Futebol
Sporting tem "enguiço" com o Arsenal, mas há sinais de que tudo pode mudar
07 Abr 2026 | 12:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mar 2026 | 09:35 |
Luis Suárez foi o porta-voz do Sporting após o empate frente ao Braga, a duas bolas, no último sábado, dia 7 de março. O avançado colombiano mostrou-se notoriamente insatisfeito com o resultado conseguido na Pedreira e acabou por apontar ao que resta do Campeonato Nacional.
Luis Suárez: "Faltam muitos jogos"
"Vamos tristes por não conseguirmos a vitória. Tanto no primeiro jogo [da 1 ª volta] como agora, foram finais de jogo parecidos com o Braga. Faltam muitos jogos, mas estamos concentrados em ganhar o próximo jogo e ir até ao final", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
Quando questionado sobre a descida do bloco ofensivo, Luis Suárez explicou: "São fases do jogo. O adversário colocou-nos complicações. Na segunda parte, nos últimos 20 ou 30 minutos, eles foram mais para o ataque. Estávamos a jogar bem, a trabalhar e perdemos no final".
Luis Suárez: "Faltou-nos frescura física na segunda parte"
De seguida, no que às oportunidades falhadas diz respeito, o avançado do Sporting focou-se no cansaço da equipa: "O jogo foi muito difícil. Não é desculpa, mas levamos muitos jogos em cima das pernas. Faltou-nos frescura física na segunda parte, sobretudo quando tínhamos a bola", atirou, falando ainda de Fotis Ioannidis: "Acho que quando voltar, vai ajudar-nos. Mas vamos lutar por este clube até ao final".
Com este empate – o sexto em 41 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 62 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (65) está no primeiro posto, mas menos uma partida disputada. Já o Benfica é terceiro com 58, mas menos um jogo.
Encontro da primeira mão entre leões e ingleses terminou com triunfo dos britânicos; Eliminatória vai decidir-se no Emirates Stadium, em Londres
07 Abr 2026 | 22:00 |
O Sporting perdeu frente ao Arsenal (1-0), esta terça-feira, dia 7 de abril, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Depois da remontada épica frente ao Bodo/Glimt, o triunfo dos ingleses deixa os leões em desvantagem na eliminatória.
A jogar no Estádio José Alvalade, ambas as formações procuraram formas de mudar a tendência do jogo que foi marcado por um grande equilíbrio. O Clube de Alvalade respondeu bem à pressão alta dos londrinos e chegou a enviar uma bola à barra por Maxi Araújo nos primeiros minutos, mas a turma de Mikel Arteta também deu boas provas no momento defensivo.
Na segunda parte, o equilibrado manteve-se, apesar de o Arsenal ter colocado muita pressão no Sporting durante alguns minutos. Aos 67 minutos, Martin Zubimendi ainda introduziu a bola na baliza de Rui Silva, mas o VAR anulou o golo por posição irregular de Viktor Gyokeres. O único golo do jogo apareceu aos 90+1 por Kai Havertz, que surgiu na cara do guardião leonino e não desperdiçou.
Com esta derrota – a sétima em 46 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges acreditam, ainda assim, na passagem às meias-finais da competição. A segunda mão vai disputar-se na quarta-feira, dia 15 de abril, às 20h00, no Emirates Stadium.
Antes, o emblema verde e branco entra em campo no próximo sábado, dia 11 de abril, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 29 jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por João Nuno, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Gomes.
Antigo jogador e treinador do Clube de Alvalade acredita que leões podem surpreender o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões
07 Abr 2026 | 15:23 |
Ricardo Sá Pinto, antigo jogador e treinador do Sporting, acredita que os leões podem surpreender o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões e destacou Luis Suárez como peça chave na formação orientada por Rui Borges.
“O facto de o Sporting ter vencido o Arsenal não faz muito tempo em 2023, numa eliminatória da Liga Europa resolvida nos penáltis ajuda os jogadores a acreditar que é possível. Tudo pode acontecer no futebol, mesmo quando as equipas são teoricamente desiguais”, afirmou ao The Guardian, elogiando, de seguida, o avançado colombiano.
