Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LEÕES VÃO À CÂMARA DE LISBOA SEM ADEPTOS

Paços do Concelho não terá a presença dos Sportinguistas aquando da homenagem aos campeões nacionais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) revelou esta tarde de quarta-feira (12 de maio), em comunicado, que a cerimónia de homenagem aos campeões nacionais de futebol não terá a presença de adeptos leoninos nos seus arredores. Devido aos acontecimentos durante a última noite/madrugada, a CML decidiu que o Sporting não poderá levar os seus adeptos até aos Paços do Concelho - à semelhança daquilo que se viveu com a formação de futsal - exatamente por  lamentar "os acontecimentos e imagens de violência da noite passada, atos isolados provocados por alguns grupos de adeptos, no contexto de uma grande celebração desportiva de um clube da cidade. Estas atitudes mancharam, infelizmente, o comportamento cumpridor de largos milhares de pessoas que respeitaram as regras sanitárias e as recomendações das forças de segurança". Assim sendo, a tradição desta homenagem acaba por terminar com esta decisão da câmara lisboeta. Confira, abaixo, o comunicado:

É tradição dos clubes da cidade organizar festejos na praça Marquês de Pombal, que assumem também um carater espontâneo e popular, sempre que se trata de títulos desportivos relevantes. Apesar do contexto de pandemia que ainda vivemos, essa aglomeração espontânea de pessoas era muito provável, como se já se viu em Amesterdão, Milão e Manchester, e colocava particulares desafios ao clube campeão e às autoridades de saúde e forças de segurança. Refira-se que não vigora hoje no nosso país qualquer limitação horária ou outra à circulação das pessoas em espaço público. Nas reuniões preparatórias do evento, a preocupação de todos os presentes foi diminuir o previsível afluxo de pessoas a um ponto único: a praça do Marquês de Pombal. É nesse contexto que surge a solução de levar os jogadores num autocarro aberto, em contacto com os adeptos ao longo de um percurso de 6 km, entre o Estádio José Alvalade e o Marquês de Pombal. É também desta preocupação que nasce a decisão de não permitir a montagem de um palco, ao contrário do que sempre aconteceu em anos anteriores, na praça Marquês de Pombal. Tentou-se, desta forma, garantir a presença mais espaçada dos adeptos ao longo de um percurso extenso, reduzindo a aglomeração de adeptos num único local e diminuindo o potencial risco para a saúde pública. A CML recebeu comunicação de manifestação junto ao estádio de Alvalade, que remeteu, conforme a lei, para a PSP. Refira-se que o direito de manifestação não está (e não pode estar) sujeito, nos termos da Constituição, a qualquer autorização ou condicionamento por parte das Câmaras Municipais. Tendo em conta os acontecimentos da noite passada, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu alterar os moldes em que se vai processar a receção e homenagem nos Paços do Concelho ao campeão nacional de futebol - esse sim, um evento organizado pela autarquia. Como tal, no próximo dia 20 de maio, e ao contrário do que é tradição, não será permitida a presença de adeptos na Praça do Município, bem como nas praças e ruas adjacentes, estando a cerimónia reservada a convidados e atletas do Sporting Clube de Portugal (em especial das escolas do Sporting), bem como aos órgãos de comunicação social. Os adeptos poderão assim acompanhar a cerimónia pela televisão.


Fotografia de CML




Futebol

Exclusivo Leonino - Jogador do Sporting perde espaço, mas Amorim acredita no regresso à melhor forma

Futebolista até começou temporada nas opções iniciais do técnico, contudo foi relegado para o banco de suplentes nos últimos encontros

Rúben Amorim acredita no sucesso de Kovacevic no Sporting
Rúben Amorim acredita no sucesso de Kovacevic no Sporting

  |

Icon Comentário0

Vladan Kovacevic tem vindo a perder espaço no Sporting, mas Rúben Amorim não desiste do guarda-redes bósnio, sabe o Leonino. Apesar dos erros nos primeiros jogos da temporada e da consequente perda da titularidade para Franco Israel, o técnico acredita que os lapsos do guardião fazem parte do período de adaptação a Alvalade.


O guardião regressou recentemente aos treinos do Clube de Alvalade, após lesão contraída durante a pausa de seleções, mas viu o colega Franco Israel ganhar a corrida pela titularidade. O uruguaio, que já na reta final de 2023/24 deu boa resposta quando chamado a suprir a ausência de Antonio Adán por lesão, e é neste momento, o 'preferido' do treinador verde e branco.


