Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mai 2023 | 09:38 |
António Pedro Mendes, o coordenador do departamento de nutrição do Sporting, deu uma extensa entrevista ao Record, onde abordou os hábitos dos atletas na Academia Cristiano Ronaldo. Desde as rotinas à alimentação, o nutricionista dos leões contou os segredos do plantel de Amorim.
“Temos várias componentes. Uma das componentes é a mais pessoal, de gerir emoções, pessoas, formas de estar. Esta parte acaba por ser das partes em que, do ponto de vista prático, demora mais anos a ganhar-se alguma sensibilidade. Por muito que se tenha a teoria presente, a aplicação na prática envolve conhecer o ambiente de balneário, o ambiente de equipa, para não fragilizar relação com nenhum membro do staff e com nenhum atleta”, começou por dizer, ao Record.
“Temos também algumas recomendações alimentares que podem não ir completamente ao encontro das rotinas já existentes do próprio atleta, até rotinas familiares e sociais. É este 'step by step', este avançar a uma velocidade baixa, que nos permite depois puxar o atleta para nós e compreender este conceito que se usa muitas vezes do 'food as fuel' (comida como combustível). A alimentação é realmente o combustível e há até uma analogia muito frequente com os carros de Fórmula 1”, prosseguiu.
“Nós, na pré-época, temos objetivos como por exemplo conhecer os hábitos e preferências do atleta, conhecer como está a composição corporal (massa muscular e massa gorda), após o regresso de férias e compará-la com a época transata, se desses dados dispusermos. E depois, em poucas semanas, tentar que o atleta fique otimizado desse ponto de vista”, conseguiu.
“Já no final de uma época desportiva, estou mais preocupado que recuperem de um jogo para o outro, porque a carga de treino e de jogos já é cumulativa e, portanto, o foco acaba por mudar substancialmente. Ainda que um alimento saudável, nutricionalmente adequado, o seja em qualquer fase da época, as quantidades e os timings das suas tomas é que vão ser diferentes consoante os objetivos”, terminou.
Confira o momento:
'Camisola 7' do Clube de Alvalade terá agravado a mazela no dérbi diante do Benfica e, agora, leões têm o diagnóstico completo em mãos
11 Dez 2025 | 07:48 |
Já há mais informações sobre a lesão que vai fazer com que Geovany Quenda desfalque o Sporting por dois meses. O jogador de 18 anos terá sofrido um traumatismo no quinto metatarso do pé direito, revelou o diagnóstico após a realização dos devidos exames.
Este problema físico acabará, então, por fazer com que o 'camisola 7' fique afastado dos trabalhos da equipa de Rui Borges pelo período de tempo já referido, obrigando o mesmo a fazer reabilitação a esta lesão - apesar de ter tido queixas frente ao Estrela da Amadora, foi contra o Benfica que Quenda agravou esta mazela.
Posto isto, as escolhas de Rui Borges continuam algo que limitadas. Com Quenda de fora por dois meses e Pote afastado até, pelo menos, ao arranque de 2026, o treinador do Sporting vê-se obrigado a encontrar soluções, mas nem tudo são mais notícias.
O jornal Record revela que, no regresso aos trabalhos, o técnico dos verdes e brancos já deverá poder voltar a contar com Gonçalo Inácio - que não saiu do banco em Munique - e com Francisco Trincão - que nem na convocatória entrou. Também Daniel Bragança estará às suas ordens, ao contrário de Zeno Debast e Nuno Santos, que completam o boletim clínico do Sporting.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Jogador terá sido promovido à equipa principal dos verdes e brancos e a estrutura tem o futuro do jogador bem delineado em Alvalade
11 Dez 2025 | 07:36 |
O Sporting já terá renovado automaticamente a renovação de contrato de Salvador Blopa. Desta forma, os leões asseguraram a ligação da pérola da formação por mais duas temporadas - esta terminava em junho de 2026, pelo que agora será até junho de 2028.
Promovido à equipa principal dos verdes e brancos, onde se encontra às ordens de Rui Borges, o jovem jogador passará a ser aposta de forma mais regular em Alvalade e, segundo a informação revelada pelo jornal A Bola, terá uma outra renovação a ganhar forma.
A mesma fonte adianta que o objetivo do Sporting passa por, num futuro próximo, recompensar Blopa com a assinatura de um novo vínculo - desta vez até 2030 ou mesmo mais, com um aumento salarial também entre as novas alíneas do contrato.
Além disso, o Sporting pretende fixar a cláusula de rescisão do 'camisola 70' nos 100 milhões de euros, o patamar mais elevado que existe em Alvalade - também onde se encontra Fotis Ioannidis e onde estava Viktor Gyokeres e Geovany Quenda - que vai rumar ao Chelsea no final da presente temporada.
Esta temporada, Salvador Blopa leva 18 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e quatro no plantel principal. No total, o ala disputou 1.215 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Internacional dinamarquês não perdeu tempo e encontrou-se com o seu agente ainda em solo alemão, logo depois do jogo frente ao Bayern Munique
11 Dez 2025 | 07:17 |
No dia seguinte à derrota do Sporting frente ao Bayern Munique, por 3-1, em partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões, Morten Hjulmand reuniu-se com o seu empresário, Ivan Marko Benes, ainda em solo alemão, o que tem gerado algum burburinho em torno do capitão dos leões.
As imagens foram divulgadas na última quarta-feira, dia 10 de dezembro, pelo canal NOW, que terá 'apanhado' os dois à conversa numa esplanada junto ao hotel onde a restante equipa do Sporting ainda se encontrava instalada. Nesse momento, Hjulmand terá levado o empresário para o interior, tendo estado reunidos por 30 minutos.
Agora, segundo revela o CM, o Sporting não está preocupado com este encontro, apesar de o mesmo acontecer a cerca de três semanas da reabertura do mercado de transferências - no qual o internacional dinamarquês é um dos jogadores mais cobiçados do plantel, com Manchester United, Inter e Juventus à perna.
Vale lembrar que, depois do assédio a que Hjulmand foi sujeito no último verão, Frederico Varandas terá pedido ao capitão para se manter em Alvalade até ao final da presente temporada. Em contrapartida, o Sporting 'facilitaria' a sua saída abaixo dos 80 milhões de euros, tendo o jogador concordado com os termos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 21 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.888 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.