Sá Pinto: "Ele tem sido muito importante”
“O Luis mostrou capacidade para marcar golos muito importantes, mesmo depois de as pessoas deixarem de acreditar que é possível. Substituir o Gyokeres nunca é fácil. Historicamente, os jogadores sul-americanos raramente têm um impacto forte no primeiro ano em Portugal. Felizmente, com toda a confiança demonstrada pelo treinador e pelos colegas de equipa, ele tem sido muito importante”.
Viktor Gyokeres, embora tenha saído de forma conturbada para Inglaterra, continua a ser lembrado pelo seu impacto: "Primeiro, em termos futebolísticos, sem dúvida uma contratação de topo, um dos jogadores mais impressionantes que o Sporting já teve. Depois, também do ponto de vista financeiro… Claro que todos gostaríamos que ele tivesse ficado, mas aos 26 ou 27 anos, depois de duas grandes épocas, é natural que um jogador queira mudar para outra liga, um nível diferente, com objetivos diferentes”, disse, explicando que o sueco deve ser recebido com aplausos pelos adeptos.
“Mesmo assim, deve ser recebido com uma enorme ovação e verdadeira gratidão de todos nós. Claro que as saídas são sempre complicadas… o impacto dele no Sporting foi absolutamente brutal. Sem o Gyokeres, o Sporting não teria sido o mesmo. Sonhar e acreditar são essenciais na vida. Acredito verdadeiramente que tudo é possível nesta eliminatória”, destacou.
Por fim, Sá Pinto abordou a evolução do Clube e o equilíbrio recente alcançado: “Nos últimos anos, conseguiu estabilizar-se ao nível da direção, o que foi extremamente importante. Protegeram os jogadores, mantiveram o balneário unido e construíram uma relação equilibrada com os meios de comunicação. Nos últimos 20 ou 30 anos, também se sentia sempre que o Sporting era o patinho feio… Experimentei isso pessoalmente, tanto como jogador do clube como como treinador. A introdução do VAR ajudou a equilibrar as coisas no futebol português”, concluiu.
Luta no campeonato português ganhou novos contornos e Clube de Alvalade saiu reforçado, com 7 jornadas para fim da competição
07 Abr 2026 | 14:17 |
O Sporting foi quem mais beneficiou com a última jornada da Liga e reforçou a posição na tabela. A vitória frente ao Santa Clara permitiu aos leões somarem 68 pontos em 27 jogos. Além disso, a equipa de Rui Borges mantém um encontro em atraso. Esse detalhe pode revelar-se decisivo nas contas finais.
Caso vença o jogo em falta frente ao Tondela - com data a definir - o Sporting poderá aumentar a vantagem para cinco pontos sobre o Benfica e ficar apenas a dois do Porto. Isso significaria um cenário ainda mais confortável na luta pelos lugares cimeiros.
O calendário leonino até ao fim inclui Tondela, Estrela da Amadora, dérbi contra o Benfica, AFS SAD, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Gil Vicente. Entre jogos em casa e fora, há desafios exigentes. Ainda assim, o confronto direto em Alvalade e com as águias pode ser determinante.
Já o líder Porto mantém-se com 73 pontos em 28 jogos e terá pela frente Estoril, Tondela, Estrela da Amadora, Alverca, AFS SAD e Santa Clara. Apesar da vantagem pontual, qualquer deslize pode reabrir a luta. A pressão mantém-se no topo da tabela.
O terceiro classificado, o Benfica, por sua vez, soma 66 pontos também com 28 partidas realizadas. O calendário inclui Nacional, Sporting, Moreirense, Famalicão, Braga e Estoril. A deslocação a Alvalade surge como momento-chave. Com estes dados, o Sporting aparece como o grande beneficiado da jornada da Liga e com argumentos para segurar a posição.