Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Maxi Araújo com motivos para sorrir antes do Porto - Sporting

Ala internacional dos verdes e brancos tem sido titular indiscutível desde que Rui Borges assumiu o comando técnico dos leões

Maxi Araújo, que tem estado num excelente momento de forma, recebeu trmenda notícia horas antes do Porto - Sporting
Maxi Araújo, que tem estado num excelente momento de forma, recebeu trmenda notícia horas antes do Porto - Sporting

  |

Icon Comentário0

Maxi Araújo, internacional uruguaio, deverá ser o escolhido para alinhar do lado esquerdo da defesa no Estádio do Dragão, frente ao Porto, em jogo que marca o arranque da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ala vai ser opção ao invés de Matheus Reis, que já se encontra recuperado de lesão.


Após a lesão grave de Nuno Santos frente ao Famalicão, ainda com Ruben Amorim ao comando dos leões, a ala esquerda ficou entregue a Matheus Reis e Maxi Araujo. Com a chegada de Rui Borges que, ao contrário dos seus antecessores, joga com defesa a quatro, o que obriga os alas a terem mais obrigações defensivas.


Numa fase inicial, Maxi Araújo torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xadrez do Sporting. Tal como foi noticiado anteriormente, ao início Maxi torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xandrez do leões.


Esta época, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 31 jogos. No total, o canhoto alinhou durante 1.792 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências, estando a realizar uma boa época.

Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.



Futebol

Rui Silva: O guarda-redes que veio para dar nova segurança ao Sporting faz 31 anos

Guarda-redes leonino celebra, esta sexta-feira, o seu aniversário. Recorde as passagens marcantes por clubes em Portugal e Espanha

Rui Silva, o mais recente guarda-redes do Sporting, celebra o seu 31º aniversário esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro
Rui Silva, o mais recente guarda-redes do Sporting, celebra o seu 31º aniversário esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro

  |

Icon Comentário0

Natural de Águas Santas, na Maia, Rui Tiago Dantas da Silva iniciou a sua formação no FC Maia, transferindo-se em 2012 para o CD Nacional. Estreou-se pela equipa principal em janeiro de 2014, num jogo da Taça da Liga frente ao Leixões, e fez a sua primeira aparição na Primeira Liga em maio do mesmo ano, frente ao Gil Vicente. Durante quatro épocas no Nacional, participou em 57 jogos, afirmando-se como titular na baliza madeirense.


Em janeiro de 2017, Rui Silva transferiu-se para o Granada, da La Liga espanhola, por 1,5 milhões de euros. Inicialmente suplente, assumiu a titularidade na época 2018/2019 e contribuiu decisivamente para a promoção do clube à primeira divisão, sendo distinguido com o Troféu Ricardo Zamora, que elege o melhor guarda-redes da Liga espanhola. Permaneceu no Granada até 2021, somando 128 jogos e destacando-se na campanha europeia do clube na Liga Europa.


Em junho de 2021, assinou pelo Real Bétis, onde continuou a evidenciar-se como um dos principais guarda-redes da La Liga. Durante a sua passagem por este clube, alcançou a marca de 100 jogos oficiais em agosto de 2024, tornando-se o guarda-redes estrangeiro com mais partidas. Conquistou a Taça do Rei na temporada 2021/2022, aumentando o seu palmarés.


A nível internacional, Rui Silva estreou-se pela seleção nacional portuguesa, em junho de 2021, num jogo de preparação contra a Israel. Anteriormente, havia representado as seleções sub-19, sub-20 e sub-21, somando várias internacionalizações nos escalões jovens.

Em agosto de 2024, o Benfica andou a sondar o guardião português para uma possível transferência para a Luz, mas Rui Silva não estava muito convencido e os encarnados não chegaram aos valores pretendidos pelo clube espanhol. Além disso, as águias não foram o único clube a ser rejeitado pelo guardião, o Marselha e o Villareal também fizeram parte dessa lista.


Em janeiro de 2025, acabou mesmo por regressar ao futebol português ao ser emprestado ao Sporting Clube de Portugal pelo Real Bétis, com uma cláusula de compra obrigatória no final da época. Desde a sua chegada, já participou em três jogos da Primeira Liga, mantendo a baliza a zeros em duas ocasiões. A sua experiência e qualidade têm sido fundamentais na defesa leonina, contribuindo para os objetivos do clube nesta temporada.

Ao celebrar o seu 31.º aniversário, Rui Silva continua a demonstrar a sua importância no panorama futebolístico europeu, consolidando-se como um dos guarda-redes portugueses de referência.

*Atualizado a 7 de fevereiro


Futebol

Rui Borges perto de feito histórico no Sporting. Jesus conseguiu-o (e não foi o único)

Técnico leonino pode entrar para a história do clube de Alvalade se evitar a derrota frente ao Porto, juntando-se a um grupo restrito de treinadores

Rui Borges, treinador dos leões, pode alcançar feito histórico se não perder no Dragão esta sexta-feira
Rui Borges, treinador dos leões, pode alcançar feito histórico se não perder no Dragão esta sexta-feira

  |

Icon Comentário0

Rui Borges, treinador do Sporting, está a um jogo de igualar um feito raro: não perder nos primeiros quatro confrontos frente ao Benfica e Porto, no final dos 90 minutos. Até ao momento, venceu os encarnados por 1-0 na Liga e empatou 1-1 na final da Taça da Liga, no tempo regulamentar, embora tenha perdido no desempate por penáltis. Contra o clube do Norte, triunfou por 1-0 na meia-final da Taça da Liga. Esta sexta-feira, enfrenta novamente os azuis e brancos, no Estádio do Dragão, a contar para a 21.ª jornada da Liga.


