Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LIGA EUROPA DÁ DORES DE CABEÇA: SPORTING NÃO TEM ASSEGURADO LUGAR NO PRIMEIRO POTE E ESPERA POR ‘AJUDA’ DE TERCEIROS

Turma de Rúben Amorim pode não ser cabeça de série

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting garantiu a presença na fase de grupos da Liga Europa, após carimbar o quarto lugar na Liga Portuguesa. Contudo, ainda não tem a certeza em que pote irá ficar, sendo que os leões vão ter de esperar pelos resultados do Rangers e do Dínamo Zagreb, nos play-offs de qualificação para a Liga dos Campeões.


Tanto os croatas como os escoceses estão acima do Clube de Alvalade no ranking, tal como o Ajax, terceiro classificado na Eredivise. Os neerlandeses são favoritos a passar à Liga Europa, logo ocuparão, à partida, uma vaga no pote principal.


A restante só poderá ficar para o Sporting se tanto os Rangers como o Zagreb chegarem à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os croatas terão de ultrapassar a segunda e terceira fase de eliminatórias e ainda o play-off, e os escoceses farão o mesmo processo, só que apenas começam na terceira fase.


Se qualquer um destes ‘cair’ em algum destes momentos, os leões serão relegados para o segundo pote da competição europeia.

A fase de grupos da Liga Europa terá início no dia 1 de setembro de 2023.



Futebol

Amorim prepara sucessão de Pote no Sporting e há quem acredite: "Tem o perfil certo"

Jogador pode vir a ser a próxima forte aposta do técnico do Clube de Alvalade no plantel principal dos leões, já a curto/médio prazo

João Simões será a nova aposta de Amorim no Sporting, tendo vindo a ser apelidado de 'novo Pote'
João Simões será a nova aposta de Amorim no Sporting, tendo vindo a ser apelidado de 'novo Pote'

  |

Icon Comentário0

João Simões, médio da equipa B do Sporting, é a aposta que se segue de Rúben Amorim, isto depois de Geovany Quenda, mais recente jovem em que o técnico do plantel principal leonino deu uma oportunidade. No caso, Bernardo Bruschy, técnico que passou 15 anos na Academia, revelou que há um plano para o jogador.


"O João desde cedo que se destacou pela maturidade, sempre muito acima da média para a idade, responsável, autónomo, com capacidade de aprendizagem muito grande e isso qualquer treinador gosta. Depois é juntar as competências técnicas e físicas, sobretudo esta última, fazem do João Simões um jogador capaz de jogar em várias posições. Desempenha bem momentos ofensivos e defensivos, é muito forte nas transições, portanto acaba por ser um miúdo completo", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.


"Tem as mesmas caraterísticas de transporte que o Mateus Fernandes também tem. Não vejo tanta competência no momento da decisão, pois o Mateus, no último terço, é mais criativo, mas o João também muito mais forte e capaz nos momentos defensivos. Recupera muitas bolas e é forte nos duelos", comparou de seguida.


"Acredito que terá sempre mais de rendimento nas posições de corredor central, na posição 8, desempenhada mais vezes por Morita, Hjulmand, Daniel Bragança… Desempenha com mais facilidade essa posição porque lhe permite ter um raio de ação muito grande e é nisso que ele se destaca. Porque gosta de estar ligado ao jogo. O João Simões é jogador de equipa A de Sporting, de projeto de seleções nacionais, tem o perfil certo para chegar a esses patamares, mas é como digo: primeiro tem de cimentar o seu espaço no futebol profissional", terminou.

Esta temporada, João Simões leva seis jogos pela equipa B, nos quais disputou 434 minutos, marcando por duas vezes e assistido os companheiros noutra ocasião. O jovem fez ainda 66 minutos pelos sub-19, na Youth League, tendo feito o último passe para um dos golos.



Futebol

Más notícias para Rúben Amorim: Craque do Sporting falha Estoril e deslocação ao PSV

Técnico verde e branco terá de continuar a adaptar o seu onze inicial, também a pensar na segunda jornada da Champions League

Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV
Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV

  |

Icon Comentário0

No regresso aos trabalhos do Sporting, que arrancaram, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, a preparação para o encontro com o Estoril, Pedro Gonçalves voltou a ser uma das baixas de peso. Sabe-se, agora, que o jogador não só irá falhar a deslocação à Amoreira, como aos Países Baixos, para a partida com o PSV.


