
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na apresentação da sua marca de roupa, Ricardo Quaresma, que deu os primeiros passos no mundo de futebol ao serviço do Sporting, acredita que o novo Porto, sob a liderança de André Villas-Boas, terá sucesso, admitindo, no entanto, que está “triste” com os recentes acontecimentos no Dragão.
“Nunca pensei ver o meu clube assim, mas faz parte do futebol. Acredito que quem entrou vai fazer um grande trabalho, mas há que dar tempo ao tempo e não meter muita pressão, porque acredito que no início não vá ser fácil tapar tanta coisa que se destapou”, começou por declarar aos meios de comunicação presentes no Porto.
Vale lembrar que o avançado de 40 anos conhece Vítor Bruno, novo treinador dos dragões, teve André Villas-Boas como adjunto de José Mourinho no Inter e tem relação pessoal com Jorge Costa [novo diretor do futebol], que foi seu capitão no Porto. “O André tem uma competência muito grande para levar o Porto ao sucesso. Desejo que tenha sucesso e seja muito feliz, no nosso clube. Em relação ao [Vítor] Bruno, conheço-o como adjunto e todos estamos na expectativa para ver o que irá fazer como treinador principal, mas todo o treinador que entra no Porto torna-se num grande treinador”, disse momentos antes de prosseguir.
“Não tenho dúvidas. O Jorge [Costa] é daquelas pessoas que eu já disse várias vezes que marcou-me muito. Não só como o grande capitão que foi deste clube, deste meu clube, mas também como um homem que, quando as coisas não estavam a correr bem, levantou o Porto e meteu-o no caminho certo. Pela admiração, o respeito e carinho que tenho por ele, sei que vai ser muito bom para o Porto ele ter voltado”, terminou, em conversa com A Bola.
Ricardo Quaresma foi formado no Clube de Alvalade, de onde saiu em 2003/2004, para o Barcelona, tendo trocado os catalães pelo Porto, no ano seguinte. O futebolista continua à procura de clube para prosseguir a carreira. Pela equipa principal do Sporting, o internacional português jogou 74 partidas, nas quais apontou dez golos e 12 assistências. Pelos leões, venceu uma Campeonato Nacional (2001/02), uma Supertaça (2002) e uma Taça de Portugal (2001/02).
Jogador, que está na lista de eventuais reforços do Clube de Alvalade, afasta-se do emblema verde e branco e chegada é cenário improvável
|
Demir Tiknaz foi uma das grandes revelações da última edição da Liga Portugal Betclic, mas, a julgar pelas palavras de Serdal Adali, presidente do Besiktas, o médio, que está na lista de eventuais reforços do Sporting não vai continuar a jogar no Rio Ave nem irá rumar ao Clube de Alvalade, uma vez que o jogador deverá voltar ao clube de Istambul.
Serdal Adali: "Tiknaz? Espero que o jogador volte"
“Havia uma cláusula de empréstimo mais opção de compra no contrato. O clube tem de nos dar uma notificação oficial até ao dia 10 deste mês. De facto, espero que não exerçam a opção de compra e que o jogador volte”, começou por referir o líder máximo do Besiktas, em declarações à imprensa turca.
Tiknaz tem vários pretendentes, entre os quais o Sporting, mas Serdal Adali afirma que os planos do clube turco passam pela integração do médio no plantel treinado por Ole Gunnar Solskjaer, em 2025/26: “O Besiktas tem muito de mim e do nosso treinador e este é um futebolista de que o treinador gosta. Mas, se eles exercerem a opção, não há nada que possamos fazer”.
Serdal Adali: "Tiknaz? É um futebolista que o treinador gosta"
Vale sublinhar que, no verão passado, o Rio Ave acordou com o Besiktas o empréstimo de Tiknaz. Em 2024/25, o médio realizou uma grande temporada no clube de Vila do Conde, conquistando progressivamente o seu lugar entre os titulares habituais da equipa orientada por Petit. O médio de 20 anos participou num total de 34 jogos, tendo assinado quatro golos e duas assistências.
Formado no Besiktas, o jovem médio conquistou uma Taça da Turquia e duas Supertaças, ao serviço do clube de Istambul . A nível internacional, o jogador representou a seleção sub-19 turca em três ocasiões e já participou em cinco encontros da seleção sub-21.
Cube, que terminou a Ligue 1 no oitavo lugar, tem como prioridade o reforço do meio campo e olha para jogador na mira do Clube de Alvalade
|
Afonso Sousa tem o futuro ainda por definir. Tal como o Leonino adiantou em exclusivo, o médio está na mira do Sporting, mas os franceses do Lens apresentaram uma proposta ao Lech Poznan nos últimos dias com o objetivo de fechar a contratação do internacional jovem português.
A informação é avançada por Sebastian Staszewski, jornalista polaco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. O clube, que terminou a Ligue 1 no oitavo lugar, tem como prioridade o reforço do meio campo, no mercado de verão, e Afonso Sousa é o alvo preferencial.
Ainda assim, o jogador não parece disposto a trocar o Lech Poznan pelo Lens, preferindo esperar pela chegada de propostas oriundas de clubes mais fortes. O médio de 25 anos já terá mesmo recusado as abordagens do Braga e dos turcos do Samsunspor, que também estavam interessados a sua contratação.
O Sporting mantém-se atento à situação de Afonso Sousa e a ponderar a apresentação de uma proposta. O Clube de Alvalade estará na disposição de investir cinco milhões de euros na contratação do médio português, que está avaliado em 4M. O jogador vai entrar no último ano de contrato com o emblema polaco, uma vez que o vínculo é válido até junho de 2026.
Vale sublinhar que Afonso Sousa foi eleito melhor médio da liga polaca, em 2024/25 e esteve ainda entre os três finalistas para o prémio de jogador do ano. O atleta foi uma peça-chave do Lech Poznan, na campanha que culminou na conquista do campeonato polaco, somando 32 jogos, 13 golos e quatro assistências na equipa orientada pelo treinador dinamarquês Niels Frederiksen.
Equipa minhota prepara-se para fazer várias alterações do plantel, sendo o médio português de 24 anos um dos alvos mais valiosos da turma vimaranense
|
O Vitória de Guimarães prepara-se para fazer várias alterações do plantel, sendo Tomás Handel um dos alvos mais valiosos da equipa. Tal como já foi avançado por um Exclusivo do nosso Jornal, o Sporting está interessado em contratar no jogador e procura aproveitar a situação financeira periclitante dos vimaranenses.
Com o Vitória de Guimarães a não assegurar o apuramento para as competições europeias da próxima temporada, Tomás Handel pode deixar a formação minhota, tendo como um dos principais interessados o emblema leonino, do treinador Rui Borges, que já conhece bem o jogador luso-austríaco.
A direção presidida por Frederico Varandas não é a única que tem o médio do emblema vimaranense em mente. Ainda no último mercado de inverno clubes como o Porto ou o Milan perguntaram pelo jogador de 24 anos, que acabou por se manter no Vitória de Guimarães.
Caso exista um negócio por Tomás Handel, pelo seu valor de mercado, o jovem médio será o terceiro maior encaixe financeiro da história do Vitória de Guimarães, ficando apenas atrás de Edmond Tapsoba e Alberto, que foram vendidos por 20,2 e 13,8 milhões de euros, respetivamente.
Esta última temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.