Futebol
Foi renegado por Rui Borges no Sporting e já é apontado como “elemento diferencial”
24 Ago 2026 | 11:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Out 2024 | 11:43 |
Geovany Quenda aterrou de para-quedas na equipa principal do Sporting, mas sob o precioso comando de Rúben Amorim, o jovem de 17 anos já teve a oportunidade de ser titular em 11 jogos desta temporada, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. Neste contexto, grandes clubes ingleses já começaram a rondar Alvalade, mas Miguel Mendes, jornalista do jornal A Bola, fez a sua leitura sobre uma possível transferência.
“É difícil [manter o jogador], dependerá sempre do rendimento que venha a ter. Se for sempre o nível que tem tido desde que se estreou no Sporting, será complicado, e, sobretudo na Liga dos Campeões, um jovem de 17 anos jogar com um rendimento que ele tem feito, sobretudo nos dois primeiros jogos, será muito complicado, porque é das primeiras coisas que se olha na ficha de jogo, em que haja um scout a ver a idade”, começou por dizer.
“Quando olhamos para dentro de campo já vemos um jogador com maturidade muito acima da média para a idade. Taticamente muito evoluído, muito inteligente e que tem sido muito sólido de forma surpreendente. Acredito que é um jogador que sobretudo no final desta época ficará referenciado por muitos clubes”, acrescentou o jornalista.
“Julgo que ainda será muito cedo para uma transferência, ainda mais avultada da cláusula que têm de 100 milhões de euros, a não ser que comece a marcar golos como o Viktor Gyokeres. Neste momento está muito focado em vingar no Sporting, e em não dar um salto maior que a perna. Indo para um grande clube e depois correndo o risco de acabar por não ir para a equipa principal e acabar por ser emprestado. Acho que Quenda ainda terá alguns anos para crescer em Alvalade”, rematou.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Confira aqui as declarações:
Partida diante do Alverca, válida para a terceira jornada da Liga Portugal Betclic, provou isso mesmo, mas ainda existem outras informações
24 Ago 2026 | 12:17 |
A saída de Morten Hjulmand obrigou o Sporting a redefinir a hierarquia de capitães e o triunfo diante do Alverca, por 3-1, confirmou duas novidades. Maxi Araújo e Iván Fresneda passaram a integrar o grupo de maior liderança do plantel de Rui Borges.
De acordo com o jornal A Bola, Gonçalo Inácio continua a ser o primeiro capitão dos verdes e brancos. Como o central português não saiu do banco de suplentes frente ao Alverca, foi Maxi Araújo quem entrou em campo com a braçadeira.
Eduardo Quaresma surge imediatamente a seguir a Inácio na hierarquia do técnico. Prova disso foi o momento em que entrou em campo diante do conjunto ribatejano e Maxi Araújo lhe entregou de imediato a braçadeira de capitão.
Iván Fresneda também ganhou novo estatuto no balneário e é agora o quarto elemento desta estrutura. O lateral espanhol foi subcapitão no encontro com o Alverca, beneficiando das ausências de Inácio e Quaresma do onze inicial.
Daniel Bragança continua formalmente integrado no grupo de capitães, mas está de saída de Alvalade e já não entra nas contas para a temporada. Assim, a liderança do Sporting fica cada vez mais centrada em Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo e Iván Fresneda.
Jogador encontra-se a cumprir os últimos procedimentos antes do anúncio por parte dos verdes e brancos e juntar-se à equipa de Rui Borges
24 Ago 2026 | 11:49 |
Moncef Zekri está cada vez mais perto de ser oficializado como reforço do Sporting. O lateral-esquerdo marroquino já se encontra no Estádio José Alvalade, onde vai cumprir os últimos procedimentos antes do anúncio por parte dos verdes e brancos.
A informação é avançada por Sacha Tavolieri, que dá conta de que o jovem de 17 anos está nas instalações leoninas para assinar um contrato válido por quatro temporadas e realizar as fotografias oficiais relativas à transferência.
Zekri tinha aterrado em Lisboa ao final da tarde de domingo e seguiu agora para Alvalade depois de cumprir os habituais procedimentos relacionados com a mudança de clube. A oficialização do negócio está, desta forma, iminente.
O Sporting vai pagar cerca de 3,5 milhões de euros fixos ao Mechelen pelo internacional jovem marroquino, podendo o negócio ainda incluir valores mediante o cumprimento de objetivos. Os leões superaram a concorrência de outros emblemas europeus para garantir o jogador.
O canhoto chega para ocupar a vaga deixada por Ricardo Mangas no lado esquerdo da defesa e será alternativa a Maxi Araújo. Apesar dos apenas 17 anos, Moncef Zekri já conta com experiência na equipa principal do Mechelen e será agora trabalhado por Rui Borges em Alvalade.
Confira a publicação:
Presidente dos verdes e brancos garantiu a chegada de mais jogadores neste mercado de transferências e nomes são conhecidos
24 Ago 2026 | 11:35 |
Frederico Varandas confirmou que o Sporting deverá receber mais dois reforços antes do encerramento do mercado de transferências. Embora o Presidente dos leões tenha recusado revelar os nomes, Kaique Pereira e Moncef Zekri são os jogadores que se preparam para chegar a Alvalade.
Antes da Supertaça de andebol, o dirigente verde e branco abriu a porta às duas contratações: “Mercado? Está aberto. Quase de certeza, entram dois jogadores. Não direi mais nada. É provável que haja saídas. O Gonçalo Inácio não é. Associado ao Barcelona? Só se o presidente Laporta perdeu o meu telefone, eu não recebi nada”, afirmou.
Segundo o jornal A Bola, um dos negócios é o de Kaique Pereira. O guarda-redes brasileiro deverá deixar o Palmeiras por cerca de 4 milhões de euros e regressar ao futebol português, depois dos empréstimos ao Farense e ao Nacional, para aumentar a concorrência na baliza de Rui Borges.
Moncef Zekri, por sua vez, já se encontra em Lisboa para cumprir os últimos passos antes de ser oficializado. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, deverá custar 3,5 milhões de euros fixos, aos quais poderão juntar-se valores mediante objetivos.
A chegada de Zekri permitirá preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas no corredor esquerdo, ficando o jovem como alternativa a Maxi Araújo. Com os dois negócios encaminhados, o Sporting aproxima-se assim de concluir as entradas previstas para o plantel nesta janela de transferências.
Foi renegado por Rui Borges no Sporting e já é apontado como “elemento diferencial”
24 Ago 2026 | 11:23
Hjulmand tem tarde para esquecer no Atlético Madrid - Villarreal; Ex Sporting culpado pelo empate
24 Ago 2026 | 11:10
Exclusivo Leonino confirmado: Médio do Sporting pode estar a caminho da Turquia
24 Ago 2026 | 10:29