
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com o plantel principal do Sporting atualmente de férias, começam a ser traçados os primeiros contornos da nova época em Alvalade. A preparação para a temporada 2025/26 terá início a 1 de julho, data em que os jogadores se deverão apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Entre os nomes confirmados para marcar presença está Mateo Tanlongo, médio que foi um pedido especial de Rui Borges e que agora terá de surpreender o treinador para não voltar a sair.
Segundo informações recolhidas pelo jornal Record, o atleta argentino foi chamado por Rui Borges para integrar os primeiros treinos da pré-época, sendo mesmo um pedido expresso do técnico leonino, que pretende avaliar de perto o rendimento e a evolução do jovem.
Formado no Rosario Central, Tanlongo chegou ao Sporting em 2022/23, temporada na qual somou 14 presenças com a camisola verde e branca, mas sem se conseguir impor de forma definitiva. Desde então, o percurso do médio tem sido marcado por empréstimos, numa tentativa de ganhar ritmo e experiência.
Na época passada, Mateo Tanlongo representou o Pafos FC, do Chipre, onde apontou recentemente um verdadeiro golaço e teve o seu período mais produtivo até ao momento: participou em 28 jogos, marcou dois golos, fez duas assistências e contribuiu para a inédita conquista do título cipriota pelo clube. O Sporting tinha incluído uma cláusula de opção de compra no acordo de cedência, mas o Pafos optou por não ativá-la, o que abriu caminho ao seu regresso a Alvalade..
Antes da aventura no Chipre, o centro-campista argentino já tinha passado pelo futebol dinamarquês (com uma curta passagem pelo Copenhaga, limitada a um único jogo) e pelo Rio Ave, onde alinhou em 12 encontros na Liga portuguesa. Tanlongo, recorde-se, tem contrato válido com o Sporting até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.
Confira alguns dos melhores momentos de Mateo Tanlongo:
Convocado para representar as cores da Seleção Nacional, 'camisola 8' dos leões mostrou-se orgulhoso de mais um troféu no seu palmarés
|
Apesar da lesão contraída em novembro, a temporada de Pote foi recheada de troféus. O extremo correu às redes sociais para celebrar a mais recente conquista da Liga das Nações, ao serviço de Portugal, e depois de uma mensagem da sua noiva, foi a vez de Hidemasa Morita deixar os seus parabéns ao 'camisola 8' do Sporting.
Hidemasa Morita: "Ninguém teve menos dúvidas da vitória"
"Entre os japoneses, não houve ninguém que tivesse menos dúvidas sobre a vitória de Portugal do que eu. Parabéns”, escreveu o futebolista do plantel verde e branco, numa publicação partilhada por Pote, através das suas redes sociais.
A mensagem de Morita foi deixada na caixa de comentários da mais recente fotografia do internacional português, com toda a equipa e staff da Seleção Nacional e a seguinte descrição: “Grupo formado por vencedores. Orgulho em poder desfrutar destes momentos e conquistar um título para Portugal”.
Apesar de ter feito parte da mais recente convocatória de Roberto Martínez, o génio do Sporting não somou qualquer minuto na final-four da Liga das Nações, tal como Rui Silva. No papel inverso estão Francisco Trincão, que foi opção inicial no encontro contra a Alemanha, e Gonçalo Inácio, titular nas duas partidas.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Pote – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, marcou seis golos e fez seis assistências.
Confira, abaixo, a publicação de Pote:
Considerado o melhor jogador em campo no Portugal - Espanha na final da Liga das Nações, lateral-esquerdo teve temporada de sonho
|
Depois de duas exibições de alto nível pela Seleção Nacional e da conquista do prémio do melhor jogador em campo na final da Liga das Nações, Nuno Mendes tem sido apontado como um dos possíveis vencedores da Bola de Ouro de 2025, mas o antigo lateral do Sporting mostrou que não está preocupado com a distinção.
Nuno Mendes: "Bola de Ouro? Jogo o meu futebol, há jogadores que estão mais próximos"
Na chegada da comitiva portuguesa ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o jogador de 22 anos foi questionado sobre a possibilidade de poder vencer o prémio atribuído ao melhor jogador do Mundo, ao que respondeu: "Agora vou descansar porque ainda tenho mais jogos. Bola de Ouro? Jogo o meu futebol, há jogadores que estão mais próximos. Não me foco muito nisso”.
Nuno Mendes: "Mundial? Como é óbvio queremos ganhar"
Nas suas declarações, o jovem ainda teve tempo de falar do Campeonato do Mundo, que se disputa já no próximo ano: "Todos são candidatos a ganhar o Mundial. Temos uma seleção muito boa e como é óbvio queremos ganhar. Temos qualidade, jogadores com muita qualidade. Temos tudo para fazer um grande Mundial”.
Vale a pena lembrar as brilhantes exibições de Nuno Mendes nesta final-four da Liga das Nações. O campeão pelo Sporting foi crucial nas 'meias', com uma assistência diante da Alemanha, tendo marcado e oferecido o golo a Cristiano Ronaldo na final contra a Espanha. Após o prolongamento, o canhoto ainda converteu com sucesso uma das grandes penalidades que valeu o triunfo à Seleção Nacional.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos escalões jovens do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 a 2021. De leão ao peito, o lateral fez 47 jogos, nos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões, tendo vencido um Campeonato Nacional, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Possível transferência do ponta-de-lança sueco dos leões é dos assuntos mais badalados do mercado de transferências deste verão
|
Mesmo depois de recusar uma oferta milionária da Arábia Saudita, o futuro de Viktor Gyokeres no Sporting continua em aberto, com muitas figuras a especular sobre o próximo passo da sua carreira. O nome mais recente a abordar este tema foi Bruno Fernandes, editor do jornal Record, que falou sobre a possível mudança do ponta-de-lança para o Manchester United.
Bruno Fernandes: "Vejo Viktor Gyokeres noutro clube que não o Manchester United"
Como parte integrante do painel de comentadores do Record na Hora, do canal Now, o jornalista não acredita que Gyokeres se mude para os red devils de Ruben Amorim: "Sem os milhões da Liga dos Campeões, parece-me que a contratação de Matheus Cunha tirou um bocadinho de poder de fogo do Manchester United no mercado”.
“Vejo Viktor Gyokeres noutro clube que não o Manchester United. Acho que o sinal de Matheus Cunha foi bastante claro, sabendo que não há Liga dos Campeões e competições europeias não acredito que haja verba disponível para atacar Gyokeres”, acrescentou ainda Bruno Fernandes.
Bruno Fernandes: "Empresários de Gyokeres já têm uma 'shortlist' de clubes"
Ainda assim, Bruno Fernandes não deixa fugir o cenário de que esta é a última temporada do avançado sueco de leão ao peito: "Neste momento a informação que tenho é que os empresários de Gyokeres já têm uma ‘shortlist’ de clubes, sabem perfeitamente quem pode oferecer os 65-70 milhões de euros que o Sporting quer”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.