Futebol
Gyökeres mostra-se descontente no Arsenal e Ruben Amorim já está atento ao ex Sporting
22 Set 2026 | 10:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Nov 2024 | 11:59 |
João Pereira já realizou o primeiro jogo como treinador dos leões: foi – como escreveu o Leonino – num jogo particular, frente ao Leiria, em Alcochete. O jogo terminou com vitória de 5-2 por parte de uma equipa do Sporting que não pode contar com a grande maioria dos seus titulares.
O Sporting bateu a União de Leiria, por 5-2, no primeiro teste de João Pereira. Num jogo-treino realizado na Academia Cristiano Ronaldo, os leões, sem grande parte dos titulares, venceram o emblema da Liga 2 e tiveram direito a dois dias de folga.
O técnico português terá ficado agradado com o que viu e decidiu dar uma prenda aos jogadores do Sporting, concedendo dois dias de descanso ao plantel, que recentemente fez a transição entre Ruben Amorim e o antigo lateral-direito.
O plantel de Alvalade fica, assim, dispensado dos trabalhos no Clube até terça-feira, dia em que voltará à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para reiniciar a atividade e começar a preparar os próximos desafios que a equipa terá pela frente.
Referir que, na próximo terça feira, quando o plantel retornar à Academia, João Pereira ainda não vai ter à sua disposição os jogadores do Sporting que estão a representar as suas seleções. Este lote de jogadores perfaz a grande maioria dos titulares e jogadores importantes de João Pereira, que vão ter o tempo limitado para conhecer o novo treinador quando regressarem ao Sporting.
A pausa FIFA também poderá ter um problema para o treinador, que tem o primeiro jogo oficial marcado para sexta feira, dia 22 de novembro, o que significa muito pouco tempo para trabalhar com os jogadores, e para haver uma adaptação mútua entre equipa técnica e atletas. O Sporting vai ter três jogos em casa em apenas nove dias: dia 22, contra o Amarante, para a Taça de Portugal; depois o Arsenal, para a Liga dos Campeões, dia 26; por fim, o Santa Clara, para a Liga Portygal Betclic, dia 30 de novembro. A cadência de jogos aligeira um pouco em dezembro: vão ser “apenas” cinco jogos no último mês de 2024.
Depois das declarações prestadas pelo Presidente dos leões à chegada da Portugal Football Globes, o diretor do Record analisou o momento do técnico
22 Set 2026 | 17:30 |
Na chegada à Portugal Football Globes, Frederico Varandas foi questionado sobre o momento instável que a equipa do Sporting atravessa. Após as declarações relativas ao momento da equipa, Bernardo Ribeiro, diretor de Record, analisa as palavras utilizadas pelo Presidente dos verdes e brancos.
Bernardo Ribeiro: "Parece-me que não são suficientes para convencer os Sportinguistas"
Quando questionado relativamente ao poder dos argumentos de Varandas, Bernardo Ribeiro não deixa espaço para dúvidas: "Parece-me que não são suficientes para convencer os Sportinguistas. Mostram um presidente do Sporting que entende claramente que este não é o timing para deixar cair o treinador e que entende que é preciso dar mais tempo ao Rui Borges para trabalhar uma equipa que é bastante nova.
"Frederico Varandas não reage aos primeiros estímulos. Não é um homem que faça muitas vezes aquilo que se espera à primeira. Portanto, eu consigo entender. Acho que neste momento não há explicações, por muito racionais que sejam, e as de Frederico Varandas valem tanto como outras quaisquer, é a opinião dele e é perfeitamente perceptível qual é a opinião dele", esclareceu.
Relativamente à relação de Rui Borges com os adeptos, considera que a ruptura é clara: "A questão é que há relações que se quebram e que só são recuperáveis com vitórias. Acho que neste momento a relação de Rui Borges com as bancadas está numa fase que parece que não há nada que seja dito por Rui Borges, que faça com que as pessoas o sigam até ao fim".
"Só uma inversão do comportamento da equipa, uma inversão de resultados. Na verdade, o Sporting tem seis pontos de atraso com três empates caricatos. O Sporting deixa-se empatar com equipas que não são do seu campeonato, com erros sejam do treinador sejam dos jogadores", reforçou.
