Futebol
Arsenal abre porta à saída de Gyökeres e já há preço para o ex Sporting
09 Out 2026 | 12:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Out 2026 | 10:16 |
Rui Borges fez a análise da vitória do Sporting por 3-1 sobre o Braga, na sala de Imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o encontro da 8.ª jornada da Liga, no qual os leões conseguiram inverter o resultado durante a segunda parte.
Análise
"A primeira parte foi algo equilibrada, mas tivemos várias situações para marcar. Muita demora na finalização, más decisões, mas boas aproximações. O Braga teve dois remates e foi feliz no golo. Foi um resultado bastante injusto ao intervalo, a haver alguém a ganhar teria de ser o Sporting. Na segunda parte, entrámos mal, com o Braga a ter duas situações claras de golo. Depois disso crescemos, melhorámos, aumentámos a intensidade dos duelos. Sabíamos que tínhamos de ser audazes, competitivos e fomos capazes. Pela nossa qualidade individual e coletiva chegámos à vitória. Todos foram importantes. Enalteço o espírito e a parte competitiva da equipa. Deixo também um agradecimento enorme a todos os adeptos, que foram muito importantes. Mesmo quando estávamos a perder, penso que também sentiram que era injusto. Um agradecimento forte a essa malta também".
Os três jogadores que entraram aos 58' já faziam parte dos planos do jogo?
"São jogadores que nem sequer treinaram. Percebemos que não estavam a 100 por cento. Perante o adversário e a exigência do jogo, sabíamos que quem entrasse de início teria de estar a 100 por cento. E eles não estavam, porque foram às seleções. Poderia ter havido mais bom senso da outra parte, mas compete-nos gerir isso. Sabíamos que iriam dar o contributo independentemente do resultado. São importantes e não fugimos a isso, toda a equipa sabe. Pela sua qualidade, energia... Feliz pela atitude de todos, não só os que entraram".
O que vai pesar mais na próxima semana de trabalho?
"Foi uma vitória, não me foco na parte da reviravolta. Foco-me naquilo em que não fomos tão bons na primeira parte. Fomos mais intensos, competitivos e ganhámos mais bolas. Podíamos ter sido mais audazes na primeira parte, hesitámos e deixámos o Braga crescer, mas mesmo dentro disso nunca foram uma equipa mandona sobre o Sporting. Vou focar-me no que fomos capazes tendo em conta a estratégia. Fomos conseguindo fazer melhor as coisas e agora é pensar no próximo jogo. Estratégia diferente, adversário diferente. Estou feliz pelo compromisso e pela entrega da equipa. Às vezes melhor, outras vezes não tão bem. Mas faz parte, perante uma grande equipa".
Era esta a resposta que queria dar aos adeptos?
"Era a resposta que queríamos dar a nós mesmos. Vínhamos de dois empates e somos o Sporting. Aqui joga-se para ganhar. Uma equipa como o Sporting não pode estar dois jogos sem ganhar. A pressão é a mesma, seja com o Braga ou com o Lens. O objetivo é fazer o meu melhor para ajudar a equipa a ganhar".
O Sporting tem sido criticado pelas quebras de rendimento a partir dos 60 minutos, mas hoje viu-se exatamente o contrário... Foi uma resposta aos críticos?
"Não é resposta a críticos nenhuns, é para nós. Não concordo que caímos em termos físicos frente a Famalicão e Arouca. Com o Arouca ficámos com dez jogadores, no Famalicão é um lance de jogo. Acho que com o Vitória de Guimarães foi o único jogo em que a equipa esteve abaixo das expectativas na segunda parte. De resto, temos sofrido golos por coisas muito específicas, comportamentos individuais. Preferia sofrer golos por falta de organização, porque era sinal que o meu trabalho era mal feito e tinha de melhorar. Mas preferia ter onde pegar para mim mesmo. Temos sofrido golos por coisas que não lembram a ninguém, mas a sorte e o azar dão trabalho... Sabíamos que era muito importante para seguirmos o nosso caminho e não deixarmos aumentar mais a distância. Queremos muito lutar pelo campeonato".
Zalazar estará apto para o jogo em Lens?
"O Zalazar é um grande jogador, por isso é que viemos buscá-lo e pagámos o que pagámos. É um miúdo fantástico, trabalha muito e é diferenciado. Feliz por ter voltado e feito a diferença, triste porque saiu com um toque. Vamos perceber o que terá, mas muito feliz por tê-lo comigo, era um jogador que queria há muito tempo. Não sei se será baixa, mas acredito que, por mínimo que seja o desconforto, não dê para o jogo".
O que disse ao intervalo para mudar a mentalidade da equipa?
"Eles próprios perceberam que a mentalidade estava lá. A exigência é que tinha de ser maior. Estávamos frustrados e tínhamos de passar isso para o campo. E eles fizeram isso. O espírito, a amizade e a entreajuda foram fantásticos. Foi uma grande demonstração do grupo que temos".
Rui Borges afinou agulhas na segunda metade do encontro com a entrada dos pesos-pesados e leões deram a volta ao resultado para o regresso às vitórias
09 Out 2026 | 22:17 |
O Sporting venceu o Braga, por 3-1, nesta sexta-feira, com o triunfo a sair precisamente do banco de suplentes. Em partida válida para a 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, os leões saem do Minho com um regresso às vitórias, após dois empates consecutivos.
