
Futebol
Pote deixa garantia aos adeptos depois da vitória do Sporting: "Vamos ganhar"
13 Set 2025 | 22:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Ago 2025 | 18:50 |
Carlos Barbosa da Cruz, conhecido comentador do Sporting, saiu em defesa das partidas de Rúben Amorim e de Viktor Gyokeres, nomes mais sonantes da história recente dos leões e brancos. Segundo o cronista, os adeptos devem respeitar o legado que as duas figuras deixaram em Alvalade.
Carlos Barbosa da Cruz: “Só que, recuso-me a desvalorizar o legado que deixaram no clube”
No seu mais recente texto de opinião, publicado no jornal Record, Carlos Barbosa da Cruz começa por afirmar que gostaria que os dois ex-pilares do Sporting tivessem ficado antes no clube, ao invês de rumarem a outras paragens: “Há muitos Sportinguistas com quem contacto, que torcem o nariz a Ruben Amorim e a Viktor Gyökeres, criticando-os sentidamente pela forma como saíram do Sporting”.
Seguindo a sua linha de pensamento, o comentador afeto aos verdes e brancos revela que está errado manchar o que tanto o treinador, como o jogador fizeram durante a sua passagem por Alvalade: “Só que, recuso-me a desvalorizar o legado que deixaram no clube, em função da forma como o deixaram. Não tomo a parte pelo todo”.
Carlos Barbosa da Cruz: “Gyokeres ficará, para sempre, no degrau mais alto do olimpo dos grandes goleadores do Sporting”
No caso do antigo treinador dos leões - que protagonizou uma situação insólita no Manchester United - o Sportinguista prefere recordar a sua decisão de ficar após 2023(24: “Prefiro pensar que Ruben Amorim, tendo propostas muito mais compensadoras de outros clubes, preferiu ficar mais um ano e dar ao Sporting um campeonato e meio”.
Sobre o atacante sueco, Carlos Barbosa da cruz frisou que o mesmo não será apagado: “Gyokeres ficará, para sempre, no degrau mais alto do olimpo dos grandes goleadores do Sporting ao lado de Peyroteo, Figueiredo, Osvaldo Silva, Yazalde, Manuel Fernandes, Jordão, Acosta, Jardel e outros; o que, em dois campeonatos deu ao clube e, nas circunstâncias, muitas vezes adversas, em que jogou, é feito absolutamente notável”
Clube de Alvalade recebeu algumas propostas pelos serviços do moçambicano, mas valores não chegaram aos 30 milhões pedidos pela SAD
14 Set 2025 | 03:00 |
O Sporting quer renovar com Geny Catamo. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a SAD liderada por Frederico Varandas irá avançar com uma ronda negocial com o extremo moçambicano, que não deixou Alvalade no mercado de transferências de verão.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, prolongar o vínculo do canhoto é um dos objetivos da estrutura. O plano inicial passava por fazer um encaixe financeiro com Geny, após a compra de grande parte do passe junto do Amora.
Apesar dos vários interessados e iminentes notícias de saída, Geny Catamo acabou por não deixar o plantel do Sporting. Desta forma, os verdes e brancos retomam um plano antigo, que passava por melhorar substancialmente as condições salariais do futebolista.
Geny Catamo foi também presenteado com a 'camisola 10' no início da nova temporada, o que demonstra a importância do jogador para a equipa de Rui Borges. Todavia, o Sporting estava disponível a vender o jogador por uma quantia de 30 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já cinco partidas, sempre na condição de titular. Nos 341 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
Técnico do Clube de Alvalade salientou o esforço feito pelos seus pupilos para sair do baixo Minho com os três pontos no bolso
13 Set 2025 | 23:47 |
Rui Borges salientou o esforço dos jogadores do Sporting para sair de Famalicão com os três pontos. Os leões venceram a equipa da casa por 2-1, após iniciar o encontro a perder. Os golos verdes e brancos foram apontados por Pedro Gonçalves e Luis Suárez.
“Acho que fomos muitos competentes, muito tensos. Sabiamos que eles iam ser muito fortes em duelos, uma equipa que recorre muito a faltas nesta fase inicial do campeonato. Se não me engano são a equipa com mais faltas, ou se não for, é das equipas com mais. Por isso, é uma equipa bastante comprometida e organizada”, revelou o natural de Mirandela na conferência após o final do encontro.
Para além das dificuldades apresentadas pelo adversário, também o terreno de jogo ofereceu complicações para a equipa do Sporting: “É um campo difícil, perante os seus adeptos, numa relva que de fora pareceu-me que não tava assim tão boa para aquilo que era o jogo, saltava muito e perdemos muitas bolas nesses momentos”.
Antes de concluir, Rui Borges revelou que o golo que deu a vantagem para o Famalicão surgiu de um momento com sorte à mistura: “Eles foram felizes numa bola parada, depois de um ressalto na cabeça do Trincão e acabam por fazer 1-0, mas antes disso nós já tinhamos oportunidade para fazer e não fizemos”.
O Sporting soma assim 12 pontos e ascende ao segundo lugar, ficando apenas atrás do Porto, com 15. O próximo jogo dos leões vai ser frente ao Kairat Almaty, a contar para a fase regular da Liga dos Campeões. O jogo está agendado para a próxima quinta-feira, dia 18 de setembro, às 17h45, no Estádio José Alvalade.
Treinador do Clube de Alvalade falou com os jornalistas, na habitual flash interview a seguir ao encontro com os famalicenses, e comentou o triunfo dos leões
13 Set 2025 | 23:04 |
Rui Borges demonstrou-se muito agradado com a exibição do Sporting frente ao Famalicão, em jogo que terminou com vitória por 2-1. Os leões foram até ao terreno do adversário, em partida a contar para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, e até entraram a perder, mas conseguiram a reviravolta.
"Demonstramos que estávamos para ganhar. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, sem perder em 2025 em casa, sem sofrer golos para o campeonato ate agora. Equipa física, competitiva, bem organizada. Acabaram por fazer golo de bola parada, jogaram muito em transições, mas tivemos de correr atras do prejuízo e tivemos capacidade de dar resposta e não perder o equilíbrio emocional. Estávamos cientes das dificuldades. Fomos competitivos, competentes, e acho que a vitória se ajusta ao que fizemos", começou por explicar Rui Borges.
O treinador do Sporting prosseguiu: "Nós não variamos consoante o atleta que joga. Eles é que dão coisas diferentes. O Iván tem sido importante, hoje optamos pelo Vagiannidis, mas estou contente por contar com os dois. As ideias da equipa são o que são e eles tentam cumpri-la. O adversário hoje também dificultou, o campo também, mas tivemos sempre uma atitude competitiva acima da media".
"É natural que nalguns momentos eles estivessem um pouco mais presos, vem com muitos minutos da seleção e temos de ver a resposta deles. Mas estiveram bem, fizeram o que pedimos, muito intensos na primeira fase de pressão, nos duelos homem a homem, eles cumpriram à risca aquilo que era desejado para conseguirmos ganhar ao Famalicão", explicou, Rui Borges, acerca do estado da equipa.
Por fim, falou dos últimos instantes da partida, em que o Sporting não conseguiu controlar tanto a partida: "Acho que o ritmo baixou o normal, mas o Famalicão também não criou anda. Foi mais a forma de fechar a baliza. Se estivéssemos muito cansados, não tínhamos dado a resposta que demos".
Confira o vídeo do primeiro dia de Rui Borges no Sporting: