Futebol
Hugo Oliveira diz que o melhor treinador português passou no Sporting e não é Ruben Amorim
08 Nov 2025 | 11:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Nov 2025 | 14:10 |
A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) emitiu um comunicado a defender Rui Borges, treinador do Sporting, após críticas vincadas de José Manuel Antunes. O antigo dirigente do Benfica acusou o técnico de "não ter nível intelectual" para estar em Alvalade.
ANTF: "Visam colocar em causa a sua competência profissional"
"A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vem, por este meio, manifestar o seu repúdio pelos comentários recentemente proferidos num canal televisivo contra o treinador do Sporting CP, Rui Borges, que visam colocar em causa a sua competência profissional afrontando simultaneamente os valores fundamentais da dignidade e do respeito na nossa profissão", pode ler-se.
A ANTF recorda as palavras do ex Benfica e refere as conquistas de Rui Borges: "'Não é propriamente a figura de taberneiro, mas é uma pessoa que não tem nível intelectual para ser treinador de um grande clube'. A frase, proclamada num programa de crítica especializada em futebol, num canal nacional aberto, vem na sequência de outras semelhantes, de autores diversos, e fez-se a propósito de um treinador campeão nacional, com praticamente dez anos de carreira, que atravessou e respeitou todos os níveis de formação específica exigidos para a prática da sua atividade".
ANTF: "Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional"
"O comentador em causa desconhece, porventura, que ser treinador de futebol implica trabalhar com pessoas, gerir emoções e tomar decisões… sob pressão, o que exige elevada capacidade intelectual e emocional. Reduzir o papel de um treinador à falta de 'capacidade intelectual' é faltar ao respeito a toda uma classe profissional, cujo rigoroso processo formativo exige investimento pessoal, conhecimento, estudo permanente e aturada investigação", acrescenta.
Para terminar, a ANTF recorda os grandes elogios de Luciano Spalletti a Rui Borges no final do Juventus - Sporting e "reafirma o seu compromisso na defesa de todos os treinadores, promovendo a excelência técnica, o fair-play e o reconhecimento da função que desempenham. A profissão de treinador merece ser exercida em ambiente de respeito, ponderação e segurança".
Treinador dos verdes e brancos estuda alteração no onze inicial dos leões, que enfrentam os açorianos a partir das 20h30 deste sábado
08 Nov 2025 | 14:07 |
Rui Borges está a estudar a possibilidade de adaptar Eduardo Quaresma a lateral-direito diante do Santa Clara. Iván Fresneda foi novidade na convocatória e, caso não possa jogar, o jovem formado em Alcochete irá ser lançado no onze titular.
Se Fresneda estiver apto a ir a jogo, o 'camisola 22' irá começar de início nos Açores. No entanto, se ainda sentir dores e/ou algum desconforto, Quaresma será chamado a titular. Certo é que a alternativa direta ao internacional sub-21 pela la roja - Georgios Vagiannidis - deverá ser suplente.
O grego foi titular diante da Juventus e somou vários erros a nível defensivo, sendo muito massacrado por Kenan Yildiz. No ataque, Vagiannidis também mostrou ainda não estar totalmente ambientado com as dinâmicas incutidas por Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - soma seis partidas. Neste arranque de época, o jogador disputou um total de 337 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou assistido os companheiros.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Leões dominaram toda a primeira parte, mas acabaram por sofrer e sair a perder para intervalo, chegando à igualdade no segundo tempo
08 Nov 2025 | 12:55 |
A equipa B do Sporting empatou 1-1 com o Penafiel, este sábado, dia 8 de novembro, em partida a contar para a 11.ª jornada da Segunda Liga. Os verdes e brancos não conseguiram o quarto triunfo consecutivo, após terem vencido o Feirense, por 3-2, na ronda anterior.
Numa partida disputada em Vizela, o conjunto secundário do Clube de Alvalade dominou todo o primeiro tempo. No entanto, os leões foram bastante perdulários e o Penafiel acabaria por abrir o marcador aos 34', saíndo na frente para intervalo.
O Sporting B entrou na segunda parte com vontade de chegar cedo ao empate, que chegou aos 55'. Rafael Nel respondeu a um cruzamento de José Silva com uma grande cabeçada e repôs a igualdade no marcador, que não mais viria a sofrer alterações.
Com este empate – o primeiro em 10 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião - estão no primeiro lugar da tabela classificativa, com 22 pontos amealhados. Torrense (20) e Leiria (18) fecham o pódio da Liga 2. Benfica B (10) e Porto B (cinco), ocupam o 15.º e 18.º lugar. O Sporting volta a entrar em campo apenas a 23 de novembro, na visita a Chaves, agendada para as 11h00.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (guarda-redes), José Silva, João Muniz, Bruno Ramos, David Moreira, Samuel Justo, Manuel Mendonça, Rayan Lucas, Salvador Blopa, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel.
Antigo jogador dos verdes e brancos representa o Real Cartagena, da segunda divisão colombiana, e teve lance de génio na última partida
08 Nov 2025 | 12:02 |
Fredy Montero continua a mostrar um grande instinto goleador, apesar dos 37 anos. Ao serviço do Real Cartagena, da segunda divisão colombiana, o antigo jogador do Sporting marcou um belo golo, no empate (2-2) na visita ao terreno do Patriotas.
A partida até começou a favor da equipa adversária, que era favorita a vencer o encontro. Juan Hurtado abriu o marcador aos 8 minutos, com Yeiner Londoño a fazer o 2-0 aos 27'. O marcador não mais se alterou até ao final da primeira parte.
No segundo tempo, o ex Sporting reduziu desvantagens com um grande pontapé de bicicleta ao minuto 55. O Real Cartagena foi atrás do resultado e, aos 69', Álvaro Meléndez fez o 2-2, que se viria a registar aquando do apito final do árbitro.
Esta temporada, com a camisola do Real Cartagena, Fredy Montero - avaliado em 50 mil euros - soma 36 jogos. Ao longo dos 2.722 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Sporting marcou 28 golos, mas não fez qualquer assistência.
Fredy Montero, recorde-se, jogou no Sporting entre 2013/14 e janeiro de 2016, tendo regressado, mais tarde, em 2017/18. No total, o colombiano realizou 131 jogos e marcou 46 golos. Com a Listada verde e branca, venceu duas Taças de Portugal (2014/15 e 2018/19), uma Supertaça (2015) e duas Taças da Liga (2017/18 e 2018/19).
Veja o golo: