
Futebol
Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M
29 Ago 2025 | 19:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Fev 2025 | 15:51 |
O trauma do Sporting em relação ao árbitro João Pinheiro passou a ter mais um capítulo na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro, durante o Clássico com o Porto, decorrido no Estádio do Dragão e a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional.
O juiz da Associação de Futebol de Braga tem sido amplamente criticado pela grande penalidade que não assinalou depois de Geovany Quenda ter sofrido uma falta de Zé Pedro, dentro da grande área. Pinheiro não só mandou seguir, como terá recebido a mesma indicação por parte do videoárbitro. O lance, por ter acontecido já em cima dos descontos, podia ter evitado que o Sporting saísse do Norte com um empate (1-1).
As queixas do Sporting e dos seus adeptos aumentaram ainda mais quando, logo depois, João Pinheiro expulsou Matheus Reis. O defesa brasileiro viu o segundo amarelo por contestar a decisão anteriormente tomada, e o Sporting, que neste momento já se encontrava a jogar com menos um, ficou depois reduzido a nove jogadores, com Diomande a ser, também ele, enviado para os balneários mais cedo, por um desentendimento com Fábio Vieira.
Este último Clássico junta-se assim a uma lista de mais sete ocasiões em que o Sporting, também com João Pinheiro a, se sentiu prejudicado, situações essas que recordamos abaixo:
Sporting 2-3 Rio Ave (2019)
O emblema de Vila do Conde viu assinaladas três grandes penalidades a seu favor que converteram com sucesso. Coates foi ainda expulso, decisão que motivou várias críticas dos leões.
Sporting 1-1 Porto (2021)
João Pinheiro foi VAR no empate a um golo com os azuis e brancos, em Alvalade, para o campeonato. Nesse jogo, Coates foi agredido com um soco de Pepe, no queixo, mas nem o videoárbitro detetou o sucedido, com o central português a escapar sem punição deste gesto.
FC Porto 2-2 Sporting (2022)
O emblema de Alvalade vencia por 2-1 quando Coates viu o cartão vermelho. A desvantagem numérica acabou por ajudar os dragões a chegar ao empate e, no final, instalou-se a confusão no relvado.
Sporting 0-2 FC Porto (2023)
O Sporting perdeu a Taça da Liga e a final, diante dos dragões, ficou marcada por uma visível dualidade de critérios disciplinares. Esta, importa dizer, acabou por favorecer o clube do Norte.
Sporting 2-2 Benfica (2023)
O Sporting ganhava por 2-1, mas ao minuto 90+4' surgiu o golo do empate, ainda que Coates tenha sofrido uma falta, não assinalada, nesse mesmo lance.
Vitória SC 3-2 Sporting (2024)
O emblema vimaranense beneficiou de uma grande penalidade duvidosa que empatou o encontro, mesmo em cima do intervalo. A mesma foi até considerada pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, como a situação que "virou o jogo".
FC Porto 4-3 Sporting (2024)
Para a Supertaça, Marko Grujic deu um soco a Viktor Gyokeres e deixou mesmo o avançado sueco a sangrar do nariz. João Pinheiro não só não assinalou falta a favor do Sporting, como o fez a favor... do Porto. Tiago Martins, no VAR, não interviu na decisão. Ainda neste jogo, o terceiro golo dos dragões, apontado por Nico González, devia ter sido invalidado, dado que Martim Fernandes, em posição de fora de jogo, se movimentou com um impacto claro na capacidade de Geny Catamo poder tentar disputar a bola com Gonçalo Borges, que assistiria o médio espanhol.
Confira alguns dos momentos polémicos onde João Pinheiro esteve envolvido:
Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic já este sábado, dia 30 de agosto, com início marcado para as 20h30
29 Ago 2025 | 23:09 |
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.
Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda.
Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído pelo reforço Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.
Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico frente ao rival azul e branco.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Leões e dragões disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 30 de agosto, com o apito inicial marcado para as 20h30
29 Ago 2025 | 22:53 |
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto, em jogo válido para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo entre equipa verdee e brancos e dragões jogar-se-á pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.
Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Ousmane Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda. Gonçalo Inácio é o central do lado esquerdo.
No miolo, Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído por Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.
Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico diante da turma de Francesco Farioli.
Informações: Sábado – 30 de agosto – 20h30 – Estádio José Alvalade
Transmissão: Sport TV 1
Quem está fora: Daniel Bragança, Nuno Santos, Maxi Araújo (lesões) e Jeremiah St. Juste (de saída)
Dúvidas: Ousmane Diomande e Hidemasa Morita
Selecionador Nacional falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026
29 Ago 2025 | 19:23 |
Roberto Martínez já falou após a revelação dos convocados de Portugal para os próximos dois jogos de apuramento para o Mundial de 2026. O Selecionador Nacional enumera alguns jogadores que estão perto da Seleção, numa lista onde se destaca Ricardo Mangas, reforço do Sporting neste mercado.
"Temos um grupo de jogadores que estão perto da Seleção: Ricardo Mangas, Flávio Nazinho, Diego Fernandes, João Mário, Alberto Costa, Mateus Fernandes, Geovany Quenda… O importante é criar um grupo competitivo, mas a Seleção está aberta. Queremos crescer nos próximos seis jogos. Temos de começar onde terminámos em junho", referiu o selecionador.
Ricardo Mangas tem calado os críticos que não concordaram com a sua contratação. O ala foi um dos nomes em maior destaque na goleada do Sporting, por 6-0, frente ao Arouca. O ‘camisola 91’ fez a sua estreia a titular e apontou o seu primeiro bis com a camisola leonina.
Por outro lado, Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez para representar Portugal nos compromissos diante da Arménia e da Hungria, relativos à qualificação para o Mundial
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros – soma três partidas. O jogador saiu do banco frente aos gansos e completou 37 minutos na Liga Portugal Betclic e estreou-se a titular diante do Arouca, tendo realizado 90' e marcado dois golos. Além do mais, foi titular na goleada dos leões frente ao Nacional (4-1).
Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M
29 Ago 2025 | 19:08
Ex árbitros falam da escolha para juiz no Sporting - Porto: "Não é surpresa"
29 Ago 2025 | 17:13
Arantes Fontes defende jogador afastado do Sporting por castigo: "Injustamente"
29 Ago 2025 | 16:24