
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O conjunto verde e branco visita este domingo, 27 de dezembro, a casa da B-SAD, pelas 20h00. Este estádio traz boas memórias aos adeptos leoninos, uma vez que, nas últimas três deslocações ao Jamor, a turma de Alvalade saiu com duas goleadas e ainda com uma Taça de Portugal. A última viagem ao Estádio Nacional aconteceu no passado mês de novembro, aquando da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que colocou o SG Sacavenense na frente dos leões. Esse encontro terminou com uma goleada leonina, por 7-1, com destaque para Pedro Marques e Sebastián Coates, que bisaram. Em maio de 2019, Sporting CP deslocou-se ao Jamor para defrontar a B-SAD, num encontro que se viria a tornar em mais uma goleada histórica para os leões. No encontro relativo à 32.ª jornada da Liga NOS, a turma de Alvalade não teve misericórdia dos azuis, ao vencer por 8-1, com ajuda do hat-trick de Bruno Fernandes. Vinte cinco dias após a goleada à B-SAD, por 8-1, o conjunto leonino regressou ao Jamor, dessa feita para disputar a final da Taça de Portugal. O adversário era o FC Porto, a quem os leões já haviam vencido um troféu nessa época – Taça da Liga (1-1, 1-3 após penaltis). No Jamor os leões voltaram a necessitar da marcação de grandes penalidades, após empate a dois, voltando a vencer no desempate por penaltis, por 5-4. Recorde-se que também Rúben Amorim foi feliz na sua única visita ao Jamor enquanto treinador. O técnico verde e branco visitou o Estádio Nacional, ainda ao serviço do SC Braga, saindo de lá com uma goleada, por 7-1.
Fotografia de Sporting CP
Jogador muito cobiçado pelo Clube de Alvalade é reforço das águias e prepara-se para rubricar um vínculo de longa duração com os encarnados
|
Amar Dedic é reforço do Benfica e deverá assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas com o clube da Luz. O lateral-direito internacional bósnio - que esteve na lista de reforços do Sporting, no mercado de janeiro – troca os austríacos do Red Bull Salzburgo pelos encarnados, a troco de 10 milhões de euros.
A informação é avançada por Fabrizio Romano – jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Amar Dedic compromete-se, assim, com o Benfica até 2030 e a oficialização do negócio deverá acontecer nos próximos dias. O jogador de 22 anos já realizou os habituais exames médicos.
Recorde-se que o Sporting tentou contratar Amar Dedic, no passado mercado de janeiro, sem sucesso. Os responsáveis do Clube de Alvalade estariam dispostos a pagar cerca de 16 milhões de euros ao Red Bull Salzburgo, mas o Marselha antecipou-se e o lateral-direito acabou mesmo por ser emprestado ao emblema francês na segunda metade da temporada 2024/25.
Agora, o Benfica desembolsa cerca de 10 milhões de euros pela contratação de Amar Dedic. Vale sublinhar que o valor de mercado do internacional bósnio desceu consideravelmente ao longo da última temporada. A passagem pelo Marselha não correu bem ao jogador, no plano individual, sendo que as suas prestações não convenceram os responsáveis do emblema gaulês a acionar a cláusula de opção de compra.
Em 2024/25, Amar Dedic – avaliado em 12 milhões de euros – somou 25 jogos e seis assistências pelo Red Bull Salzurgo e foi emprestado ao Marselha, no mercado de inverno. No clube francês, o lateral-direito participou em 10 partidas na Ligue 1, tendo assinado um passe para golo, mas só foi titular em duas ocasiões. No plano internacional, o atleta de 22 anos soma 20 encontros e um remate certeiro ao serviço da seleção A da Bósnia.
Confira a publicação de Fabrizio Romano:
Jogador foi muito observado pelo departamento de scouting do Clube de Alvalade e agora pode rumar à equipa orientada pelo técnico português
|
José Mourinho quer levar Jota Silva para o Fenerbahçe. O jogador do Nottingham Forest que esteve na mira do Sporting - e já revelou que gostaria de voltar a trabalhar com Rui Borges - pode rumar à formação turca por empréstimo com opção de compra.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo pode ceder o extremo internacional português, num negócio que será vantajoso para as duas partes. O avançado procura ter mais tempo de jogo, depois de uma temporada onde não teve a utilização desejada.
Já do lado da equipa de José Mourinho, o Fenerbahçe tenta evitar que o seu maior rival, Galatasaray, alcance o tetracampeonato na próxima temporada e procura compensar as saídas de Dusan Tadic e Allan Saint-Maximin do seu plantel.
Vale a pena recordar que o extremo-direito fez parte da lista de alvos do Sporting, depois de ser uma das figuras de maior destaque da equipa do Vitória Guimarães na época 2023/24, que foi merecedora de uma chamada à Seleção Nacional por parte de Roberto Martínez.
Depois de uma brilhante prestação na equipa da cidade berço, Jota Silva transferiu-se para o Nottingham Forest, a troco de 7 milhões de euros. Em 2024/25, o avançado cumpriu 1.226 minutos de utilização distribuídos por 38 jogos, nos quais conseguiu contribuir com cinco golos e três assistências.
Grego assume novo projeto na Liga Portugal, despede-se de jogador desejado pelos verdes e brancos e vai substituir Petit no comando técnico dos vilacondenses
|
Sotiris Silaidopoulos vai ser o novo treinador do Rio Ave. O Olympiacos já se despediu do seu antigo técnico adjunto, que irá abandonar Costinha - jogador que é interesse do Sporting, tal como avançado num Exclusivo Leonino - na equipa de Atenas.
Olympiacos: "Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos"
Através de uma publicação nas redes sociais, o clube helénico disse ‘adeus’ ao treinador de 46 anos, deixando uma mensagem de agradecimento: “Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos no Olympiacos! Deste o melhor na conquista dos dois primeiros títulos europeus da nossa equipa, na dobradinha em 100 anos da história gloriosa do clube, e no desenvolvimento dos atletas da academia”.
“Serás sempre um membro da nossa família e desejamos-lhe tudo de bom na carreira”, assim mencionado o futuro de Sotiris que, segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, deverá passar por substituir Petit no comando técnico da equipa do Rio Ave.
Desta forma, o treinador natural da cidade de Kos vai abandonar Costinha, que é interesse do Sporting neste mercado de transferências. Frederico Varandas pretende apresentar uma proposta de 5 milhões de euros pelo internacional jovem português, que poderá ser a alternativa a Georgios Vagiannidis.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube do Pireu, ao vencer um campeonato e a Taça da Grécia.