Futebol
Sem dúvidas nenhumas, Luis Suárez recebe distinção pelo Sporting e bate...
11 Fev 2026 | 10:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Fev 2026 | 12:05 |
Viktor Gyökeres protagonizou uma das transferências mais mediáticas dos últimos anos em Alvalade. Não apenas pelo impacto desportivo que deixou no Sporting - somou 97 golos e 27 assistências em 102 jogos -, mas também pela tensão que marcou o processo de saída. A transferência para o Arsenal rendeu aos cofres da SAD leonina 65,7 milhões de euros fixos, pagos a pronto, estabelecendo-se como a maior venda da história do Clube, mas ainda pode render mais 'uns trocos'
O internacional sueco, atualmente com 27 anos, foi peça determinante no percurso da equipa bicampeã nacional e deixou sentimentos mistos entre os adeptos. No entanto, o foco mantém-se agora nos valores adicionais previstos no acordo entre os dois clubes. Estão em causa 10,2 milhões de euros em objetivos, dos quais uma primeira tranche já foi assegurada.
O primeiro objetivo - relacionado com 20 jogos realizados com pelo menos 45 minutos de utilização - foi alcançado a 13 de dezembro de 2025, na vitória por 2-1 frente ao Wolves, no Emirates. Esse marco ativou o primeiro de quatro blocos de 1,25 milhões de euros. A este valor poderão juntar-se, em breve, mais 500 mil euros.
O mecanismo é simples: por cada 20 participações em golos do Arsenal, até ao limite de 40 ações (num total de 1 milhão de euros), o Sporting encaixa meio milhão. Nesta altura, o avançado soma 13 golos e duas assistências, faltando apenas cinco intervenções diretas para atingir o primeiro patamar. A tendência recente reforça a expectativa: nos últimos oito jogos dos gunners, Gyökeres marcou em seis ocasiões e assistiu em duas, merecendo elogios públicos do treinador Mikel Arteta e de vários comentadores britânicos.
Há ainda um objetivo adicional válido até 2029. Por cada qualificação do Arsenal para a fase de liga da Liga dos Campeões da UEFA, o Sporting arrecada mais 1 milhão de euros, podendo somar até 4 milhões nesse capítulo. Em Inglaterra, os quatro primeiros classificados da Premier League garantem, por norma, acesso direto à prova.
Com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 32 jogos: 23 na Premier League, seis na Liga dos Campeões e três na EFL League Cup. Nos 2.054 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou 13 golos e fez duas assistências.
No seu primeiro jogo oficial pelo emblema azzurri, extremo brasileiro cedido pelo Clube de Alvalade certamente contava com outras coisas
11 Fev 2026 | 11:52 |
Em noite de estreia oficial de Alisson Santos, o Nápoles foi eliminado da Taça de Itália pelo Como. A equipa de Lombardia qualificou-se assim para as meias-finais da prova rainha transalpina, 40 anos depois, ao vencer fora o emblema azzurri nos penáltis (7-6), após empate 1-1 no tempo regulamentar do terceiro jogo dos quartos de final.
Os visitantes triunfaram ao fim da oitava série de grandes penalidades, quando o guarda-redes francês Jean Butez defendeu o remate do eslovaco Stanislav Lobotka, já depois de o alemão Marc-Oliver Kempf ter marcado. Antes, Alisson tinha sido eficaz na marca dos 11 metros, ao contrário de Lukaku, pelo Nápoles, e de Perrone, pelo Como.
Antes do desempate por penáltis, o Como adiantou-se da marca dos 11 metros pelo croata Martin Baturina, aos 39 minutos, mas Antonio Vergara igualou para o Nápoles, que estreou na segunda parte o extremo brasileiro Alisson Santos, recém-emprestado pelo Sporting.
Os partenopei, terceiros classificados da Serie A e seis vezes triunfantes na Taça de Itália, averbaram a segunda eliminação em outras tantas semanas, após o afastamento na fase de liga da Liga dos Campeões, e ficam restringidos ao campeonato até ao fim da época, na qual conquistaram a Supertaça transalpina.