Apesar do dissabor - e ao que o nosso Jornal apurou - o técnico não desiste do guardião e acredita que o mesmo ainda vai ter muito sucesso com o Leão rampante. Já por diversas ocasiões, o timoneiro leonino afirmou que tanto um, como o outro, estão "preparados" para lidarem com a responsabilidade de serem titulares do Sporting.


Vladan Kovacevicavaliado em 6 milhões de euros - disputou 47 partidas pelo Raków, em 2023/ 24: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.

Com a Listada verde e branca, o 'camisola 13' de Rúben Amorim assumiu a titularidade no inicio da atual época desportiva. Pelo Clube de Alvalade, Vladan Kovacevic contabiliza, até ao momento, cinco encontros, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.



Futebol

Afonso Moreira volta a marcar, mas Sporting não consegue chegar à vitória

Emblema leonino esteve a perder, mas extremo que já foi utilizado por Rúben Amorim na equipa A evita derrota na sétima jornada

Afonso Moreira marca no empate do Sporting B
Afonso Moreira marca no empate do Sporting B

  |

Icon Comentário0

A equipa B de futebol do Sporting empatou, esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao 1.º de Dezembro (1-1), em partida a contar para a sétima jornada da série B da Liga 3. Depois de uma vitória na ronda anterior frente ao Caldas, os leões quebram uma sequência de duas vitórias consecutivas.


Num arranque de partida equilibrado, em Alcochete, Mauro Couto tirou pela primeira vez as medidas à baliza do adversário para defesa atenta de Guilherme Oliveira. Pouco depois, Francisco Silva – que se estreou esta época na equipa B - mostrou reflexos e evitou o golo da equipa contrária.


Na etapa complementar, Pedro Jesus fez o primeiro da partida e complicou a missão ao Clube de Alvalade. No entanto, o conjunto verde e branco foi fechando o cerco sobre a baliza contrária até que, depois de muita insistência, o Sporting chegou finalmente ao golo por Afonso Moreira, aos 69 minutos, selando as contas do marcador.


Com esta derrota - a terceira em seis jogos na presente temporada - os comandados de João Pereira mantêm-se na segunda posição da tabela classificativa, ainda que à condição, com 11 pontos amealhados, a três de distância do líder Belenenses. O próximo jogo, marcado para dia 6 de outubro, será disputado precisamente frente aos azuis, no Estádio do Restelo, às 15h00.

Equipa apresentada pelo Sporting: Francisco Silva (Guarda-redes), João Simões (Luís Gomes, 73’), Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo (Leonardo Barroso, 76’), Rafael Besugo, Mauro Couto (Bruno Ramos, 88’), Gabriel Silva (Rafael Nel, 76’), Manuel Mendonça (Capitão), Afonso Moreira, Lucas Taibo e Samuel Justo (Henrique Arreiol, 73’).



Futebol

Gyokeres causou pânico nos adeptos do Sporting; Amorim fala do avançado sueco

Ponta de lança do Clube de Alvalade foi substituído durante jogo frente ao Estoril; Futebolista abandonou terreno de jogo aos 75 minutos

Amorim fala de Gyokeres que saiu durante o Estoril - Sporting
Amorim fala de Gyokeres que saiu durante o Estoril - Sporting

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres foi substituído aos 75' do Estoril - Sporting, tendo já em vista o duelo de terça-feira com o PSV para a Liga dos Campeões. Com os leões a vencerem na Amoreira por 2-0, Rúben Amorim poupou o internacional sueco, que mal chegou ao banco foi fazer gelo no joelho direito.


O momento causou apreensão nas hostes leoninas, mas o técnico tranquilizou os adeptos na conferência de imprensa após a partida que terminou com vitória dos leões por 3-0 no Estádio António Coimbra da Mota: "Não tem nada de especial", referiu o técnico.


Viktor Gyokeres continua em grande forma e já foi utilizado em nove encontros na atual temporada (825 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.


O Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 21 pontos, e segue na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 15 pontos (menos um jogo). No terceiro posto, está o Benfica com 13 e também menos uma partida.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, nos Países Baixos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Poderíamos ter feito as coisas com mais velocidade" - Peça chave do Sporting analisa jogo
Futebol

"Poderíamos ter feito as coisas com mais velocidade" - Peça chave do Sporting analisa jogo

 

Icon Comentário0
"Ele precisava de jogar" - Amorim explica decisão de colocar central do Sporting no banco
Futebol

"Ele precisava de jogar" - Amorim explica decisão de colocar central do Sporting no banco

 

Icon Comentário0
Marcou no Estoril - Sporting, mas admite: "Facilitámos na segunda parte"
Futebol

Marcou no Estoril - Sporting, mas admite: "Facilitámos na segunda parte"

 

Icon Comentário0