Futebol
Palavras de Rui Borges sobre Alisson indiciam que extremo ainda pode sair do Sporting
31 Jan 2026 | 12:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2026 | 16:19 |
O Eupen está interessado na contratação de José Silva, lateral-direito da equipa B do Sporting. O clube, orientado por Bruno Pinheiro, acompanha a situação do jogador e estuda uma abordagem no mercado. Caso a mudança se concretize, o futebolista será companheiro de Uri Busquets, jogador do emblema belga que passou pelo Barcelona.
A possibilidade em cima da mesa passa por uma cedência do atleta de 20 anos de idade, solução vista como benéfica para garantir minutos competitivos ao jovem defesa fora de Alvalade. Ainda assim, até ao momento, não existe proposta formal, mas o dossiê está ativo.
José Silva tem sido opção regular na formação orientada por João Gião, onde soma vários jogos na Liga 2, e já se estreou pela formação principal dos leões na época passada. No Clube de Alvalade, a eventual negociação é encarada como uma oportunidade de valorização desportiva.
A concorrência no plantel principal limita o espaço do lateral nesta fase da carreira. Iván Fresneda é o habitual titular, sendo Georgios Vagiannidis a alternativa direta. Além do mais, Salvador Blopa, apesar de estar lesionado, também atua na mesma posição.
Pela formação principal, José Silva tem apenas uma utilização: foi lançado por Rui Borges aos 78 minutos no encontro frente ao Estoril, da 24.ª jornada da época passada, disputado a 3 de março de 2025. Em 2025/26, o atleta soma dois golos e três assistências em 17 jogos pela equipa B.
Futebolista revelou como reagiu ao momento em questão, visto que a derrota do Real Madrid foi importante para as contas da sua equipa na Champions
31 Jan 2026 | 15:09 |
Matheus Nunes, médio do Manchester City, reagiu ao golo de Anatoliy Trubin no Benfica - Real Madrid (4-2) que acabou por influenciar a classificação da fase de liga da Champions. O lance decisivo, marcado já nos descontos, teve impacto no desfecho do grupo.
Através de uma entrevista concedida ao portal Sky Sports, o antigo jogador do Sporting revelou como reagiu ao momento em questão, visto que a derrota dos merengues frente às águias seria extremamente importante para as contas dos citizens na competição.
M. Nunes: "Sou adepto do Sporting, não sou adepto do Benfica. Até é estranho, mas naquele momento nem olhas para o símbolo"
"Sou adepto do Sporting, não sou adepto do Benfica. Até é estranho, mas naquele momento nem olhas para o símbolo. Só esperas o melhor para o clube e as cores que estás a defender. Estávamos naquela posição porque não vencemos os nossos jogos, que devíamos ter vencido. Pusemo-nos naquela situação difícil, mas no final foi incrível", disse.
Recorde-se de que o Manchester City, equipa orientada por Pep Guardiola, alcançou a passagem direta para os oitavos da prova milionária, tendo terminado no oitavo posto da fase de liga, atrás do Clube de Alvalade, no último posto que permitiu evitar o confronto nos playoffs.
Em 2025/26, ao serviço do emblema britânico, Matheus Nunes – avaliado em 38 milhões de euros – já realizou 28 encontros (2.220 minutos), tendo feito o gosto ao pé em uma ocasião. O internacional português contabiliza ainda quatro assistências na conta pessoal.
Treinador dos leões fez o lançamento do duelo em casa com o Nacional, da 20.ª jornada da Liga Portugal, e agendado para este domingo, dia 1 de fevereiro
31 Jan 2026 | 13:45 |
Na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Sporting e Nacional, Rui Borges elogiou o trabalho desenvolvido pelo conjunto madeirense, destacou a ambição dos verdes e brancos após o apuramento histórico na UEFA Champions League e reforçou o foco total na luta pela revalidação do título de campeão nacional.
Análise ao Nacional
"O Tiago Margarido tem feito um grande trabalho. Para nós, treinadores, e neste caso para ele, fazer o centésimo jogo à frente do Nacional... deve ser o treinador que está há mais tempo à frente do mesmo clube. É de enaltecer. É uma boa equipa, muito forte no ataque rápido e nas transições ofensivas, e à qual o Gabriel Veron acrescentou qualidade nesses momentos. Fora, tem quatro derrotas, mas perdeu sempre pela margem mínima, bateu-se muito bem com o Porto e ganhou em Braga, o que dita bem a qualidade que vamos encontrar. É uma equipa competitiva, forte nos duelos, faz algumas faltas e isso demonstra a intensidade com que encaram o jogo. É forte nas bolas paradas ofensivas e na Madeira sofremos um golo nesse momento do jogo. Depois da UEFA Champions League, a mudança de 'chip' é sempre difícil, mas a ambição está lá, a motivação também. Acredito que faremos um grande jogo contra uma boa equipa".