O Como já igualou a sua melhor campanha de sempre na Taça de Itália, ao reeditar o estatuto de semifinalista alcançado em 1985/86, e vai defrontar na próxima ronda o Inter de Milão, líder isolado da Serie A e um dos vice-líderes do palmarés da prova, com as mesmas nove conquistas da Roma.
Após vários tentos registados 'fora de horas', alguns resultantes em vitórias, Clube de Alvalade já está a ser analisado num maior panorama do desporto
11 Fev 2026 | 11:15 |
O Sporting continua a demonstrar uma apetência fora do normal para marcar 'fora de horas', e, na passada segunda-feira, voltou a fazer das suas, quando Luis Suárez - que recebeu recente distinção - marcou, aos 90'+9, o golo que valeu um empate a uma bola, na visita ao Estádio do Dragão.
Este foi já o sexto encontro consecutivo em todas as competições no qual os leões faturaram além do tempo regulamentar, depois de já o terem feito perante Paris Saint-Germain (por Luis Suárez, aos 90+1'), Arouca (por Luis Suárez, aos 90+6'), Athletic Bilbao (por Alisson Santos, aos 90+4'), Nacional (por Luis Suárez, aos 90+6') e AVS (por Geny Catamo, já no prolongamento), todos eles resultando em triunfos.
Feitas as contas, só na Liga, oito dos 55 tentos rubricados pelos homens de Rui Borges, até ao momento, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, surgiram depois dos 90 minutos. Um feito sem igual, de tal maneira que o clube que mais se aproxima é o Alverca, com quatro, ou seja, metade.
No entanto, há mais, porque nem nos seis principais do futebol europeu é possível encontrar paralelo. Na Bundesliga, o Colónia marcou sete, tantos quanto o Lille, na Ligue 1. Na Premier League, Arsenal, Liverpool e Brentford marcaram seis, ao passo que a Lazio lidera a contagem, na Serie A, com cinco.
Curiosamente, é em Espanha que este tipo de lances se verifica com maior regularidade, de tal maneira que o 'primeiro lugar' é partilhado por Barcelona, Real Madrid, Celta de Vigo, Osasuna e Levante, todos eles com cinco remates certeiros convertidos em golo já em pleno período de compensação.
Clássico entre leões e dragões, da última segunda-feira, dia 9 de fevereiro, continua a ser tema e há constantes novas informações sobre acontecimentos
11 Fev 2026 | 10:53 |
Antes do arranque do Clássico, no momento da chegada da comitiva do Sporting ao Estádio do Dragão, Frederico Varandas foi alvo de insultos por parte de adeptos do Porto que se encontravam junto ao túnel de acesso ao balneário visitante. O Presidente leonino respondeu de forma irónica, lançando beijinhos na direção dos presentes.
O episódio foi revelado por Pedro Sousa, diretor executivo da CM Rádio, durante o programa ‘Liga Now’. Segundo foi possível apurar, a ocorrência ficou registada no relatório do delegado da Liga nomeado para o encontro, pelo que Frederico Varandas poderá vir a ser alvo de análise por parte do Conselho de Disciplina.
Recorde-se ainda que o líder do Clube de Alvalade - 'alvo' de gozo pelo Porto Canal - foi igualmente visado através de uma tarja exibida pela claque Super Dragões durante a partida, que estava relacionada com as declarações do mesmo sobre Pinto da Costa: "Se chamar "bandido" não é crime, dizer que o Varandas é um filho da p*** é um elogio".
Com o empate no Clássico – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Sem dúvidas nenhumas, Luis Suárez recebe distinção pelo Sporting e bate...
11 Fev 2026 | 10:28
Vale tudo! Porto usa montagem de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, como... Calimero
11 Fev 2026 | 10:31
West Ham - Manchester United: Bruno Fernandes bem tentou, mas red devils voltam a tramar-se
11 Fev 2026 | 09:57