De acordo com as informações reveladas, esta quinta-feira, 26 de setembro, pelo jornal Record, Pote continuará de fora enquanto recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda. A sua ausência da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, esta sexta-feira, já parece certa, mas também a ida a Eindhoven irá seguir o mesmo caminho.


O diário desportivo avança, ainda, que o objetivo do departamento médico leonino e da equipa técnica passa por recuperar o jogador a tempo da partida frente ao Casa Pia, a 5 de outubro, ainda antes da paragem para compromissos das seleções nacionais. No entanto, os leões não querem forçar regresso do 'camisola 8'.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol Formação

JOÃO SANTOS: "QUEREMOS CONTINUAR A SEGUIR ESTE CAMINHO"

Palavras do treinador leonino na antevisão à final da Al Abtal International Cup, frente ao Dinamo Zagreb

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting disputa esta quarta-feira, dia 15 de junho, às 19h00, a final da Al Abtal International Cup, em Madrid, num torneio promovido pelo Ministério do Desporto Saudita, contra os croatas do Dinamo Zagreb. Apesar de esta ser uma competição sub-19, os leões apresentar-se-ão com um grupo composto maioritariamente por atletas sub-18. Para o técnico João Santos, que habitualmente lidera os sub-16, este será um fator benéfico para a evolução do plantel.

"Vamos jogar praticamente com uma equipa sub-18, contra um adversário sub-19"
“Vai ser certamente um jogo muito rico. Vamos jogar praticamente com uma equipa sub-18, contra um adversário sub-19 que conta com atletas que jogam na segunda liga croata, na equipa B do Dinamo Zagreb”.
"É uma equipa muito competitiva"
“O Dinamo Zagreb deixou para trás na fase de grupos emblemas como a Real Sociedad ou o Olympique de Marseille, eliminou o Valencia nos quartos-de-final e bateu nas meias-finais o Real Madrid. Ou seja, é uma equipa muito competitiva que tem apresentado um onze inicial sub-19 com um perfil físico com características um pouco distintas das nossas equipas”.
"Os resultados nesta prova têm surgido como uma consequência natural do trabalho realizado"
“Dentro da lógica do modelo Centrado no jogador, criámos uma oportunidade extra de desenvolver os nossos atletas numa perspetiva um pouco diferente, uma vez que este torneio aconteceu ao longo de toda a época. Os resultados nesta prova têm surgido como uma consequência natural do trabalho realizado e isso só é possível com um fluxo de jogadores muito bem articulado e com a cooperação entre a área técnica e os restantes departamentos. Por certo continuaremos a seguir este caminho”.
"É um momento que se aproxima do contexto que pretendemos no projeto formativo do Sporting"
“O facto de realizar-se fora de Portugal permite-nos ter um estágio, e isso é um momento que se aproxima do contexto que pretendemos no projeto formativo do Sporting. Para que os jogadores cheguem preparados a contextos profissionais, isso é fundamental. Há ainda a adaptação a uma nova cultura, o clima, passar muitas horas juntos e estar num hotel”. Já Marco Cruz, jogador leonino de 18 anos, destacou a união da equipa que vai disputar a final.
"Acima de tudo, queremos fazer um bom jogo"
“Temos um plantel muito jovem, com jogadores nascidos em 2005 e 2006, mas de bastante qualidade. Somos mais novos, mas não temos receio pois sabemos do nosso valor. Ainda assim, também sabemos da qualidade do adversário e estamos a preparar-nos muito bem. Acima de tudo, queremos fazer um bom jogo, consolidar processos e evoluir, pois é para isso que aqui estamos”.
"Estamos a 90 minutos de poder ganhar um título"
“Durante o torneio jogámos contra muitos clubes de qualidade, como o Liverpool, e isso só nos faz crescer. É importante estarmos neste ambiente competitivo e é disso que gostamos. Estamos a 90 minuto de poder ganhar um título e acho que não há melhor momento do que este. Estamos numa boa fase e agora temos de focar-nos para podermos fazer um bom jogo e sermos Campeões”.


Fotografia de Sporting




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Juventus bem quer pescar no Sporting, mas Varandas sobe patamar para segurar jogador
Futebol

Juventus bem quer pescar no Sporting, mas Varandas sobe patamar para segurar jogador

 

Icon Comentário0
Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...
Futebol

Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...

 

Icon Comentário0
Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados
Futebol

Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados

 

Icon Comentário0