Futebol
Com máscara de Gyokeres à mistura, Sporting vence e avança na Liga dos Campeões (veja os golos)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Breves momentos após o apito final da sua estreia agridoce em jogos oficiais do Sporting, uma vez que apesar de ter marcado um golo e contribuído para a vantagem dos leões na primeira parte, não foi suficiente para evitar a derrota frente ao Porto, 4-3, na Supertaça, Geovany Quenda fez questão de recorrer às redes sociais e explicar tudo o que estava a sentir.
O jovem ala, com apenas 17 anos, deixou bem claro que o resultado diante do rival não foi o esperado, deixando, contudo, a promessa de que a equipa leonina tudo fará para dar a volta por cima nos próximos jogos. “Não foi o resultado que todos queríamos. Vamos trabalhar para voltar mais fortes”, garantiu, deixando ainda um agradecimento especial aos Sportinguistas que marcaram presença no Estádio Municipal de Aveiro: “Obrigado pelo vosso apoio”.
Apesar do infeliz desfecho, a exibição do internacional português sub-17 deu que falar pelos melhores motivos e quem não ficou indiferente foi o antigo jogador do Sporting – Rafael Leão. O avançado do Milan partilhou uma fotografia do atleta leonino no Instagram, perspectivando um futuro risonho à coqueluche dos verdes e brancos.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Depois de um trabalho sensacional de Viktor Gyokeres, na esquerda, o sueco cruzou para a grande área, onde apareceu o extremo a rematar de primeira para o terceiro dos leões.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Confira aqui a publicação da promessa leonina:
Presidente dos leões tem tudo alinhavado para aumentar salário a jogador que é muito utilizado pelo técnico, Rúben Amorim
|
0O Sporting quer aumentar o salário de Viktor Gyokeres. O principal obreiro do título, dentro das quatro linhas, terá um maior vencimento em Alvalade, como forma de gratidão de Frederico Varandas. No entanto, não existirá qualquer anúncio público.
Segundo avança Record, o objetivo do Presidente leonino é premiar o avançado pela dedicação e lealdade ao Clube, mas mantendo discrição. O diário desportivo refere que o aumento da cláusula e renovação contratual não estão nos planos, mas sabe o nosso Jornal que foram abordados.
Tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, a SAD quer renovar o vínculo de Gyokeres ao Sporting e tem ainda um plano, de mais difícil concretização, que visa subir a cláusula para valores em torno dos 120 ou 150 milhões de euros (saiba mais AQUI).
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Futebolista da formação do Clube de Alvalade foi afastado do próximo encontro e justificação foi dada no último treino da equipa
|
0Gonçalo Inácio foi riscado do próximo jogo da seleção nacional. Portugal enfrenta a Escócia este domingo, dia 8 de setembro, e o central do Sporting está fora das contas de Roberto Martínez, que informou o 'camisola 25' de Rúben Amorim do motivo para tal.
A decisão deve-se apenas a uma opção técnica do treinador espanhol. O craque verde e branco tinha sido titular, na vitória por 2-1 frente à Croácia, e agora está fora da ficha de jogo, para Martínez avaliar outros jogadores da mesma posição, como é o caso de Renato Veiga.
“O Rúben Dias, neste momento, tem uma liderança e uma importância para nós muito alta e depois acreditámos no António Silva e no Gonçalo Inácio. Seria muito bom ver o Renato Veiga no relvado, porque uma coisa é chegar à seleção e outra é ganhar jogos com a seleção, com os seus desempenhos, faz parte do processo, mas acho que temos muitos jogadores para poder olhar para a frente", disse, após o encontro com os croatas.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
'Camisola 57' de Rúben Amorim em Alvalade foi chamado por Roberto Martínez, mas já sabe que foi riscado pelo selecionador nacional
|
0Roberto Martínez surpreendeu ao convocar Geovany Quenda para a seleção nacional. Com apenas 17 anos, o diamante do Sporting foi chamado pelo técnico, mas, ao que tudo indica, está riscado do embate entre Portugal e Croácia, juntamente com Tiago Santos, lateral formado em Alvalade.
Apesar dos elogios de Roberto Martínez na antevisão do Portugal – Croácia, Geovany Quenda terá de esperar pela sua oportunidade. Caso fosse utilizado pelo selecionador, o comandado de Rúben Amorim no Sporting iria fazer história e ultrapassar Cristiano Ronaldo.
“Os selecionadores dizem sempre que idade não é critério. Gosto do exemplo do Geovany Quenda porque é isso. Mostrou uma personalidade, uma qualidade, uma capacidade de adaptação incrível. Um jogador que gosta de desequilibrar. Qualidade técnica, mas uma qualidade que não é normal aos 17 anos”, afirmou Roberto Martínez, na antevisão do Portugal – Croácia.
“Fez um europeu com os sub-17 muito bom. Entra na primeira equipa do Sporting e mostra uma personalidade incrível. E agora mostrou que está preparado para a seleção. Boas notícias para o futebol português”, finalizou Roberto Martínez, deixando rasgados elogios ao craque do Sporting.
Neste arranque de temporada, Geovany Quenda tem sido a grande surpresa do Sporting. O jovem, de apenas 17 anos, foi opção de Rúben Amorim nos cinco primeiros encontros da temporada, contabilizando já 443 minutos, nos quais apontou um golo, diante do Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Portugal está inserido no grupo 1 da primeira divisão da Liga das Nações, juntamente com a Croácia, Escócia e Polónia. Após o embate frente aos croatas, a seleção de Roberto Martínez voltará a jogar em casa, diante dos escoceses, com o jogo a realizar-se no dia 8 de setembro, às 19h45, no Estádio da Luz.