
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Condicionado por várias lesões, Rui Borges e a estrutura do Sporting têm-se visto obrigados a apostar nos valores que existem nas camadas jovens de Alcochete, de modo a suprir algumas das ausências que se vão fazendo notar. Geovany Quenda e Alexandre Brito são dois exemplos desta política interna do Clube - e fazem questão de manter a ligação com os jovens verdes e brancos.
O par de jovens craques, que já representa a equipa principal do Sporting, foi visto nas bancadas do Estádio José Gomes, na Amadora, para assistir ao encontro da Liga Revelação, onde atua a equipa sub 23 dos leões - a partida foi contra o Estrela da Amadora, a contar para o apuramento de campeão do campeonato.
A exibição, e o resultado, não foram os melhores para o Sporting, mesmo com o apoio de Geovany Quenda e Alexandre Brito, presentes nas bancadas. Os jovens leões acabaram a partida derrotados por 2-0, e desceram ao último lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Relembrar que Geovany Quenda e Alexandre Brito tiveram caminhos diferentes até chegarem à estreia na equipa principal do Sporting: o primeiro ganhou o seu lugar no plantel ainda na pré época, tendo sido lançado por Ruben Amorim, a titular, no primeiro jogo da temporada desportiva, a Supertaça, frente ao Porto. Desde esse momento, foi uma das opções mais regularmente utilizadas na equipa verde e branca, com qualquer um dos três treinadores que passaram no Clube entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Alexandre Brito conta uma história diferente. Começou a época nas camadas jovens dos leões, apesar de ser presença regular nos treinos da equipa principal. As muitas lesões que se sentiram no plantel verde e branco, com especial incidência no meio campo do Sporting, abriram as portas à estreia do jovem leão, que parece ter ficado a fazer parte do lote de escolhas de Rui Borges para o que resta da temporada.
Turma comandada por Rui Borges segue na liderança da Liga Portugal Betclic, mas estatística tem estado contra os leões em determinado momento do jogo
|
As segundas parte não têm sido benéficas para o Sporting, que já perdeu vários pontos que pareciam conquistados pela primeira parte de alguns encontros. Esse dado é agravado quando os verdes e brancos jogam fora da sua casa, o Estádio José de Alvalade, tendo inclusive vencido apenas um dos últimos nove encontros.
De recordar que o Sporting não foi além de um empate frente ao AVS (2-2), no passado domingo, dia 23 de fevereiro. Num encontro que parecia sentenciado depois de uma vantagem de 2-0, um penálti cometido por Ousmane Diomande e, mais tarde, a expulsão do central, - que ouviu uma reprimenda do técnico, como revelou em Exclusivo o Leonino - levaram a turma leonina a deixar cair mais dois pontos no campeonato.
Este cenário já tinha ocorrido em Guimarães, frente ao Vitória, onde o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 2-1, até aumentou a vantagem para 3-1 mas subitamente, sofreu três golos em 11 minutos, conseguindo neste caso, salvar ainda um ponto com golo no último minuto por parte de Francisco Trincão. Somente frente ao Arouca, com Rui Borges, o Sporting conseguiu melhorar o resultado que tinha ao intervalo, embora só tenha chegado ao empate.
"Neste momento, o Rui Borges está muito limitado em termos de opções devido às muitas lesões, mas também têm sido cometidos erros individuais, como expulsões ou grandes penalidades", aponta Diogo Boa Alma, diretor desportivo, ao jornal O Jogo.
De recordar que o Sporting de Rui Borges, partilha neste momento a liderança com o Benfica, tendo ambas as equipas 53 pontos, mais seis do que Porto e Braga (47), ao fim de 23 jornadas da Liga Portugal Betclic. O próximo adversário dos leões para o campeonato é o Estoril, num encontro marcado para as 20h15 de dia 3 de março (segunda-feira).
Já com 29 anos, médio internacional japonês terá desejo de experimentar outros campeonatos e assinar um grande contrato, possivelmente o último da carreira
|
Rui Borges, treinador do Sporting, garantiu que Hidemasa Morita tem contrato com os verdes e brancos, não entrando em detalhes sobre o alegado pedido do internacional japonês, que terá informado a SAD leonina de que está será a última temporada em Alvalade.
"Não estou preparado, porque ninguém me disse que ele ia embora. Já era um grande admirador do Morita quando não era treinador do Sporting, agora ainda mais. Tem contrato com o Clube, é um jogador que gosto muito. Estou preocupado em recuperá-lo", admitiu, em conferência de antevisão ao duelo.
Informações recentes revelam que, para evitar que o médio saia a custo zero, o Sporting vai tentar vender o 'camisola 5' já no próximo mercado de verão. Frederico Varandas pede uma quantia de cerca de 10 milhões de euros para libertar o internacional japonês.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.637 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Ala internacional moçambicano está fora desde dia 2 de fevereiro, altura em que os leões bateram o Farense na 20.º jornada da Liga Portugal Betclic
|
A recuperação de Geny Catamo está já na reta final, com o canhoto a entrar na equação da partida diante do Gil Vicente. Rui Borges ainda espera luz verde da Unidade de Performance dos leões, mas poderá ter boas indicações antes do duelo da Taça de Portuglal.
"Vamos ver se conseguimos integrar o Geny Catamo para amanhã e se pode ser opção", assumiu o técnico verde e branco, em conferência de antevisão, não deixando certezas sobre a condição física do internacional moçambicano, que vem sendo ausência há várias partidas consecutivas.
A última vez que o 'camisola 21' do Clube de Alvalade entrou nas opções foi a 2 de fevereiro, na 20.º jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões bateram o Farense, por 3-1, mas o ala saiu lesionado aos 25 minutos de jogo. Desde então, falhou cinco encontros de forma consecutiva.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 33 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.151 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.