Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Mar 2026 | 17:34 |
A reintegração de Geovany Quenda no plantel do Sporting, inicialmente prevista para o início de março, deverá afinal ser adiada até à próxima pausa para compromissos de seleções. A decisão resulta de um entendimento entre todas as partes envolvidas - como o Chelsea - que pretendem evitar qualquer risco na fase final da recuperação do jovem criativo.
O jogador, de 18 anos, sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito no final de novembro de 2025, na receção ao Estrela da Amadora. A intervenção cirúrgica foi realizada em Londres, já sob acompanhamento do Chelsea, clube que garantiu a contratação do internacional sub-21 português para a próxima temporada.
Os londrinos acordaram pagar cerca de 50 milhões de euros à SAD leonina pelos direitos do jogador, que assinou contrato válido até 2032. Devido à sensibilidade da zona afetada e ao longo período de recuperação, Quenda perdeu alguma massa muscular durante os últimos meses, algo confirmado nos exames médicos realizados antes da avaliação final.
Embora esteja apto para regressar à competição, o entendimento do Chelsea é que duas semanas adicionais de trabalho específico permitirão entregar ao Sporting um jogador em melhores condições para a fase decisiva da temporada. O objetivo passa por assegurar uma recuperação completa de um ativo considerado estratégico pelo clube inglês, escreve o jornal Record, que pretende integrar o jovem extremo na próxima pré-temporada.
Assim, apesar de continuar inscrito na Liga dos Campeões, Quenda deverá falhar a eliminatória dos oitavos de final frente ao Bodø/Glimt, marcada para 11 e 17 de março, bem como a deslocação ao terreno do Alverca, agendada para o dia 22, a contar para o campeonato. O regresso a Alcochete é apontado para depois desse período.
Durante a recuperação em Inglaterra, o jovem tem também aproveitado para preparar a mudança definitiva para Londres. Instalado num apartamento indicado pelo Chelsea, Quenda frequentou aulas de inglês, língua que dominava pouco e que será fundamental para a próxima etapa da carreira.
Gunners acabaram por seguir em frente na FA Cup depois de vencerem a formação que atua na EFL League One, mas com algumas dificuldades
07 Mar 2026 | 14:31 |
O Arsenal garantiu a qualificação para os quartos de final da FA Cup, mas não sem dificuldades na deslocação ao terreno do Mansfield Town, equipa da EFL League One. Os londrinos venceram por 2-1, em encontro relativo aos oitavos de final da competição.
Noni Madueke colocou os gunners em vantagem aos 41 minutos, mas a equipa da casa reagiu logo no início da segunda parte, quando Will Evans, lançado ao intervalo, restabeleceu a igualdade aos 50 minutos. A decisão surgiu aos 66 minutos, com Eberechi Eze a marcar o golo que confirmou o triunfo da formação orientada por Mikel Arteta.
O técnico espanhol voltou a promover várias alterações no onze inicial, política habitual nesta competição. Entre os jogadores não utilizados esteve também o avançado Viktor Gyökeres, que, ainda assim, permaneceu no banco de suplentes durante todo o encontro.
Com esta triunfo bastante suado, o Arsenal conseguiu bater o Mansfield Town fora de portas e torna-se, então, na segunda equipa a garantir presença nos quartos de final da prova em questão, juntando-se ao Liverpool, que já está qualificado para a próxima fase.
Não utilizado nesta partida, esta temporada, com a camisola do Arsenal, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – leva 38 encontros: 28 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga inglesa e um na Taça de Inglaterra. Nos 2.479 minutos que esteve em campo, o ponta de lança sueco marcou 15 golos e fez duas assistências.
Treinador dos dragões realizou a antevisão à partida entre águias e dragões, mas voltou a falar do Clássico da Taça de Portugal
07 Mar 2026 | 12:23 |
Franceso Farioli realizou, este sábado, dia 7 de março, a antevisão à partida entre Porto e Benfica, que se disputa apenas no domingo. Ainda assim, no início das suas declarações, o treinador dos dragões voltou a referir-se ao Clássico diante do Sporting, para a Taça de Portugal, e voltou a visar Luis Suárez e Morten Hjulmand.
Farioli: "Isso não pode mexer com a nossa abordagem para este jogo"
Numa primeira instância, o técnico italiano foi questionado sobre de que forma a derrota com os leões pode abalar a equipa para a deslocação ao reduto das águias e a luta pelo campeonato: "Prefiro ser cético nessa questão e com certeza que isso não pode mexer com a nossa abordagem para este jogo. Como disse na primeira resposta, ainda há 30 pontos em disputa e acima temos de nos focar em nós próprios e no que temos a fazer".
De seguida, Farioli recuou ao encontro frente ao Sporting e foi-lhe pedido para explicar as críticas quanto à gestão dos amarelos: "Referia-me à microgestão do jogo, como os cartões e as faltas e essas pequenas coisas que mudam as dinâmicas do jogo. O Alberto Costa foi condicionado pelo primeiro amarelo e agora está em risco".
Farioli: "Depois houve os cartões para o Hjulmand ou para o Suárez"
"Depois houve os cartões para o Hjulmand ou para o Suárez, que podia ser amarelo ou laranja. Amanhã espero que entendam a importância deste jogo. Não tenho dúvidas de como o jogo vai ser gerido", atirou o treinador dos azuis e brancos.
Vale lembrar que Clássico da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal continua a fazer correr muita tinta, sendo que o Porto já fez entrar três processos contra o Sporting após o encontro em questão: contra Morten Hjulmand, Luis Suárez e Frederico Varandas.
Treinador dos verdes e brancos terá passado mensagem muito clara à equipa para esta reta final da temporada 2025/26, com o título em mente
07 Mar 2026 | 11:32 |
A reta final do campeonato pode trazer um Sporting com uma abordagem ligeiramente diferente aos jogos. Após o recente Clássico frente ao Porto, referente às meias-finais da Taça de Portugal, Rui Borges reuniu o plantel no balneário e deixou uma mensagem clara: consolidar o que a equipa tem vindo a demonstrar nos últimos encontros e elevar ainda mais os índices de intensidade, competitividade e agressividade positiva em campo.
Segundo o jornal A Bola, a ideia passa por construir uma equipa capaz de se impor em qualquer contexto competitivo. Se o jogo fluir através da qualidade técnica, tanto melhor; mas, quando isso não acontecer, o treinador quer ver uma formação capaz de compensar com atitude, combatividade e capacidade de luta em cada lance. Mais agressividade, mais pragmatismo e maior solidez competitiva.
O objetivo é preparar uma equipa menos romântica quando o contexto assim o exigir ou, utilizando a expressão futebolística, uma equipa de “faca nos dentes”. A mensagem foi direta: a reta final da época vai exigir um Sporting preparado para sofrer, disputar cada bola como decisiva e ganhar terreno através da intensidade.
Um dos aspetos que o técnico tem sublinhado, inclusive publicamente, é a importância dos duelos individuais. Para Rui Borges, a capacidade de vencer esses momentos pode ser determinante numa fase em que os jogos tendem a ser mais equilibrados e decididos nos detalhes. O Clássico disputado em Alvalade serviu de exemplo para reforçar essa ideia, já que os leões terminaram o encontro com mais duelos ganhos do que o adversário, indicador destacado internamente como reflexo da competitividade demonstrada.
Esse registo é também visto como sinal de que o grupo está a assimilar a mensagem da equipa técnica num aspeto considerado crucial para as últimas jornadas do campeonato. Trata-se, de certa forma, de um plano ajustado para atacar o objetivo do tricampeonato.
Outro ponto abordado pelo treinador após o Clássico foi o ambiente exterior ao jogo. Os últimos dias ficaram marcados por polémicas e temas paralelos, mas esses assuntos foram deliberadamente mantidos fora do balneário. O próprio Rui Borges já tinha afastado essas questões na antevisão ao encontro com o Braga, decisão que foi estendida ao grupo de trabalho para garantir foco total no rendimento desportivo.
Confira a chegada dos leões a Braga: