Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

JOÃO MATOS EXPLICA HOMENAGEM FEITA A GLÓRIA DOS LEÕES: "ESTARÁ PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO SPORTING"

Capitão da equipa de futsal da turma de Nuno Dias deixa elogios a figura emblemática do Clube de Alvalade

João Matos explica tributo a Cavinato
João Matos explica tributo a Cavinato

  |

Icon Comentário0

João Matos não esqueceu Diego Cavinato durante a festa do inédito tetra por parte da equipa de futsal do Sporting (Recorde AQUI). Em entrevista ao jornal A Bola, o capitão leonino explicou os motivos pelos quais prestou tributo ao antigo ala dos leões e diz que o ítalo-brasileiro "é uma pessoa especial" e que "estará para sempre na história" dos verdes e brancos

"O Cavinato é um pessoal especial, mais ainda para quem o conhece como é o nosso caso. Temos de isolar aqui duas partes: o Cavinato enquanto pessoa e enquanto atleta do Sporting, que teve um caso de doping e que rescindiu contrato com o Sporting. Enquanto profissionais da modalidade, não temos de proteger um atleta, que foi apanhado no doping. De longe, querer passar essa mensagem", começou por dizer.


"A minha dedicatória ou agradecimento ao Cavinato foi pela pessoa que é, que esteve aqui anos e anos e que era a alma desta equipa. Quem trabalhou com ele no Sporting vai entender o que quero dizer. O Diego Cavinato era a alegria do grupo, quem mais brincava, que nos animava. Quando aconteceu o caso, foi um soco para todos nós", continuou.


"Houve um comunicado da Direção em que o Cavinato estava presente. Depois, a Direção saiu e ficou só ele e os atletas. Foi um dia marcante, muito duro a despedida dele pessoal. O Cavinato estará para sempre na história do Sporting pelo que conquistou, pelo que fez, pelos golos que marcou. É uma pessoa de coração puro, verdadeira, humilde e ele merecia este tetra", concluiu João Matos.

De recordar que o ala ítalo-brasileiro rescindiu com o Sporting, de forma amigável, em setembro de 2023, mas testou positivo num controlo antidoping, o que precipitou a sua saída. Diego Cavinato chegou ao Sporting em 2015/16, proveniente do Acqua e Sapone (Itália). Ao serviço dos verdes e brancos, o ala italiano de 38 anos fez 340 golos em 341 jogos, tornando-se o maior goleador da história da modalidade verde e branca. No total, o futsalista conquistou 21 títulos sob batuta de Nuno Dias: seis campeonatos nacionais, duas Liga dos Campeões, quatro Supertaças, cinco Taças de Portugal e quatro Taças da Liga, contribuindo para o sucesso tremendo dos leões.



Modalidades

"GOSTAVA QUE O SPORTING FOSSE O ÚNICO CLUBE DA MINHA CARREIRA, MAS NÃO SEI SE VAI ACONTECER"

Pilar do Clube de Alvalade tem algumas dúvidas quanto ao futuro com a Listada verde e branca

Pilar do Sporting tem algumas dúvidas quanto ao futuro com a Listada verde e branca
Pilar do Sporting tem algumas dúvidas quanto ao futuro com a Listada verde e branca

  |

Icon Comentário0
João Matos voltou a ser crucial em mais uma temporada do futsal do Sporting. Apesar de já não ter o tempo de jogo de outrora, o capitão dos leões continua a ser dos jogadores mais preponderantes do plantel de Nuno Dias. Atualmente com 37 anos, não tem certezas quanto ao futuro.

“Eu não sei quando vou parar de jogar, porque há aqui dois lados. Fisicamente, acho que vou conseguir jogar por muitos mais anos, até porque trato bem do meu corpo. Para a minha posição, numa equipa mais estática, eu irei sempre encaixar seja com 40 ou 41 anos. Depois, há aqui uma vertente financeira”, começou por dizer, ao jornal A Bola.


“Tenho mais um ano de contrato com o Sporting e no final desse vínculo ou vou trabalhar ou vou jogar à bola. Tenho um lado financeiro em casa, tenho de dar de comer aos meus filhos. Eu tenho os bónus, mas não uma profissão e eu só posso ter isso quando deixar o futsal… Se vou jogar até aos 41 anos? Acredito que não, mas se precisar de jogar, vou jogar. Gostava que o Sporting fosse o meu único clube na carreira, mas não sei se isso vai acontecer”, assegurou.


João Matos realizou a sua 19.ª temporada ao serviço da equipa principal de futsal do Sporting, na qual já é uma verdadeira instituição. Ao longo de todas estas épocas, o capitão dos leões já conquistou os seguintes para o seu palmarés pessoal: duas UEFA Futsal Champions League, 12 Campeonatos Nacionais, cinco Taças da Liga, nove Taças de Portugal, nove Supertaças e três Taças de Honra. Pela Seleção Nacional, o fixo tem quatro títulos: dois Europeus, um Mundial e uma Finalíssima.

Na temporada 2023/24, ano da conquista do inédito tetra da modalidade em Portugal, o 'Samurai' disputou 40 partidas: sete na Liga dos Campeões, 27 na Liga Placard, dois na prova rainha, três na Taça da Liga e ainda um na Supertaça. No total, apontou quatro golos.




Modalidades

“FISICAMENTE ESTÁ DESMONTADO, É PEÇAS SOLTAS POR TODO O LADO”: ESTRELA DO SPORTING PASSA MAU BOCADO

Apesar de vários problemas durante a temporada, craque dos leões fez época soberba com a Listada verde e branca

Apesar de vários problemas durante a temporada, craque do Sporting fez época soberba com a Listada verde e branca
Apesar de vários problemas durante a temporada, craque do Sporting fez época soberba com a Listada verde e branca

  |

Icon Comentário0
Zicky Té foi um dos grandes destaques da temporada do Sporting. Aos 22 anos - e já considerado por muitos o melhor pivô do Mundo - o craque dos leões teve a melhor prestação da carreira. Apesar de ter sido imparável, jogou grande parte da época com problemas no joelho esquerdo, conforme revela João Matos, capitão de equipa do futsal verde e branco.

Pensei que pudessem ser jogadores, mais o Tomás do que o Zicky. Sempre brinquei com o Zicky, dizendo que ele não ia chegar aos 24 anos, porque estaria acabado. Fisicamente, ele está desmontado, é peças soltas para todo o lado [risos]", assegurou o 'camisola 9' do Clube de Alvalade, ao jornal A Bola.


"A mentalidade com que estes jovens apareceram e incluo o Diogo Santos e o Hugo Neves, que também fazem parte deste leque, foi algo que mudou o Sporting e eu tenho uma admiração enorme por eles. Sou fã dos miúdos, muito do Tomás e acho que é atualmente o melhor fixo do mundo. O Zicky tem todas as condições para ser histórico na modalidade. Tem algumas condições físicas que têm de ser reavaliadas. No entanto, o Zicky tem uma alma, uma crença, uma humildade que o faz ser este jogador maravilhoso", terminou.


Esta temporada, na turma liderada por Nuno Dias, o pivô leonino realizou uma época fantástica, somando 41 finalizações certeiras em 41 encontros (23 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e um na Supertaça). Adicionalmente, pela Seleção, o internacional português marcou três golos em seis jogos.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Zicky Té contabiliza 167 partidas, 98 golos e 12 títulos conquistados: uma UEFA Futsal Champions League (2020/21), quatro Campeonatos Nacionais (2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24), três Taças da Liga (2020/21, 2021/22 e 2023/24), duas Taças de Portugal (2019/20 e 2021/22) e duas Supertaças (2021 e 2022).




Modalidades

ESTRELA DO SPORTING PRESTA TRIBUTO A DIEGO CAVINATO E NÃO ESQUECE QUE FEZ HISTÓRIA PELOS LEÕES

Futsalista que abandonou Clube de Alvalade no início da época foi lembrado por ex colega de equipa

  |

Icon Comentário0

João Matos não esqueceu Diego Cavinato, após a vitória da equipa de futsal do Sporting por 6-3 frente ao Braga. O capitão dos leões escreveu uma mensagem na rede social Instagram com uma dedicatória ao melhor marcador de sempre do Clube de Alvalade: "Também é tua".

"Obrigado. Época longa, muito difícil, objetivos e competições perdidas... Muita raça, ambição e querer, muito trabalho e um tetra no final. Acabou a época 23/24, agora vamos descansar o corpo e a mente. 24/25, a mesma ambição: ganhar!", começou por escrever.


"Obrigado equipa, a todo o staff e aos meus companheiros, à minha família e a todos os leões, todos! Cá estaremos para a próxima época. Como eu digo várias vezes, seja a jogar 30 minutos, 5 minutos, a gritar ou a bater palmas, todos somos importantes e todos temos um papel fundamental dentro de uma equipa", referiu o capitão dos leões, sem esquecer Diego Cavinato e a mulher: "É tua também", escreveu, para cada um deles.


De recordar que o ala ítalo-brasileiro rescindiu com o Sporting, de forma amigável, em setembro de 2023, mas testou positivo num controlo antidoping, o que precipitou a sua saída. Diego Cavinato chegou ao Sporting em 2015/16, proveniente do Acqua e Sapone (Itália). Ao serviço dos verdes e brancos, o ala italiano de 38 anos fez 340 golos em 341 jogos, tornando-se o maior goleador da história da modalidade verde e branca.

No total, o futsalista conquistou 21 títulos sob batuta de Nuno Dias: seis campeonatos nacionais, duas Liga dos Campeões, quatro Supertaças, cinco Taças de Portugal e quatro Taças da Liga, contribuindo para o sucesso tremendo dos leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MAIS DO QUE MERECIDO! CANHOTO DO SPORTING ELEITO MELHOR JOGADOR DA LIGA
Modalidades

MAIS DO QUE MERECIDO! CANHOTO DO SPORTING ELEITO MELHOR JOGADOR DA LIGA

 

Icon Comentário0
ZICKY ESTÁ IMPARÁVEL! PIVOT DO SPORTING RECEBE MAIS UMA DISTINÇÃO
Modalidades

ZICKY ESTÁ IMPARÁVEL! PIVOT DO SPORTING RECEBE MAIS UMA DISTINÇÃO

 

Icon Comentário0
ZICKY TÉ REVELA CONVERSA COM VARANDAS; CRAQUE DO SPORTING CONTA TUDO
Modalidades

ZICKY TÉ REVELA CONVERSA COM VARANDAS; CRAQUE DO SPORTING CONTA TUDO

 

Icon Comentário0