Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Dez 2024 | 11:19 |
O Sporting anunciou a chegada de Rui Borges como substituto de João Pereira. Frederico Varandas apresentou o novo treinador dos verdes e brancos e o discurso do Presidente leonino deu que falar. João Maria Jonet deixou muitas críticas à recente gestão do líder máximo do Clube de Alvalade.
"Se eu trabalhasse com uma pessoa e ela dissesse que temos aqui a solução a médio prazo para a nossa empresa, e essa solução fosse medíocre, essa pessoa seria despedida num trabalho normal", apontou o jovem comentador, na SIC Notícias.
"Não estou a dizer que o Frederico Varandas deve ser despedido, mas pelo menos podia admitir que se enganou sobre o João Pereira. Se calhar, devia pensar duas vezes antes de achar que o Presidente do Sporting percebe imenso de futebol", atirou, explicando de seguida que "o Presidente não tem de perceber de futebol, é por isso que existe um diretor desportivo. Agora, não pode dizer que o João Pereira vai estar num grande clube daqui a cinco anos; é absurdo".
João Maria Jonet prosseguiu nas críticas ao processo de contratação do sucessor de Ruben Amorim e às escolhas da Direção. "Há um mês e meio estava a dizer: 'Esta é a pessoa que andamos a pensar há anos e está pronta para assumir o Sporting', e depois dura um mês... "Será que Varandas não é um bom Presidente e apenas escolheu um bom treinador e um diretor desportivo? Tenho medo de que acabe por ser um treinador desastroso".
Apesar do tom crítico, João Maria Jonet também sublinhou a importância de manter o apoio à equipa numa fase menos boa: "Eu espero que o Sporting ganhe sempre. Preciso de estar sempre confiante, mas, de facto, a situação complicou-se um pouco nas últimas semanas. Não me sinto confiante ao ter um líder, Frederico Varandas, que cometeu um erro gravíssimo e não falou sobre isso. Não pediu desculpa."
Ainda assim, o comentador reconheceu algumas qualidades ao líder leonino, admitindo que "escolhe bem diretores desportivos, formou boas equipas e tem qualidades e coragem". Quanto ao trabalho em Alvalade, Jonet não diz que Varandas "seja um péssimo Presidente no geral, muito pelo contrário".
"Nas últimas eleições, aliás, venceu com grande margem", recordou. Contudo, concluiu com um aviso: "Esta coisa de querer ser o homem do futebol é que me assusta um bocadinho. Pode ser que esteja certo o raciocínio do Rui Borges, e acredito que o Rui Borges é um bom treinador. Não sei se está pronto para dar o salto, mas, neste momento, parece que o Sporting está todo frangalhado. O Sporting, há um mês e meio, estava a golear o Manchester City e, por isso, acredito que há potencial nesta equipa".
Produto já está disponível na Loja Verde e recupera um modelo icónico do início dos anos 2000, criado pela histórica Nike
05 Fev 2026 | 17:49 |
O Sporting colocou à venda uma edição especial da camisola Nike Total 90, inspirada num dos modelos mais marcantes do início dos anos 2000. O produto integra as coleções de 2025 e 2026 da marca norte-americana e já se encontra disponível na Loja Verde, direcionado sobretudo para o público adepto de streetwear.
A iniciativa surge no contexto de uma tendência retomada pela Nike, que decidiu recuperar o conceito Total 90, utilizado por vários clubes e seleções no arranque do novo milénio. O Sporting - que foi recentemente comentado de forma não muito positiva - junta-se assim a outros emblemas que também lançaram produtos semelhantes, como Barcelona e Paris Saint-Germain.
A camisola foi desenvolvida em parceria com a Palace, marca associada ao universo urbano, reforçando o posicionamento do artigo fora do contexto competitivo. Ao contrário dos equipamentos oficiais utilizados em jogo, esta edição especial não está destinada às competições oficiais da equipa principal.
Ainda assim, são várias as opiniões controversas sobre a camisola em questão. "Template já existente da Nike e toca a meter o símbolo antigo", "Isto é real?!", "Feia que dói", "Horrível" e "Saudades da Macron" são alguns dos comentários que se vão lendo pelas redes sociais.
Vale a pena recordar que que o emblema verde e branco entra em campo hoje frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Confira a camisola:
Em recente análise ao polémico tema que envolve o 'camisola 42' dos leões, jornalista acredita que existe um desconforto por parte do Clube
05 Fev 2026 | 16:43 |
Ao abordar o recente e polémico caso que envolve o nome do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, José Nunes acredita haver "uma incomodidade e um constrangimento" entre o Clube de Alvalade, treinador e jogador, no que toca ao seu afastamento no jogo de domingo, frente ao Nacional.
José Nunes: "Há aqui uma incomodidade e um constrangimento entre Sporting e Hjulmand"
"Pode-se perceber que há aqui uma incomodidade e um constrangimento de todas as partes do Sporting, do treinador, e presumo de Hjulmand também. Recordo-me que, em todo o caso, Gyökeres, A forma como as coisas decorreram na parte final da sua ligação ao Sporting aponta um bocadinho nesse sentido", começou por dizer, em comentário no canal NOW.
"Neste caso específico, é evidente que há uma situação de desconforto para toda a gente, a partir do momento em que o Sporting quis afastá-lo do jogo do campeonato frente ao Nacional, um jogo que, por acaso, o Sporting conseguiu resgatar os três pontos", destacou o jornalista.
José Nunes: "O seu afastamento compulsivo, no jogo diante o Nacional, causou algo"
"Não sabemos o que teria acontecido se Morten Hjulmand estivesse em campo. Mas, em todo o caso, um jogador que joga sempre a ser afastado desta forma, eu diria compulsiva, da equipa, de tal forma que nem assistiu ao jogo, mesmo sendo o capitão, que nem se deslocou ao Estádio José de Alvalade, evidentemente que causou algo", concluiu assim José Nunes.
Recorde-se que Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. Contudo, o médio e capitão do Sporting, está de regresso às opções, voltando à titularidade no jogo de hoje, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Em recente entrevista, ao falar do antigo avançado dos leões, antiga figura do Clube não esquece a fase atual do internacional colombiano
05 Fev 2026 | 16:03 |
Carlos Barbosa, antigo vice-presidente do Sporting, teceu recentemente rasgados elogios a Luis Suárez, mas recusou alongar-se em comparações com Viktor Gyökeres. Nesse mesmo sentido, abordou diversos temas que marcam a atualidade do Clube de Alvalade, entre eles, a 'veia goleadora' de Luis Suárez, que leva já 25 remates certeiros, ao cabo de 33 jogos.
Carlos Barbosa: "Gyökeres deixa saudade no Sporting, mas Suárez é um grande jogador"
"Mas é evidente que Gyökeres foi Gyökeres, e deixa uma saudade no Sporting muito grande. Mas o Suárez é um grande jogador, e tem-nos dado golos fantásticos e momentos de grande efusividade", começou por destacar, numa entrevista extensa à Antena 1.
"Quem é que não se lembra do Gyökeres? Era outro tipo de jogador, o que é engraçado. Eu gosto mais de ver este jogador [Suárez], porque é mais 'fussão', vai mais à luta, não é tão permissivo, está sempre à espera da bola", afirmou Carlos Barbosa, atual presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP).
Carlos Barbosa: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve"
O antigo vice-presidente leonino também se deixou render a Francisco Trincão - que já renovou pelo Sporting -: "Trincão é dos melhores jogadores que o Sporting já teve, é um jogador excecional, um jogador que vai sempre à luta, que tem sempre um poder de recuperação de bola extraordinário, e, portanto, ainda bem que refez o contrato com o Sporting, porque precisamos é de muita gente como ele".
Ao concluir, Carlos Barbosa abordou o caso instalado em torno de Morten Hjulmand: "É evidente que o Hjulmand tem mercado fora de Portugal. É evidente que será sempre um jogador muito cobiçado, lá fora. Todos os bons jogadores que têm sido formados, treinado e jogado no Sporting acabam por ir lá para fora, portanto, pode ser que aconteça isso, também".