Se evitar a derrota, Rui Borges juntar-se-á a um seleto grupo de treinadores leoninos que alcançaram tal feito. Jorge Jesus lidera esta lista, com quatro vitórias nos primeiros quatro Clássicos em 2015/2016. Outros técnicos que conseguiram manter-se invictos nos primeiros quatro jogos contra estes rivais são Fernando Vaz, Rodolf Jenny, László Bölöni e Marco Silva.


Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, Rui Borges tem enfrentado um calendário exigente. Estreou-se contra o Benfica a 29 de dezembro de 2024 e, em apenas 41 dias, disputará o quarto Clássico. Este início intenso é inédito na história do clube, com uma concentração de jogos de elevada dificuldade num curto espaço de tempo.


Viktor Gyokeres, que está a ser cobiçado por outros clubes, tem sido uma referência no ataque do Sporting, marcando a cada 80 minutos, em média. A sua ausência nos jogos contra Bolonha e Farense representa uma perda potencial de dois golos. Samu, do Porto, segue como um dos mais eficazes, com um golo a cada 112 minutos, enquanto Amdouni, apesar de menos utilizado, apresenta uma média ainda melhor, com um golo a cada 103 minutos. Conrad Harder, possível substituto de Gyokeres no Dragão, mantém uma boa regularidade, marcando a cada 116 minutos e sendo o quarto melhor goleador da Liga neste critério.

A preparação para o próximo clássico tem sido marcada por algumas preocupações. Geny Catamo está confirmado como ausência devido a lesão, enquanto Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres permanecem em dúvida. Apesar destas adversidades, Rui Borges mantém o foco na estratégia da equipa e na importância de manter a liderança no campeonato.


O Porto, por sua vez, atravessa um período de transição técnica, com a recente entrada do treinador Martín Anselmi. Os dragões não vencem há quatro jornadas para o campeonato, acumulando duas derrotas e dois empates, o que aumenta a pressão para o Clássico. Uma vitória é crucial para reduzir a diferença pontual para o líder Sporting.


Futebol

Confirmado! Rui Borges vai mexer no meio campo para o Porto - Sporting e não é Morita

Treinador dos leões irá fazer alterações no centro do terreno para o jogo desta sexta feira a contar para a 21.ª jornada da Liga Betclic, no Estádio do Dragão

Rui Borges promove mudança no 11 dos leões para o Porto - Sporting e está relacionada com Hidemasa Morita
Rui Borges promove mudança no 11 dos leões para o Porto - Sporting e está relacionada com Hidemasa Morita

  |

Icon Comentário0

Rui Borges vai mesmo mexer no meio campo da equipa do Sporting, na deslocação que a turma leonina irá realizar esta sexta feira, dia 7 de fevereiro, ao Estádio do Dragão, a casa do Porto, em encontro marcado para as 20h15. Apesar da recuperação de Hidemasa Morita, o técnico deve deixar o internacional japonês no banco. 


Zeno Debast, internacional Belga de 19 anos, deverá ser a grande novidade no xadrez dos comandados de Rui Borges,no jogo que se adivinha ser muito complicado para o Sporting.Frente ao Farense, no passado domingo, dia 2 de fevereiro, estiveram no centro do terreno, o habitual Morten Hjulmand e Daniel Bragança.


Porém devido à saída por lesão de Geny Catamo, após lance dividido com um jogador do Farense e que vai obrigar o atleta a parar por algumas semanas, Daniel Bragança deverá ser o escolhido para ocupar o lugar deixado vago pelo moçambicano. Desta forma, o técnico consegue um reforço na zona intermediária do terreno.


Com Morita ainda em dúvida para o Clássico, a opção mais natura será mesmo colocar o central adaptado a médio, Zeno Debast, no meio campo, algo que já aconteceu em Vila do Conde e em Leipzig, em jogo de Liga dos Campeões. Serão dúvidas que irão ficar esclarecidas, esta sexta feira às 20h15, dia 7 de fevereiro, quando as equipas entrarem em campo para inaugurarem a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.720 minutos que disputou, o reforço milionário do Sporting – custou cerca de 15 milhões de euros – marcou um golo e fez duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Estava nos planos do Sporting (e de Porto), mas acaba a renovar até 2029
Futebol

Estava nos planos do Sporting (e de Porto), mas acaba a renovar até 2029

 

Icon Comentário0
Porto – Sporting? Reforço dos leões sem razões para celebrar
Futebol

Porto – Sporting? Reforço dos leões sem razões para celebrar

 

Icon Comentário0
Dias Ferreira dá conselho a Rui Borges antes do Porto – Sporting: "É preferível"
Futebol

Dias Ferreira dá conselho a Rui Borges antes do Porto – Sporting: "É preferível"

 

Icon Comentário0