Futebol
Palhinha responde aos adeptos do Sporting que o assobiaram: “Os irracionais…”
25 Set 2026 | 08:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Fev 2025 | 07:47 |
Sporting e Porto empataram 1-1 no Clássico na jornada 21 do campeonato nacional. Embora os leões tenham adormecido na segunda parte, tentando segurar a vantagem, certo é que João Pinheiro voltou a fazer das suas e sonegou uma grande penalidade aos comandados de Rui Borges ao minuto 90+5'. Jorge Faustino aponta o erro flagrante do juiz.
"Tacle em salto de Zé Pedro para tentar roubar a bola a Quenda. Tocou com biqueira da bota na bola, mas para isso, acertou com perna esquerda no pé de apoio de Quenda derrubando-o. Penálti", assegurou o especialista em arbitragem, ao jornal Record, apontando o erro de João Pinheiro.
O lance foi claro e não passou despercebido, mas o juiz principal do encontro e o VAR Tiago Martins fizeram vista grossa. Apesar de o defesa do Porto ter 'varrido' o ala do Sporting, a equipa de arbitragem mandou jogar, ao invés de assinalar grande penalidade como seria correto.
A situação não só retirou aos verdes e brancos uma chance flagrante de obter a vitória no Clássico como acabou por criar uma série de protestos que valeram a expulsão de Matheus Reis. João Pinheiro assinalou canto e, depois do brasileiro, Ousmane Diomande também viu vermelho direto após encostar a cabeça em Fábio Vieira que, de modo teatral, simulou uma agressão.
O Sporting vira agora atenções para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os leões voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade.
Recorde o lance em causa:
Treinador dos verdes e brancos tem aproveitado a pausa internacional para rever as dificuldades neste arranque de temporada desportiva
25 Set 2026 | 10:42 |
Rui Borges tem aproveitado a pausa para as seleções para fazer uma análise profunda ao arranque de temporada do Sporting. O treinador reviu os oito encontros oficiais já disputados pelos leões, procurando identificar os problemas que têm impedido a equipa de apresentar maior consistência.
Segundo o jornal ‘O Jogo’, o técnico chegou à conclusão de que a falta de automatismos é uma das principais dificuldades neste momento. O Sporting soma cinco vitórias e três empates, mas tem apresentado oscilações que Rui Borges relaciona também com a profunda transformação sofrida pelo plantel durante o último mercado.
O meio-campo foi uma das zonas mais afetadas pela mudança. Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Francisco Trincão deixaram Alvalade, enquanto Sergi Altimira, Issa Doumbia e Rodrigo Zalazar chegaram para assumir papéis importantes numa estrutura que ainda procura criar novas rotinas.
A pausa internacional, contudo, não permite trabalhar essa sintonia em pleno. Altimira permaneceu em Alcochete, mas Doumbia e Zalazar estão ao serviço das seleções de Itália e Uruguai, respetivamente. Rui Borges acredita, ainda assim, que a melhoria surgirá com o tempo e com o aumento das rotinas entre os novos elementos.
Todas as atenções estão agora direcionadas para a deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. O Sporting ocupa o terceiro lugar da Liga, com 15 pontos, seis atrás do líder Porto e um do Benfica, pelo que uma resposta positiva no Minho assume particular importância para evitar novo atraso na luta pelo título.
'Camisola 22' dos verdes e brancos encontra-se a passar por um grande momento na sua carreira, mas leões vão ter de abrir os cordões aos bolsos
25 Set 2026 | 10:10 |
Iván Fresneda cumpriu o sonho de chegar à seleção principal de Espanha, mas a promoção do lateral-direito também terá consequências financeiras para o Sporting. A primeira convocatória pelos AA obriga os leões a pagar 250 mil euros ao Valladolid.
Segundo o jornal O Jogo, citando informações avançadas pelo ‘AS’, o negócio realizado no verão de 2023 contemplava 9 milhões de euros fixos e mais 2 milhões mediante objetivos. Um desses prémios fica agora desbloqueado com a chamada do 'camisola 22' leonino à seleção espanhola.
A despesa poderá mesmo aumentar para meio milhão de euros. Além dos 250 mil euros referentes à convocatória, o Sporting terá de entregar mais 250 mil ao Valladolid caso Fresneda se estreie num encontro oficial pela equipa principal de Espanha.
Víctor Orta, diretor desportivo do emblema espanhol, confirmou a existência desses mecanismos. “Com a convocatória de Iván Fresneda por parte da seleção espanhola recebemos uma quantia de dinheiro, e se se estrear num jogo oficial pela seleção também”, explicou à Cadena SER Radio Valladolid.
O dirigente chegou mesmo a brincar com a promoção do jogador do Sporting. “Ainda bem que convidámos o selecionador e o meu amigo Karanka [diretor técnico da seleção espanhola]”, atirou, antes de sublinhar que Fresneda “mereceu” a oportunidade porque “fez um grande ano”.
Internacional uruguaio continua a ser uma das principais peças da equipa verde e branca, mas o técnico precisa de alternativas para a sua ausência
25 Set 2026 | 09:37 |
O Sporting continua atento à situação de Maxi Araújo antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro. O lateral está ao serviço do Uruguai e só deverá regressar aos treinos na véspera do encontro, cenário que obriga Rui Borges a preparar alternativas para o corredor esquerdo.
Segundo o jornal Record, caso Maxi não reúna condições para ser titular na Pedreira, Rodrigo Dias parte neste momento à frente de Moncef Zekri na corrida por um lugar no onze. O jovem de 21 anos tem trabalhado com frequência junto da equipa principal do Sporting e já foi utilizado esta temporada.
Rodrigo Dias foi mesmo titular na primeira jornada da Liga, frente ao Estrela da Amadora, encontro que terminou empatado a duas bolas. Desde então, tem continuado próximo das opções de Rui Borges e beneficiará também da maior preparação física relativamente a Zekri.
O lateral marroquino, contratado ao Mechelen, ainda não se estreou oficialmente pelo Sporting e continua a cumprir um plano específico de reforço físico em Alcochete. A falta de ritmo e de rotinas com os restantes companheiros coloca-o, nesta fase, atrás de Rodrigo Dias na hierarquia para uma eventual substituição de Maxi Araújo.
A preocupação prende-se com a exigente agenda do internacional uruguaio. Maxi está integrado na digressão asiática da seleção, que já defrontou o Japão e ainda tem jogos com Coreia do Sul e Índia, sendo que o último compromisso acontece a 6 de outubro.
O regresso a Portugal deverá acontecer apenas no dia 8, precisamente na véspera da visita ao Braga. A estrutura leonina chegou a equacionar um retorno antecipado dos internacionais sul-americanos, mas a janela FIFA impede essa possibilidade.