Foco no campeonato após top-8 europeu
"Lidero um grande grupo, que sabe que os jogos pós-UEFA Champions League são difíceis, pelo desgaste físico e mental. Só um grande colectivo consegue lutar contra isso e manter a mesma qualidade e intensidade de jogo. Esse é um desafio para nós enquanto equipa. Acredito na responsabilidade do grupo, que sabe que temos de ganhar, e que dará tudo para o fazer frente a uma equipa organizada e competitiva com a ajuda dos nossos adeptos. A nossa ambição, vontade de vencer e de lutar pelo campeonato vai sobrepor-se a todas as dificuldades que possam existir no jogo. Fico feliz por todas as equipas portuguesas. Valoriza o nosso futebol e a nossa posição no ranking, onde passámos os Países Baixos. Por isso, dar os parabéns a todas as equipas que conseguiram a sua passagem. É bom para todos nós".
Plantel e mercado
"Quero contar com todo o meu plantel. Se alguém tiver de sair, sai, seja o Alisson [Santos] ou outro. É mérito de toda a equipa, que se tem valorizado por tudo o que tem feito ao longo da época, na Europa e internamente, e pela qualidade coletiva e individual que temos demonstrado. Essas supostas saídas e entradas são naturais, lido bem com isso. Já disse e torno a dizer: o Sporting CP está sempre à frente de qualquer jogador e de qualquer treinador. Preciso de todos, é certo, e quero-os a todos, mas quando faltar um, estão os outros. Mas o Alisson está convocado para amanhã, é jogador do Sporting e, por isso, não me vou alongar muito mais".
Luis Suárez e Pedro Gonçalves em risco de quinto amarelo
"Vão entrar zero condicionados na partida. Olho para o Nacional, quero ganhar o próximo jogo e é isso que me importa. Vão os dois para jogo, são opção, melhor do que ninguém sabem da responsabilidade e que têm quatro amarelos, mas não interessa pensar no Porto se não ganharmos ao Nacional. Depois, no Porto, quem estiver disponível dará a melhor resposta".
Indisponibilidades
"O Gonçalo Inácio está convocado para amanhã. O Fotis Ioannidis ainda está de fora. Com o Souleymane Faye já podemos contar e também estará convocado. O Zeno Debast está fora; não tem qualquer problema, é mesmo gestão da lesão que teve. Não o queremos a 70%, queremos a 100%, porque precisamos dele nesta recta final do campeonato".
Diferentes opções nas alas
"Todos eles são diferentes. O Faye dá-nos coisas diferentes do Alisson, do Luís Guilherme e do Geny. São dois jogadores muito promissores os que fomos buscar. Acreditamos muito no potencial de ambos. Não olho para um jogador apenas pelo remate que tem ou pelos golos que faz. Temos de olhar para várias coisas. O Alisson, por exemplo, tem um potencial enorme, mas é preciso perceber o contexto e o quanto tem de crescer, principalmente nos jogos internos. Contratamos jogadores sobretudo para os jogos do campeonato, esses é que são importantes, e o rendimento tem de ser elevado sobretudo aí. Esse é o nosso primeiro foco. Claro que os queremos bem em todos os jogos, mas todos têm de evoluir em algumas coisas. O Alisson, na tomada de decisão contra blocos baixos a nível interno, porque não tem tanto espaço, enquanto na UEFA Champions League pode ir para o um para um. O Faye é um jogador mais de profundidade e 'pica' mais a profundidade sem bola do que qualquer outro. São jogadores muito dinâmicos e, acima de tudo, diferentes. Isso aumenta a qualidade da equipa e as opções estratégicas ao longo dos jogos".
Semana mais importante da época?
