Futebol
Sporting quer dar pontapé na crise frente ao Casa Pia e tem bom histórico
15 Jan 2026 | 10:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jan 2026 | 12:37 |
Rui Borges realizou, esta quinta-feira, 15 de janeiro, a antevisão à partida diante do Casa Pia. Uma das primeiras questões realizadas pelos jornalistas foi sobre a possível reintegração de Jeremiah St. Juste no grupo de trabalho - ele que somou 45 minutos num jogo-treino da equipa B. O técnico dos leões não esteve com rodeios e não quis alimentar o tema.
"Não faz parte da equipa principal do Sporting", respondeu friamente o timoneiro dos verdes e brancos aos presentes na Academia Cristiano Ronaldo, assim que questionado sobre se o regresso do central neerlandês seria uma hipótese em cima da mesa.
Recorde-se que Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal desde o arranque da época e continua a aguardar uma definição quanto ao futuro. O jogador tem contrato válido até ao final da presente temporada com o Clube de Alvalade e recentes rumores dão conta do interesse do Valência e do Celta de Vigo na sua contratação.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Jovem avançado dos verdes e brancos vê o seu empréstimo confirmado nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, deixando Alvalade
15 Jan 2026 | 12:26 |
É oficial: Rodrigo Ribeiro foi emprestado pelo Sporting ao Augsburg. O anúncio foi realizado pelo emblema alemão ao final da manhã desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, com o emblema da Bundesliga a garantir a transferência do avançado até ao final da presente temporada.
O negócio que contempla, ainda, uma cláusula de compra fixada nos 6 milhões de euros, consoante determinados objetivos. Segundo a imprensa nacional, estes são fáceis de atingir e dizem respeito ao número de jogos realizados pelo jogador na Alemanha. Assim sendo, é mesmo provável que sejam atingidos e que o avançado do Sporting acabe comprado, em definitivo, pelos alemães.
Vale lembrar que, além desse valor, o Sporting também terá assegurado uma percentagem sobre uma futura venda do jogador, protegendo-se financeiramente numa eventual valorização do avançado no mercado internacional - ele que na última quarta-feira já nem treinou às ordens de Rui Borges.
Este será o terceiro empréstimo da carreira do avançado, depois das experiências ao serviço do Nottingham Forest e do AVS SAD. Aos 20 anos, Rodrigo Ribeiro procura agora afirmar-se num campeonato altamente competitivo, enquanto o Sporting mantém controlo estratégico sobre um ativo com contrato até 2028 e margem clara de crescimento.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva 14 partidas disputadas: 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado soma 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.
Confira a publicação:
Antigo avançado do Sporting foi um dos principais destaques da vitória dos gunners, por 3-2, em Stamford Bridge, para a Taça da Liga inglesa
15 Jan 2026 | 11:29 |
Viktor Gyokeres esteve em destaque na vitória do Arsenal diante do Chelsea (3-2), em Stamford Bridge, sendo eleito o melhor em campo depois de apontar um golo e somar uma assistência, resultado que deixou os gunners mais perto da final da Taça da Liga inglesa.
Apesar de um período menos produtivo em termos de golos, o avançado sueco - antigo goleador do Sporting - nunca deixou de merecer a confiança de Mikel Arteta, que voltou a sublinhar a importância do seu contributo global para a equipa, muito para além da finalização.
"Viktor tem sido excecional em muitos departamentos do jogo"
"Isso é normal com todos os avançados, no fim a expectativa é marcar e nós exigimos muito mais do que isso, o Viktor tem sido excecional em muitos departamentos do jogo. Hoje mais uma vez e mostrou as suas melhores qualidades, que é colocar a bola no fundo das redes. Mas ele tem estado nessas posições muitas vezes, hoje a bola chegou ao local certo e ele sabia o que tinha de fazer", disse o técnico espanhol à Sky Sports no final do encontro.
"Compreendo que as pessoas não consigam apreciar isso"
Arteta reforçou ainda que o impacto de Gyokeres no coletivo nem sempre é totalmente reconhecido fora do clube, algo que considera injusto: "Acho que ele teve um desempenho muito bom. No geral, acho que ele contribui muito para a equipa. Às vezes, compreendo que as pessoas não consigam apreciar isso. Nós, certamente, apreciamos. E, além disso, ele foi recompensado com um golo".
Esta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – realizou 25 jogos: 19 na Premier League, quatro na Liga dos Campeões e dois na EFL League Cup. Nos 1.698 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou oito golos e fez ontem a sua primeira assistência.
Avançado colombiano dos leões atravessa um momento de forma notável e pode atingir uma marca inédita individual frente ao Casa Pia
15 Jan 2026 | 11:09 |
Luis Suárez prepara-se para enfrentar uma série de golos verdadeiramente impressionante desde que chegou ao plantel de Alvalade, podendo estabelecer um novo máximo pessoal. O avançado colombiano, que chegou no último mercado para colmatar a ausência de Viktor Gyökeres, tem a oportunidade de igualar o seu melhor registo de jogos consecutivos a marcar se balançar as redes do Casa Pia. O 'camisola 97' dos leões já soma cinco golos nos últimos três compromissos oficiais e quer aproveitar o embalo da segunda volta do campeonato.
A adaptação do internacional colombiano tem sido evidente, especialmente após o hat-trick apontado frente ao Rio Ave no final de 2025. Apesar da eliminação precoce na Allianz Cup, onde o avançado também faturou, o foco total do grupo de trabalho está agora virado para a recuperação de pontos na Liga Portugal frente ao Casa Pia. A equipa verde e branca acredita que a eficácia ofensiva do colombiano será determinante para reduzir a distância de sete pontos para o atual líder da prova, o Porto.
Para este duelo em Alvalade, Rui Borges deverá promover alterações no apoio direto ao homem mais avançado, aproveitando o regresso de peças importantes. A provável titularidade do reforço Luís Guilherme, aliada ao retorno de Geny Catamo após a participação na CAN, promete oferecer mais largura e cruzamentos de qualidade para a área adversária. Trincão poderá assim atuar em zonas mais interiores, funcionando como o principal elo de ligação para que a bola chegue com perigo a Luis Suárez.
O histórico do goleador colombiano ao serviço do Almería, onde marcou 31 golos na temporada transata, serve de motivação extra para o seu percurso em Portugal. Atualmente, o atleta já atingiu um terço dessa marca histórica e demonstra uma ambição clara de bater todos os seus recordes individuais enquanto ajuda o clube a lutar pelo título.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Sporting quer dar pontapé na crise frente ao Casa Pia e tem bom histórico
15 Jan 2026 | 10:20
Mercado ainda pode mexer no Sporting: Luis Guilherme e Faye podem não ser os únicos reforços
15 Jan 2026 | 10:58
Litos baba-se para atleta que negou renovar com o Sporting: "É fantástico"
15 Jan 2026 | 10:33