Rui Borges apresentou um onze com várias mudanças na Pedreira e acabou por não conseguir uns primeiros 45 minutos felizes. A primeira parte teve muito poucas oportunidades e os arsenalistas acabaram por ir para o descanso a vencer, fruto de um auto-golo de Rui Silva (41'), a ficar muito mal na fotografia após inserir uma bola rasteira de Huseinbasic com as costas na baliza.
No regresso dos balneários, foi o Braga quem entrou melhor. No entanto, o treinador dos leões lançou os pesos-pesados aos 58 minutos e a história mudou. Luis Suárez, Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar foram chamados a jogo e o colombiano marcou para a igualdade aos 66', de cabeça e com direito a assistência de Irankunda. O 2-1 chegou pouco depois, desta vez com o Sporting a beneficiar de um auto-golo de Bernardo Fontes, após bela jogada de Zalazar pela direita (71'). Aos 82', foi mesmo o uruguaio a rematar de pé direito para assinar o terceiro tento dos leões, fechado o marcador.
Com esta vitória - a sexta em nove jogos na presente temporada - os verdes e brancos somam 18 pontos na Liga Portugal Betclic e estão no terceiro lugar, a três pontos de diferença do Porto, que é líder, com 21 e menos um jogo. O Benfica tem os mesmos pontos dos leões, mas também menos uma partida disputada.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 13 de outubro, frente ao Lens. O encontro, a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante da turma francesa, jogar-se-á às 17h45, no reduto adversário.
Veja os golos:
1-0:
1-1:
1-2:
1-3
Com anos muitos positivos a nível do crescimento do Clube, as melhorias começam a trazer resultados com Grande impacto europeu
09 Out 2026 | 17:44 |
Depois da última atualização relativamente aos valores de mercado das principais ligas europeias, o Transfermakt anunciou quais são as que entram no top-40 das equipas com maior valor de mercado. Sporting, Benfica e Porto são os representantes portugueses e apresentam-se nesta lista restrita de plantéis.
Com o plantel dos verdes e brancos a ocupar a 35ª posição deste ranking, com um valor de mercado estabelecido em 413,70 milhões de euros, é o clube português com a posição mais baixa nesta lista. Porto, na 27ª posição, tem o plantel avaliado em 471,50 milhões e, Benfica, no 33º lugar, avaliado em 422 milhões de euros.
Maxi Araújo, avaliado em 40 milhões de euros, é o jogador do plantel com uma maior avaliação de mercado. Posteriormente, segue-se Gonçalo Inácio - que pode estar de saída do Clube - e Geny Catamo, avaliados em 35 milhões e, ainda na “casa” dos 30 milhões, surge Luis Suárez e Rodrigo Zalazar.
No que toca ao setor das transferências e, com um mercado de verão bastante ativo por parte da estrutura leonina, o balanço total revela-se bastante positivo. Com um valor de receita avaliado nos 201,63 milhões e de despesa situado nos 123,28 milhões, o balanço integral é de 78,35 milhões de euros.
Relativamente ao valor de receita, a maior venda do Clube de Alvalade foi mesmo a de Geovany Quenda, ao Chelsea, avaliada em 50,78 milhões. No que toca às despesas, surge Rodrigo Zalazar, de forma destacada, numa compra avaliada em 30 milhões de euros, a maior aposta de sempre do Sporting.
Antigo funcionário do Clube de Alvalade teceu comentários sobre rumores que associam craque leonino a gigante europeu e lançou uma sugestão
09 Out 2026 | 17:30 |
Gonçalo Inácio é a principal prioridade do Milan para o mercado de janeiro. O central do Sporting está no topo da lista de reforços dos italianos, que veem no internacional português um elemento ideal para o projeto de Ruben Amorim. Akil Momade acredita que este é o momento ideal para sair de Alvalade.
A. Momade: "Se não der o salto agora, quando é que vai dar?"
"Se não der o salto agora, quando é que vai dar?", questionou, em entrevista ao jornal Record, o antigo elemento do departamento de prospeção do Sporting que indicou o central a Aurélio Pereira, depois de tê-lo visto em ação com as cores do Almada Atlético Clube.
O antigo olheiro dos leões reforça a sua visão. "Chega a uma altura em que os jogadores precisam de novos desafios, pois, consciente ou inconscientemente, acabam por se acomodar. Depois, pelas suas características, o Gonçalo Inácio rende muito mais numa estrutura de três centrais do que numa de dois. Além disso, conhece muito bem o treinador (Ruben Amorim), que apostou nele sem hesitar, quando chegou ao Sporting", disse.
A. Momade: "Não é rápido e explosivo"
Akil Momade recorda, que nos sub-19, Inácio foi diversas vezes utilizado como lateral-esquerdo, algo que, claramente, contraria as características do seu futebol. "Até aos sub-19 era utilizado como lateral-esquerdo. O Gonçalo nunca será lateral-esquerdo, porque não é rápido, não é explosivo. Colocavam-no ali porque tinha muita qualidade técnica e uma visão de jogo extraordinária", realçou.
Para terminar, o antigo treinador do Oeiras socorreu-se de uma estatística recente, relativa à época 2025/26, para garantir que as qualidades do central verde e branco permanecem intactas. "Tem uma percentagem de passes muito assertiva - na ordem dos 90 por cento - e, além disso, é muito fiável, comete muito poucos erros", sublinhou.