"A equipa está sempre com a responsabilidade inerente. É uma semana importante, como todas as outras. Percebo a pergunta, porque se discute o acesso às meias-finais da Taça de Portugal, estamos em segundo lugar e temos de ter essa responsabilidade de lutar pelo troféu de que somos detentores, mas o Sporting não fica contente com uma Taça, quer lutar por tudo. Estamos dentro dessas lutas e faremos tudo para continuar. Jogamos com o primeiro classificado fora de casa, mas é um jogo como os outros. Primeiro temos de vencer o Nacional, para não deixar aumentar essa margem, e depois pensamos no AVS e só depois, aí sim, no Porto".
Mensagem para as vítimas da depressão Kristin
"Deixo aqui a nossa solidariedade em relação aos estragos que a tempestade provocou em todo o país, principalmente na zona centro. Naquilo em que o Sporting puder ajudar, estará sempre disponível. Não apenas a equipa principal masculina de futebol, mas toda a estrutura dirá presente, com todo o amor e carinho, para minimizar um pouco o sofrimento das pessoas".
Treinador do Clube de Alvalade referiu que jogador não está a 100% e que não quer arriscar uma eventual lesão para os próximos jogos
31 Jan 2026 | 13:26 |
Zeno Debast vai falhar o jogo entre Sporting e Nacional, da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A confirmação foi dada por Rui Borges na conferência de antevisão, referindo que o jogador não está a 100% e que não quer arriscar qualquer lesão. Já Gonçalo Inácio - que estava em dúvida - está convocado.
R. Borges: "O Debast, para já, está fora. Não tem qualquer problema, é mesmo gestão do que foi a lesão dele"
"O Debast, para já, está fora. Não tem qualquer problema, é mesmo gestão do que foi a lesão dele. Não o queremos a 70% ou 80%, queremos a 100%. Inácio? Está convocado. Ioannidis está de fora ainda. O Faye já podíamos contar e estará convocado também", afirmou.
O treinador foi questionado sobre as diferenças entre Alisson e Souleymane Faye: "Todos são diferentes. O Faye é diferente do Alisson, do Geny, do Luis Guilherme... Fomos buscar dois jogadores muito promissores, mais de futuro do que de presente. Iriam ser muito importantes no presente, mas acreditamos no potencial de ambos. Remate do Alisson? Não vou olhar para um jogador só pelo remate que tem ou porque fez dois golos para a Champions... O Alisson tem um potencial enorme. Temos de perceber o contexto e o que tem de crescer em alguns sentidos, principalmente internamente".
R. Borges: "Todos têm de crescer em algumas coisas. O Alisson na tomada de decisão nos jogos internos, em que não tem tanto espaço, na Champions tem mais espaço no um para um... O Faye é mais de profundidade, 'pica' mais a profundidade sem bola"
Rui Borges explicou as chegadas dos reforços: "Contratámos os jogadores não só para jogos de Champions, mas também para os do campeonato. E eles têm de dar resposta nos jogos internos, mais do que até nos outros. Claro que queremos em todos, mas o nosso foco é interno. E todos têm de crescer em algumas coisas. O Alisson na tomada de decisão nos jogos internos, em que não tem tanto espaço, na Champions tem mais espaço no um para um... O Faye é mais de profundidade, 'pica' mais a profundidade sem bola. São jogadores muito dinâmicos e isso aumenta a qualidade do grupo, da equipa, e dá-nos outras soluções".
O timoneiro do Clube de Alvalade nega que esta seja uma semana decisiva: "A equipa está sempre com a responsabilidade lá. Não é a mais importante, é importante. Eu percebo. Discute-se a passagem na Taça, estamos no 2.º lugar, mas ainda há muitos jogos. Temos de ter essa responsabilidade de querer disputar as meias-finais da Taça e de querer lutar por um troféu que somos detentores. O Sporting não fica contente com uma Taça, fica contente por lutar por tudo. Estamos dentro de todas e é por isso que vamos fazer de tudo. Percebo que é uma semana importante, porque jogamos com o 1.º fora de casa, mas é um jogo como os outros. Primeiro temos de vencer o Nacional, depois o AVS e só aí pensaremos no Porto".
Palavras de Rui Borges sobre Alisson indiciam que extremo ainda pode sair do Sporting
31 Jan 2026 | 12:56
Em jogo com duas expulsões, Sporting perde 2-1 e está no último lugar da Liga com um ponto
31 Jan 2026 | 12:17
Vencedor de seis Ligas dos Campeões vibrou com golo do Sporting: "Virou tudo de pernas para o ar"
31 Jan 2026 | 10:35