Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Fev 2025 | 12:03 |
Maxi Araújo, internacional uruguaio, deverá ser o escolhido para alinhar do lado esquerdo da defesa no Estádio do Dragão, frente ao Porto, em jogo que marca o arranque da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ala vai ser opção ao invés de Matheus Reis, que já se encontra recuperado de lesão.
Após a lesão grave de Nuno Santos frente ao Famalicão, ainda com Ruben Amorim ao comando dos leões, a ala esquerda ficou entregue a Matheus Reis e Maxi Araujo. Com a chegada de Rui Borges que, ao contrário dos seus antecessores, joga com defesa a quatro, o que obriga os alas a terem mais obrigações defensivas.
Numa fase inicial, Maxi Araújo torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xadrez do Sporting. Tal como foi noticiado anteriormente, ao início Maxi torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xandrez do leões.
Esta época, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 31 jogos. No total, o canhoto alinhou durante 1.792 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências, estando a realizar uma boa época.
Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.
Foram divulgados todos os nomes com que Rui Borges poderá contar daqui para a frente na competição da UEFA ao serviço do Clube de Alvalade
07 Fev 2026 | 09:48 |
Foi divulgada a nova lista de jogadores inscritos pelo Sporting na UEFA, já contemplando os atletas que poderão ser opção para Rui Borges a partir da segunda fase da Liga dos Campeões, ou seja, desde os oitavos de final. Entre os nomes apresentados para a principal prova europeia de clubes, há destaque para duas novidades no plantel, bem como para uma permanência, pelo menos para já.
Concretamente, os reforços de inverno Souleymane Faye e Luís Guilherme integram a lista agora submetida pelo Sporting à UEFA. Em sentido inverso, Alisson Santos, que seguiu por empréstimo para o Nápoles, deixa de constar entre os inscritos. Já Matheus Reis, apesar de estar em vias de se transferir para o CSKA Moscovo, continua incluído na relação entregue pelo clube de Alvalade.
Por outro lado, surgem também alguns jovens integrados na lista B, ainda que já não façam parte do plantel principal neste momento. É o caso de Rodrigo Ribeiro, emprestado ao Augsburgo, e de Chris Grombahi, que rumou ao Club Brugge.
Esta é a lista de jogadores inscritos pelo Sporting na UEFA:
Guarda-redes: Rui Silva e João Virgínia
Defesas: Matheus Reis, Zeno Debast, Georgios Vagiannidis, Iván Fresneda*, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Bruno Ramos, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Maxi Araújo
Médios: Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Giorgi Kochorashvili, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, João Simões*, Flávio Gonçalves* e Rayan Lucas
Avançados: Geovany Quenda*, Geny Catamo, Nuno Santos, Souleymane Faye, Francisco Trincão, Luís Guilherme, Fotis Ioannidis e Luís Suárez
*jogadores do plantel principal integrados na lista B
Internacional colombiano tem sido um dos principais destaques dos verdes e brancos na presente temporada, mas situação leva a necessidade de gestão
07 Fev 2026 | 09:22 |
O AFS levou o Sporting a disputar mais 30 minutos para garantir a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, um cenário que acentuou uma tendência já existente: a elevada carga física de Luis Suárez, que jogou todo o encontro.
Sem poder contar com Fotis Ioannidis, ainda lesionado, o avançado colombiano, de 28 anos, cumpriu em Alvalade, na noite de quinta-feira, o 11.º jogo consecutivo sem ser substituído. A série teve início precisamente na Taça de Portugal, na deslocação ao terreno do Santa Clara, e desde 18 de dezembro que o jogador tem tido pouco tempo de descanso. No horizonte surge já o clássico frente ao Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45. Após o encontro com a equipa orientada por João Henriques, Rui Borges admitiu que o avançado está “amassado”, situação agravada pelo lance com Antoine Baroan, no qual o jogador adversário acabou por sofrer uma fratura.
Perante este contexto, as opções são limitadas e passam essencialmente pela gestão física em ginásio. Entre o plantel do bicampeão nacional, Luis Suárez é o jogador com mais duelos disputados, num total de 34, e o segundo com mais minutos acumulados, 2.679, apenas atrás de Francisco Trincão, que soma 2.759.
Apesar do desgaste físico e do impacto emocional associado ao lance referido, o jornal Record revela que a mensagem transmitida pelo avançado ao treinador tem sido clara no sentido de se mostrar disponível para continuar a jogar, sabendo que a Unidade de Performance do Sporting tem acompanhado de perto a sua condição física, nomeadamente no que diz respeito a eventuais problemas musculares.
Motivado para marcar presença no Estádio do Dragão e ajudar a equipa na tentativa de encurtar distâncias para o Porto, o colombiano tem procurado gerir os tempos livres com períodos de descanso junto da família. O avançado soma 25 golos esta temporada pelo Sporting, registo que tem merecido reconhecimento interno e externo, assim como a atenção de vários clubes.
Jogador brasileiro termina contrato no final da temporada, mas não o irá cumprir até ao final, visto que conta com uma proposta do CSKA Moscovo
07 Fev 2026 | 09:12 |
Matheus Reis prepara-se para seguir para a Rússia, onde tem à sua espera um contrato com o CSKA Moscovo, que lhe oferece um salário de 3,5 milhões de euros líquidos por temporada. O jogador tem tudo alinhado para rescindir com o Sporting, mas antes disso ainda irá integrar as opções de Rui Borges para o clássico frente ao Porto, agendado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão. Será nesse palco que deverá disputar o último jogo ao serviço dos leões.
O defesa, de 30 anos, termina contrato com o Sporting no final da época e recebeu entretanto a proposta do clube moscovita, que é detido pelo banco estatal ‘VEB.RF’, entidade impedida de negociar com empresas ocidentais no contexto da guerra na Ucrânia. Por esse motivo, para poder assinar pelo CSKA, o jogador terá obrigatoriamente de rescindir previamente o vínculo com o Clube de Alvalade.
A situação foi apresentada por Matheus Reis à administração da SAD leonina, que optou por não criar obstáculos e mostrou abertura para permitir a saída a custo zero, atendendo aos valores envolvidos. A decisão tem também em conta as opções existentes no plantel até ao final da temporada, com alternativas para a posição, nomeadamente Maxi Araújo e Ricardo Mangas nas laterais esquerdas, e Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Zeno Debast e Gonçalo Inácio no centro da defesa.
A única solicitação feita pelos responsáveis do Sporting passou pela disponibilidade do jogador para disputar ainda o clássico com o Porto, condição prontamente aceite, tendo em conta que o mercado de inverno na Rússia permanece aberto para inscrições até ao dia 19 deste mês.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.