
Modalidades
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
30 Jan 2025 | 15:42 |
Martim Costa, lateral da equipa de andebol do Sporting, foi decisivo para o apuramento de Portugal para as meias-finais do Mundial da modalidade, depois de ter marcado o golo decisivo a cinco segundos do fim (31-30, após prolongamento). No final do encontro, o jogador partilhou o momento em que o capitão de equipa lhe disse para assumir a condução do último ataque.
"No último ataque, fui para cima do Golla e o Rui Silva disse-me para 'rebentar com ele'. E assim foi, rebentei com ele", referiu, entre risos, depois de abordar a sua prestação no encontro: "Não gosto de me esconder, mesmo que as coisas não estejam a correr bem. Não posso deixar de ser eu mesmo, só porque não me estão a sair bem", disse, admitindo que sentiu dificuldades na partida.
"Os primeiros 60 minutos foram duros para mim, não estava no meu melhor, mas no prolongamento consegui aparecer quando tinha de aparecer e ajudar. Não me escondi e isso é parte de mim. Se tiver de falhar, falho eu e assumo as consequências. Não gosto de passar a batata quente para os outros. Marquei, estamos todos felizes e vamos", resumiu.
O jogador de 22 anos enalteceu ainda o quão difícil era a tarefa de Portugal: "Já sabíamos que ia ser muito complicado frente a uma equipa que foi à final dos Jogos Olímpicos no Verão, que tem jogadores de alto nível e um guarda-redes de nível mundial, que é muito difícil de bater. Eles são uma equipa muito dura, com uma defesa muito dura, que bate muito", completou.
A equipa das quinas já tinha feito história ao apurar-se, pela primeira vez, para os quartos-de-final da maior competição de seleções da modalidade. Nas meias-finais, os ‘heróis do mar’ vão defrontar a ‘gigante’ Dinamarca. A partida está marcada para sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 19h30.
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Emblema verde e branco atropelou turma do país vizinho e vai reencontrar equipa catalã, à semelhança do que sucedeu na temporada passada
30 Ago 2025 | 18:11 |
A equipa de andebol do Sporting está na final da Supertaça Ibérica, depois de derrotar o Ademar León por 42-27, este sábado, dia 30 de agosto. O Clube de Alvalade vai encontrar o Barcelona no derradeiro encontro da competição. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma verde e branca foi superior ao finalista vencido da última Taça do Rei e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos (18-13). Os leões foram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.
Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou por cima da turma de Daniel Gordo, fechando o marcador com uma diferença de 15 golos entre as duas formações. Em 2024/25, a final ocorreu precisamente entre leões e Barcelona, mas a turma do país vizinho acabou por vencer por 38-33.
Com esta vitória - a segunda em dois jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez. A final está marcada para domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, frente à turma catalã, que bateu o Porto por 28-25 na outra meia-final.
A Supertaça Ibérica é um formato que vai para a sua quarta edição e opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países.
Na semana passada, leões venceram a Supertaça nacional frente ao Porto: