da competição europeia.