Futebol
Melhorias em Alvalade continuam; Veja como será o novo balneário do Sporting (vídeo)
17 Jun 2026 | 12:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jun 2026 | 09:47 |
Luis Suárez ajudou a Colômbia a entrar com o pé direito no Mundial de 2026. A seleção sul-americana venceu o Uzbequistão por 3-1, assumindo a liderança isolada do Grupo K após a primeira jornada da fase de grupos da competição.
Na Cidade do México, os colombianos construíram o triunfo com golos de Daniel Muñoz, aos 41 minutos, Luis Díaz, aos 65, e Jaminton Campaz, já nos descontos (90+9'). Pelo meio, Abbosbek Fayzullaev ainda restabeleceu a igualdade para o Uzbequistão, aos 60 minutos, mas a resposta dos 'cafeteros' acabou por ser decisiva.
O avançado do Sporting foi titular na equipa orientada por Néstor Lorenzo e permaneceu em campo até aos 80 minutos, contribuindo para um triunfo importante na luta pelo apuramento para os oitavos de final. Já Richard Ríos, médio do Benfica, foi lançado precisamente aos 80 minutos.
Com este resultado, a Colômbia assume o primeiro lugar do Grupo K com três pontos. No outro encontro da ronda inaugural, Portugal e República Democrática do Congo empataram 1-1, permitindo aos sul-americanos isolarem-se desde já na liderança da classificação.
Em 2025/26, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 30 milhões de euros – esteve em 53 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.367 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 38 golos e fez sete assistências.
Internacional português deverá estar de saída de Alvalade neste mercado de transferências, assim como Souleymane Faye, e leões procuram opções
18 Jun 2026 | 09:31 |
Jesse Derry é um dos nomes que o Sporting tem referenciados para reforçar os corredores ofensivos na próxima temporada. O jovem inglês, de apenas 18 anos, pertence aos quadros do Chelsea e encaixa no perfil procurado pelos responsáveis leoninos para um setor que deverá sofrer alterações significativas durante este mercado de verão.
A saída de Pedro Gonçalves é cada vez mais provável e Souleymane Faye também estará prestes a despedir-se de Alvalade, cenário que obriga a SAD liderada por Frederico Varandas a procurar soluções para o lado esquerdo do ataque. Enquanto Yeremay Hernández continua a ser o grande objetivo para assumir um papel de destaque, existem outras alternativas a serem acompanhadas pelos leões, entre elas Jesse Derry.
O extremo inglês chegou ao Chelsea no verão passado, proveniente do Crystal Palace, e não demorou a destacar-se nos escalões de formação dos blues. Ao serviço da equipa de sub-21 realizou 22 encontros, marcou sete golos e fez quatro assistências. Já na UEFA Youth League, pelos sub-19 londrinos, somou cinco remates certeiros em oito partidas.
As boas exibições valeram-lhe também as primeiras oportunidades na equipa principal do Chelsea. O atacante foi utilizado frente ao Nottingham Forest, para a Premier League, e somou ainda minutos em encontros da Taça de Inglaterra diante de Wrexham e Hull City, sinais claros da confiança depositada no seu potencial.
Internacional sub-19 por Inglaterra, Jesse Derry também tem deixado marca na seleção jovem. No último Europeu da categoria participou em três encontros e marcou dois golos, depois de já ter apontado cinco tentos na fase de qualificação, incluindo dois frente a Portugal.
Para já, o jogador continua apenas referenciado pela estrutura verde e branca. O Sporting mantém uma lista restrita de alvos para as alas e aguarda desenvolvimentos no mercado de saídas antes de avançar para negociações mais concretas. Com contrato válido até 2029 e avaliado em cerca de 2 milhões de euros, Jesse Derry é um dos nomes que continua sob observação em Alvalade.
'Camisola 17' dos verdes e brancos é um dos jogadores dos leões na montra deste mercado de transferências e saída é o cenário mais provável
18 Jun 2026 | 09:09 |
Francisco Trincão está cada vez mais perto de deixar o Sporting. O internacional português encara o verão de 2026 como o momento ideal para dar um novo passo na carreira e a saída deverá ficar definida após a participação no Campeonato do Mundo.
O destino preferencial do avançado passa pela Premier League, campeonato que continua a acompanhar atentamente a situação do 'camisola 17'. Nas últimas semanas chegaram novas sondagens de Inglaterra e existe a expectativa de que algumas possam evoluir para propostas concretas assim que terminar a participação do jogador na competição. A Arábia Saudita surge como alternativa, embora não seja a prioridade do futebolista nesta fase da carreira.
A eventual transferência é encarada com naturalidade por todas as partes. Depois de quatro temporadas em Alvalade, Trincão entende que o ciclo nos leões está próximo do fim, posição partilhada pela SAD verde e branca. O extremo foi uma das figuras da equipa nos últimos anos, conquistando dois campeonatos e uma Taça de Portugal, além de se afirmar como um dos jogadores mais influentes do plantel.
Em março deste ano, Francisco Trincão renovou contrato com o Sporting até 2030, mantendo a cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. No entanto, esse movimento nunca teve como objetivo inviabilizar uma saída, mas sim proteger os interesses leoninos numa negociação que deverá render um dos maiores encaixes financeiros da história do Clube.
A concretizar-se uma transferência nos valores atualmente perspetivados, entre os 40 e os 50 milhões de euros, o Sporting garantirá uma importante mais-valia com um jogador no qual investiu cerca de 18 milhões de euros desde a chegada proveniente do Barcelona. Neste momento, tudo aponta para que o futuro de Trincão seja resolvido durante o período de férias que se seguirá ao Mundial.
Responsáveis verdes e brancos encontram-se a arrumar a casa e, enquanto o 'adeus' é praticamente garantido, leões estipulam as condições
18 Jun 2026 | 03:00 |
Samuel Justo vai deixar o Sporting neste mercado de verão, sabe o Leonino. Tal como já avançado pelo nosso Jornal, o médio não entra nos planos de Rui Borges para a próxima temporada, mas a SAD liderada por Frederico Varandas pretende salvaguardar uma percentagem do passe do internacional jovem português numa futura transferência.
A verdade é que o jogador termina contrato com o Clube de Alvalade no final da presente temporada e, de acordo com fonte próxima do processo, os responsáveis do Sporting não estão interessados em renovar o mesmo. Ainda assim, os leões procuram uma solução que lhes permita manter direitos económicos sobre o atleta, acreditando que este poderá valorizar-se nos próximos anos.
Depois de um empréstimo pouco conseguido ao Farense em 2024/25, esta época Samuel Justo acabou por se manter na equipa B do Sporting, às ordens de João Gião. No entanto, o médio não é visto como uma aposta de futuro para Rui Borges no plantel principal do Sporting.
Emprestado aos algarvios na segunda metade da temporada transata, de modo a ter mais tempo de jogo de forma regular, o jovem disputou apenas cinco partidas desde janeiro e não chegou mesmo a ultrapassar os 206 minutos em campo pelo conjunto do sul de Portugal.
Na temporada 2025/26, Samuel Justo disputou 32 encontros disputados pelo Sporting B, todos eles na Segunda Liga. No total, o jogador foi opção para João Gião para estar em campo 2.547 minutos, tempo esse no qual fez três golos e uma assistência para os companheiros de equipa.