Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2024 | 10:25 |
Juan Izquierdo, antigo colega de equipa de Sebastián Coates no Nacional, morreu, esta quarta-feira. O antigo jogador do Nacional havia caído inanimado no relvado durante o encontro dos oitavos de final da Copa Libertadores entre o emblema uruguaio e o São Paulo, na passada quinta-feira.
Nessa partida, Sebastián Coates começou como titular, mas, ao intervalo, Martín Lasarte decidiu lançar Juan Izquierdo para o lugar do antigo capitão do Sporting. Aos 84 minutos, o uruguaio caiu no relvado e, apesar dos rápidos esforços das equipas médicas, não foi possível recuperar o atleta.
O Hospital onde Juan Izquierdo estava internado comunicou que o atleta faleceu “em consequência de morte cerebral, após paragem cardiorrespiratória associada a uma arritmia".
“É com a maior tristeza e pesar que o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Todo o Nacional está de luto por esta perda irreparável. Que descanse em paz. Juan, estarás sempre connosco”, escreveu o Nacional, nas redes sociais, lamentando a morte do atleta.
Na sua carreira, Juan Izquierdo contou com passagens pelo CA Cerro, Peñarol, Atlético San Luis, Montevideo Wanderers, Liverpol Montevideo e Nacional. O atleta, que jogava a defesa-central, partilhou balneário com nomes como Sebastián Coates, Luis Suárez ou Darwin Núñez.
'Camisola 8' dos verdes e brancos não faz parte das escolhas do Selecionador Nacional para o Mundial 2026, chamando apenas Rui Silva, Inácio e Trincão
22 Mai 2026 | 11:22 |
Pedro Gonçalves ficou fora da convocatória de Roberto Martínez para o Mundial 2026 e a decisão foi recebida com tristeza no universo do Sporting. Tanto Rui Borges como Rui Silva lamentaram a ausência do 'camisola 8' dos leões, embora sublinhando o respeito pelas escolhas do selecionador nacional.
Rui Borges: "Claro que fico triste, e ele também ficou"
O treinador leonino admitiu mesmo que a notícia deixou mágoa no balneário verde e branco, sobretudo pela temporada realizada pelo internacional português. “Claro que fico triste, e ele também ficou. É uma oportunidade única ir a um Mundial, ele tem trabalhado para isso”, afirmou Rui Borges, em declarações à Sport TV.
Ainda assim, o técnico fez questão de não contestar diretamente a decisão da Seleção Nacional de Portugal. “A questão de merecer ou não, da nossa parte, nós achamos sempre que merece, mas não vou discutir as decisões do selecionador. Ele tomou as decisões que quis, achou que são as melhores e eu como português, vou estar a torcer pela seleção, independentemente dos jogadores convocados. Todos temos de apoiar o nosso país”, acrescentou.
Também Rui Silva comentou a ausência de Pote da lista final de convocados. O guarda-redes leonino, que estará presente no Mundial juntamente com Gonçalo Inácio e Francisco Trincão, assumiu que existia a expectativa de ver o colega incluído entre os eleitos.
Rui Borges: "Claro que contávamos com ele e temos pena de não poder estar"
“O Pote acompanhou-nos durante todas as convocatórias e esteve na última Liga das Nações. Claro que contávamos com ele e temos pena de não poder estar. Fez uma época muito boa, mas são decisões e temos de respeitar as decisões do selecionador”, explicou o guardião.
Rui Silva falou ainda sobre a emoção de marcar presença no primeiro Mundial da carreira. “É um orgulho enorme. É o meu primeiro Mundial, já tive a oportunidade de estar num Europeu, na Liga das Nações e é algo muito gratificante para mim e para a minha carreira”, concluiu o guarda-redes de 32 anos.
Treinador dos verdes e brancos comentou os recentes rumores do mercado de transferências relacionados com um dos seus principais jogadores
22 Mai 2026 | 11:06 |
Rui Borges reagiu esta sexta-feira, dia 22 de maio, aos rumores que apontam Morten Hjulmand ao Real Madrid pela mão de José Mourinho, atual treinador do Benfica que está cada vez mais perto de assumir o comando técnico dos merengues.
Rui Borges: "Encaro com naturalidade"
À margem da preparação para a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, o técnico do Sporting acha normal este interesse de grandes equipas: “Encaro com naturalidade, até pelo jogador que é, pelo grande jogador que é, pelas grandes épocas que tem feito no Sporting... Tem feito grandes épocas, é um jogador que faz muitos jogos por ano, a sua qualidade está clara e aos olhos de toda a gente”, afirmou o treinador, em declarações à Sport TV.
Rui Borges foi ainda mais longe e garantiu que não ficaria surpreendido com o interesse de qualquer gigante europeu no internacional dinamarquês. “Agora, não me surpreende nada, seja o Real Madrid ou outra grande equipa a nível mundial, que falem do Morten, tal como de outros jogadores. É sinal de que o trabalho foi minimamente bem feito”, sublinhou.
O técnico destacou também a valorização coletiva do plantel leonino ao longo da temporada. “Saiu toda a gente valorizada, independentemente de não termos conseguido ser tricampeões. Saímos todos valorizados, pela qualidade individual e coletiva da equipa. Isso, enquanto líder, também me deixa feliz”, concluiu.
Morten Hjulmand mantém contrato com o Sporting até 2028 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Ainda assim, tem vindo a ser avançada a existência de um entendimento informal entre o jogador e Frederico Varandas para facilitar uma eventual saída por valores na ordem dos 50 milhões de euros.
Jogador prepara-se para ser o segundo reforço oficial dos verdes e brancos para a próxima temporada, depois da transferência de Rodrigo Zalazar
22 Mai 2026 | 10:43 |
Pedro Lima já é oficialmente jogador do Sporting. O médio de 23 anos assinou contrato válido até 2031 e ficou blindado por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, tornando-se mais um reforço assegurado pela SAD leonina para a temporada 2026/27.
O jogador será apresentado oficialmente apenas na próxima semana, já depois da final da Taça de Portugal dos leões frente ao Torreense, marcada para domingo, dia 24 de maio, no Estádio Nacional, com apito inicial agendado para as 17h15.
Para garantir a contratação junto do AVS, os leões investiram 4 milhões de euros fixos, podendo o negócio atingir os 6 milhões mediante objetivos desportivos. Formado no Palmeiras, Pedro Lima destacou-se esta temporada ao serviço da formação avense, terminando a época com seis golos e duas assistências em 29 jogos.
O brasileiro junta-se assim a Rodrigo Zalazar, que também já assinou pelos verdes e brancos antes de seguir para a seleção do Uruguai. A próxima oficialização deverá ser a de Issa Doumbia, médio contratado ao Venezia por 20 milhões de euros, acrescidos de objetivos.
Além disso, o Sporting continua igualmente em negociações avançadas por Silas Andersen, médio de 22 anos que representa o BK Häcken e que poderá tornar-se o próximo reforço para o meio-campo leonino. Com estas movimentações, a estrutura liderada por Frederico Varandas começa a desenhar um novo “miolo” para a equipa de Rui Borges, numa fase em que já está confirmada a saída de Hidemasa Morita e em que Morten Hjulmand e Daniel Bragança continuam com o futuro em aberto.