Bernardo Ribeiro considera que os adeptos precisam de "factos": "Agora, acho que não há mesmo nada que Frederico Varandas possa dizer, que possa reverter a situação. Neste momento, só factos, as pessoas precisam de factos. O facto que querem é que o Sporting ganhe jogos, o que não tem vindo a acontecer na Liga. Na sétima jornada, três empates com equipas que não são do campeonato do Sporting. Quer dizer, coloca a equipa a seis pontos do líder, sem ter tido nenhum jogo de dificuldade acrescida e essa é a realidade dos factos".
Futebolista está concentrado em mostrar-se ao treinador dos verdes e brancos no decorrer das próximas três semanas e plano está em marcha
22 Set 2026 | 17:02 |
João Simões está de volta às opções do Sporting e poderá aproveitar as próximas semanas para recuperar terreno na hierarquia de Rui Borges. O médio integrou a convocatória para o empate frente ao Arouca, embora tenha permanecido no banco durante todo o encontro.
O jogador leonino está recuperado do problema físico que o afastou dos relvados durante vários meses e que obrigou mesmo a uma intervenção cirúrgica. Antes de regressar à ficha de jogo da equipa principal, João Simões já tinha somado minutos ao serviço do Sporting B para recuperar ritmo competitivo.
A pausa para as seleções poderá agora ser particularmente importante para o médio. Issa Doumbia foi chamado por Itália e Silas Andersen estará ao serviço dos sub-21 da Dinamarca, deixando Rui Borges com menos opções para trabalhar no setor intermediário.
Sergi Altimira e Pedro Lima permanecem em Alcochete, tal como João Simões, e deverão concentrar boa parte do trabalho específico do meio-campo durante este período. A equipa técnica poderá igualmente recorrer a jovens dos escalões de formação para completar as sessões.
Antes da lesão, João Simões era encarado como uma peça importante no projeto do Sporting e vinha a ganhar espaço junto da equipa principal. O longo período de paragem travou essa evolução, obrigando o jogador a recomeçar praticamente do zero na luta por minutos.
'Camisola 25' dos verdes e brancos foi o escolhido de Rui Borges para utilizar a braçadeira nesta temporada, mas não é consensual em Alvalade
22 Set 2026 | 16:44 |
Carlos Pereira mostrou-se preocupado com a liderança existente no Sporting e deixou reparos ao perfil dos capitães da equipa, numa crítica que incide sobretudo sobre Gonçalo Inácio, atual principal portador da braçadeira leonina.
Carlos Pereira: "Jogadores são responsáveis também por alguns desaires"
Em declarações ao jornal A Bola, o antigo treinador e dirigente dos leões começou por afastar a ideia de que Rui Borges deve carregar sozinho a responsabilidade pelos últimos resultados. “A via mais fácil é apontar o dedo ao treinador, mas os jogadores são responsáveis também por alguns desaires. Têm de se unir".
Carlos Pereira: "São algo imaturos para terem o peso da braçadeira"
É na liderança dentro das quatro linhas que Carlos Pereira identifica uma das maiores fragilidades do Sporting. “Há pouca liderança dentro do campo. Na figura dos capitães também, de certa forma, são algo imaturos para terem o peso da braçadeira, querem é jogar, têm pouca experiência em termos de liderança".
Gonçalo Inácio assume atualmente um papel central na hierarquia de capitães dos verdes e brancos, depois das alterações profundas realizadas no plantel durante o último mercado. Apesar dos vários anos de ligação ao Sporting, Carlos Pereira entende que a antiguidade, por si só, não chega para garantir capacidade de comando.
“Não é que não mereçam, pela permanência no clube ao longo dos anos, o facto é que são muito jovens e, às vezes, se tiverem de dar uma dura, no bom sentido, em algum mais velho, isso não acontece”, acrescentou o antigo responsável leonino.
Gyökeres mostra-se descontente no Arsenal e Ruben Amorim já está atento ao ex Sporting
22 Set 2026 | 10:59
Varandas segura Rui Borges e João Maria Jonet dispara: “Bode expiatório de quem não soube ver"
22 Set 2026 | 13:14
Miguel Mendes deixa aviso a Rui Borges no Sporting: “Vai ter a corda ao pescoço”
22 Set 2026 | 14:40