
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Abel Ferreira foi a primeira opção para o cargo de treinador do Sporting, mas o atual técnico do Palmeiras não se mostrou interessado no convite de Frederico Varandas, uma vez que está focado em disputar o Mundial de Clubes no próximo verão ao serviço do clube brasileiro.
A informação foi avançada pela ESPN Brasil, esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, que refere que o treinador português não se prolongou nas conversas com os leões. O Clube de Alvalade terá ainda oferecido um salário muito inferior ao ex-leão, o que inviabilizou o negócio.
Além do mais, Abel Ferreira não pretende regressar tão cedo a Portugal. De resto, o antigo jogador e técnico no emblema leonino pode renovar o contrato com o 'verdão', que originalmente terminaria no final de 2025. Leila Pereira, presidente do clube paulista, pretende prolongar o vínculo até 2027.
Desta forma, Rui Borges foi a escolha da SAD e assinou um vínculo válido até ao dia 30 de junho de 2026, prorrogável até 30 de junho de 2027, ou seja, duas temporadas e meia, com o último ano de cariz opcional. O Sporting pagou mais de 4 milhões de euros pela sua contratação a meio da temporada: 4.1M.
O primeiro jogo de Rui Borges no Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Melhores momentos de Abel pelo Sporting:
Jogo de decisão nesta fase da Copa Sudamericana contou com a participação de atleta formado na Academia de Alcochete a titular
|
O Vasco da Gama venceu o Melgar, na última terça-feira dia 27 de maio, por um resultado de 3-0 em partida a contar para a última jornada da fase de grupos da Copa Sudamericana, assegurando assim um lugar no playoff de acesso aos oitavos-de-final da prova. A partida contou com o antigo jogador do Sporting, Nuno Moreira - que rumou ao Brasileirão em fevereiro deste ano -, como titular na formação do Rio de Janeiro.
Jogando em casa no Estádio São Januário, o Vasco da Gama precisava de uma vitória para seguir na competição. Com esta informação em mente, os brasileiros não perderam tempo e marcaram logo no terceiro minuto de jogo, através de um golo da autoria de Rayan, jovem formado no clube.
Face à desvantagem precoce no jogo, o Melgar procurou reagir e marcar o golo da igualdade, o que acabou por ter o efeito contrário. Quem acabou por balançar, novamente, as redes adversárias foi o Vasco da Gama, com um golo da autoria de Paulo Henrique aos 33 minutos da partida.
O resultado final do jogo acabou por ficar estabelecido ainda antes do intervalo, por intermédio do capitão e goleador de serviço do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, que fez o 3-0 aos 44 minutos da partida e encerrou o marcador para o resto do jogo. Com este resultado, o Gigante da Colina assegurou a presença no playoff de acesso aos oitavos-de-final na Copa Sudamericana.
Vale a pena recordar que o Vasco da Gama contou com Nuno Moreira no seu 11 inicial. O português é um produto da Academia de Alcochete, passando também pela equipa B mas, nunca chegou a jogar pela equipa principal do Sporting. Os brasileiros contrataram o jogador no decorrer da temporada 2025, oriundo do Casa Pia.
Técnico dos gaviões de São Paulo mostrou-se descontente, em declarações depois do jogo a contar para a Copa Sudamericana
|
O treinador do Corinthians, Dorival Júnior mostrou desagrado depois da sua equipa ter sido eliminada da fase de grupos da Copa Sudamericana, após sair derrotado pelos argentinos do Huracán por 1-0. O que torna a exibição mais humilhante para o técnico da equipa de São Paulo é que o seu adversário jogava com uma equipa composta por suplentes, maioritariamente.
Dorival Júnior:" Temos que assumir o compromisso"
Dorival Júnior prestou declarações à imprensa e depois de ser questionado sobre o interesse da equipa do Corinthians em continuar na prova, respondeu: ”Teoricamente, colocamos a melhor equipa para jogar a Sudamericana, então não dá para falar em desinteresse geral de todos. Pelo contrário, a nossa preocupação era com a nossa passagem nessa fase, o que seria muito importante para nós”.
“Focamos toda a atenção possível para essa partida e preparamos nossa equipe para isso. A qualidade da partida de hoje foi muito aquém”, acrescentou o antigo selecionador brasileiro que, muito recentemente, viu Carlo Ancelotti ocupar a sua antiga posição na Confederação Brasileira de Futebol.
Em relação à preparação da partida contra o Huracán, Dorival Júnior revelou: “Logisticamente, dentro de tudo que preparamos para essa partida, a gente esperava algo diferente do que aconteceu. Temos que assumir o compromisso e uma responsabilidade ainda maior em relação ao que foi feito hoje. Tínhamos, naturalmente, a intenção de buscar um resultado melhor do que a atuação que apresentamos”
Vale a pena recordar que, desde que chegou ao Corinthians, Dorival Júnior tornou-se no treinador de André Carrillo, extremo-direito peruano que representou o Sporting entre as temporadas 2011/12 a 2015/16, que não saiu da melhor forma depois de recusar a assinar uma renovação de contrato e assinar pelo Benfica a custo zero.
Grupo de simpatizantes do Clube de Alvalade encontrava-se nas imediações da sede a celebrar, quando uma tragédia grave poderia ter acontecido
|
A tragédia passou, por pouco, ao lado dos adeptos do verdes e brancos em Espinho. No segunda feira a seguir à final da Taça de Portugal, que os leões conquistaram por 3-1, o Núcleo do Sporting da cidade do norte fez uma publicação nas suas redes sociais, onde denunciou uma tentativa de atropelamento dos momentos posteriores ao triunfo na prova rainha. Recordar que este tipo de situações tem sido recorrente nas últimas semanas.
Segundo a partilha feita pelos responsáveis do Nucleo do Sporting de Espinho, vários adeptos encontravam-se nas imediações da sede, a festejar a dobradinha que o Sporting tinha acabado de alcançar, quando um carro tentou, intencionalmente, atropelar os adeptos verdes e brancos.
Os responsáveis escreveram o seguinte nas redes sociais: "O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Espinho repudia totalmente os atos de uma tentativa de atropelamento que sócios e adeptos do Sporting sofreram enquanto festejavam nas instalações da nossa sede, pelas 21 horas. No local, nesse momento, encontravam-se várias crianças e idosos. Poderia ter acabado em tragédia. Um Audi A5 preto passou a grande velocidade tentando atropelar os nossos sócios e adeptos do Sporting que estavam pacificamente em festa, festejando a Taça de Portugal (dobradinha)".
"O Núcleo de Espinho tudo fará para descobrir o autor deste ato bárbaro e manifesta total solidariedade com os seus sócios e adeptos e tudo fará para proceder e apurar todas as circunstâncias e assim agir judicialmente", explicaram, depois.
Para terminar, acrescentaram o seguinte: "Mais uma vez, a falta de urbanidade de certo tipo de pessoas veio ao de cima, pondo em causa vidas humanas. Qualquer manifestação de violência vai contra os valores do Sporting Clube de Portugal e dos seus Núcleos".