Futebol
Sporting deixa rivais sob pressão; Saiba o que falta jogar a leões, Porto e Benfica na Liga
07 Abr 2026 | 14:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mar 2026 | 03:00 |
A atual temporada desportiva tem sido muito difícil para o defesa Zeno Debast. Segundo apurou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o central encontra-se bastante frustrado devido às constantes lesões contraídas recentemente. O internacional belga desejava ter outro impacto no Sporting, contudo, os problemas físicos travaram a sua afirmação na equipa.
O 'camisola 6' tem estado afastado das opções regulares de Rui Borges desde o passado mês de janeiro por lesão - jogou nove minutos frente ao Arouca. Devido a essa ausência prolongada, o jogador apenas participou em 15 partidas oficiais. Este registo contrasta fortemente com os 40 embates já disputados pelos leões durante a atual campanha.
O calvário físico de Zeno Debast tem sido uma constante esta temporada, retirando-lhe regularidade competitiva. Contudo, o jogador parece finalmente fazer parte das contas do Sporting para enfrentar o resto da temporada - foi ao banco frente ao Braga - tentando ultrapassar este momento em Alvalade.
Fora isso, tal como noticiado previamente pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, vale lembrar que a instabilidade física vai afastando potenciais emblemas interessados na contratação do belga. O exigente mercado internacional recua perante a clara escassez de minutos somados pelo futebolista recentemente ao serviço dos leões.
Nesta temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 15 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, soma 872 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Confira alguns momentos de Debast em 24/25:
Com Mundial no horizonte, emblema verde e branco terá vários futebolistas na competição internacional e há mudanças à vista no plantel
08 Abr 2026 | 03:00 |
Frederico Varandas está determinado em reforçar a equipa do Sporting de forma histórica neste verão, sabe o Leonino. Com o objetivo de bater todos os recordes de investimento, o Presidente do Clube de Alvalade quer construir um plantel ainda mais forte em 2026/27.
Ao que o nosso Jornal apurou, a necessidade de reforços é consensual entre os responsáveis devido às várias lesões que têm afetado o plantel nas últimas temporadas. Apesar das adversidades, Rui Borges tem conseguido extrair o máximo da equipa.
O meio-campo leonino poderá sofrer mudanças profundas, com a possível saída de Morten Hjulmand. A SAD leonina poderá negociar o internacional dinamarquês por cerca de 40 milhões de euros, valor abaixo da cláusula de 80 milhões, o que exigirá atenção estratégica para encontrar um substituto à altura.
Outros jogadores do plantel de Rui Borges também deverão deixar Alvalade como Hidemasa Morita e Giorgi Kochorashvili. Entre as entradas previstas, destaca-se o interesse em Sergio Arribas (Almería), Arthur Atta (Udinese) e Yeremay Hernández (Deportivo).
Com um Mundial no horizonte, o Sporting poderá ter quatro internacionais portugueses na competição expostos a propostas tentadoras, nomeadamente Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, além de outros jogadores do plantel, como Luis Suárez, Maxi Araújo e Ousmane Diomande.
Encontro da primeira mão entre leões e ingleses terminou com triunfo dos britânicos; Eliminatória vai decidir-se no Emirates Stadium, em Londres
07 Abr 2026 | 22:00 |
O Sporting perdeu frente ao Arsenal (1-0), esta terça-feira, dia 7 de abril, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Depois da remontada épica frente ao Bodo/Glimt, o triunfo dos ingleses deixa os leões em desvantagem na eliminatória.
A jogar no Estádio José Alvalade, ambas as formações procuraram formas de mudar a tendência do jogo que foi marcado por um grande equilíbrio. O Clube de Alvalade respondeu bem à pressão alta dos londrinos e chegou a enviar uma bola à barra por Maxi Araújo nos primeiros minutos, mas a turma de Mikel Arteta também deu boas provas no momento defensivo.
Na segunda parte, o equilibrado manteve-se, apesar de o Arsenal ter colocado muita pressão no Sporting durante alguns minutos. Aos 67 minutos, Martin Zubimendi ainda introduziu a bola na baliza de Rui Silva, mas o VAR anulou o golo por posição irregular de Viktor Gyokeres. O único golo do jogo apareceu aos 90+1 por Kai Havertz, que surgiu na cara do guardião leonino e não desperdiçou.
Com esta derrota – a sétima em 46 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges acreditam, ainda assim, na passagem às meias-finais da competição. A segunda mão vai disputar-se na quarta-feira, dia 15 de abril, às 20h00, no Emirates Stadium.
Antes, o emblema verde e branco entra em campo no próximo sábado, dia 11 de abril, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 29 jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por João Nuno, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Gomes.
Antigo jogador e treinador do Clube de Alvalade acredita que leões podem surpreender o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões
07 Abr 2026 | 15:23 |
Ricardo Sá Pinto, antigo jogador e treinador do Sporting, acredita que os leões podem surpreender o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões e destacou Luis Suárez como peça chave na formação orientada por Rui Borges.
“O facto de o Sporting ter vencido o Arsenal não faz muito tempo em 2023, numa eliminatória da Liga Europa resolvida nos penáltis ajuda os jogadores a acreditar que é possível. Tudo pode acontecer no futebol, mesmo quando as equipas são teoricamente desiguais”, afirmou ao The Guardian, elogiando, de seguida, o avançado colombiano.
Sá Pinto: "Ele tem sido muito importante”
“O Luis mostrou capacidade para marcar golos muito importantes, mesmo depois de as pessoas deixarem de acreditar que é possível. Substituir o Gyokeres nunca é fácil. Historicamente, os jogadores sul-americanos raramente têm um impacto forte no primeiro ano em Portugal. Felizmente, com toda a confiança demonstrada pelo treinador e pelos colegas de equipa, ele tem sido muito importante”.
Viktor Gyokeres, embora tenha saído de forma conturbada para Inglaterra, continua a ser lembrado pelo seu impacto: "Primeiro, em termos futebolísticos, sem dúvida uma contratação de topo, um dos jogadores mais impressionantes que o Sporting já teve. Depois, também do ponto de vista financeiro… Claro que todos gostaríamos que ele tivesse ficado, mas aos 26 ou 27 anos, depois de duas grandes épocas, é natural que um jogador queira mudar para outra liga, um nível diferente, com objetivos diferentes”, disse, explicando que o sueco deve ser recebido com aplausos pelos adeptos.
“Mesmo assim, deve ser recebido com uma enorme ovação e verdadeira gratidão de todos nós. Claro que as saídas são sempre complicadas… o impacto dele no Sporting foi absolutamente brutal. Sem o Gyokeres, o Sporting não teria sido o mesmo. Sonhar e acreditar são essenciais na vida. Acredito verdadeiramente que tudo é possível nesta eliminatória”, destacou.
Por fim, Sá Pinto abordou a evolução do Clube e o equilíbrio recente alcançado: “Nos últimos anos, conseguiu estabilizar-se ao nível da direção, o que foi extremamente importante. Protegeram os jogadores, mantiveram o balneário unido e construíram uma relação equilibrada com os meios de comunicação. Nos últimos 20 ou 30 anos, também se sentia sempre que o Sporting era o patinho feio… Experimentei isso pessoalmente, tanto como jogador do clube como como treinador. A introdução do VAR ajudou a equilibrar as coisas no futebol português”, concluiu.