Futebol
Sporting evita Benfica no sorteio, mas pode haver dérbi na final da Taça da Liga
04 Fev 2026 | 16:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Abr 2024 | 16:26 |
Fernando Santos foi despedido do Besiktas, emblema turco a serviço do qual estava pela primeira época. O treinador português tinha acabado de mostrar o seu compromisso, ao afirmar que ficaria no clube e que tinha intenções de disputar a final da Taça, mas a direção ouviu os protestos dos adeptos e resolveu a questão de forma imediata. “Não sabia o que significavam aqueles cânticos pois não percebo turco. São coisas que acontecem quando os resultados não são bons. Não estou a pensar demitir-me. Acredito no projeto, acredito naquilo que faço. Sei aquilo que fiz. É por isso que não penso pedir a demissão. Vim para trabalhar e tenho feito o meu trabalho. Vamos ganhar a Taça! Estou cem por cento seguro de que a venceremos!”, atirou o técnico que já esteve a cargo do Sporting. Os cânticos a que se referia eram protestos dos adeptos do Besiktas, que ecoaram das bancadas da casa dos turcos. Os apoiantes pediam a demissão de Fernando Santos, perante o empate (1-1) com o Samsunspor, em Istambul, que marcou o quinto encontro consecutivo da formação do luso sem ganhar na Superliga da Turquia – os últimos jogos terminaram em dois empates e três derrotas para as águias negras. A administração não se fez de rogada quando confrontada com os pedidos dos adeptos, e meia hora depois de Fernando Santos anunciar que pretendia ficar, foi demitido. “Se a direção confiar em mim, continuarei! Mas há muitas coisas que têm de mudar. Sei como podemos dar a volta a isto, acredito que tenho capacidade para o fazer. Estou aqui até à final da Taça”, disse o técnico português, em tom otimista, mesmo após saber da confusão gerada no estádio por sua culpa. Fernando Santos chegou ao Besiktas no início de 2024, e cumpriu pelos turcos 16 encontros – sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Deixou o clube na 4ª posição do campeonato, com 48 pontos somados em 32 jogos. O Galatasaray, líder da prova, leva já 84, tendo disputado um jogo a menos. Em segundo lugar está o Fenerbahçe, a dois pontos do primeiro classificado, e a fechar a tabela, já bem mais distanciado, encontra-se o Trabzonspor, com 52 pontos.
Apesar das dificuldades, emblema verde e branco mantém a intenção de prolongar o vínculo com o jogador, a quem reconhece potencial de crescimento
05 Fev 2026 | 03:00 |
O processo de renovação de contrato de Mauro Couto com o Sporting tem conhecido alguns entraves nas últimas semanas, sabe o Leonino. O jogador tem sido uma peça central nas negociações, com vários pontos ainda por definir, o que tem atrasado a chegada a um entendimento final entre as partes.
Apesar das dificuldades, ao que o nosso Jornal apurou, o diálogo entre as partes nunca foi interrompido. O Clube mantém a intenção de prolongar o vínculo (que é válido até 2027) com o atleta, que é visto internamente como um elemento importante para o projeto desportivo a médio prazo.
As negociações já prosseguem há alguns meses (tal como o Leonino adiantou, em Exclusivo), sendo que ambas as partes demonstram confiança num desfecho positivo. Ainda assim, não existe qualquer acordo fechado, nem valores totalmente definidos.
O Sporting mantém-se tranquilo quanto ao desenrolar do processo, acreditando que será possível encontrar uma solução que vá ao encontro das expetativas do clube do jogador de 20 anos. Até lá, o dossiê Mauro Couto continua em cima da mesa, com novidades esperadas apenas quando houver um consenso definitivo.
Mauro Couto - avaliado em 450 mil euros - tem 1.028 minutos somados em 17 partidas pela equipa B do Sporting, com dois golos marcados e duas assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou um Campeonatos Nacional e uma Taça de Portugal pelo Clube de Alvalade.
Clube de Alvalade reforça ligação com bases leoninas para potencializar desenvolvimento dos atletas e dar frutos no futuro
04 Fev 2026 | 17:49 |
O Sporting assinou esta terça-feira acordos de protocolos com vários Núcleos do clube espalhados pelo país, mais concretamente os do Solar do Norte, de Aveiro, Ançã e Olhão. Na nota publicada no site oficial, o emblema leonino dá conta de que esta acaba por ser uma ligação reforçada, desta feita entre a Academia de Alcochete e as referidas associações que representam vários associados dos verdes e brancos.
Desta forma, é reforçada uma parceria que pode inclusive trazer vários jogadores jovens pertencentes aos diversos Polos Sporting para a Academia principal. Na Academia Cristiano Ronaldo, marcaram presença todos os presidentes dos quatro Núcleos em causa, isto além de Carlos Tavares, Pedro Ilharco e Rodolfo Silva, representantes do scouting do Sporting localmente e ainda Ricardo Correia, coordenador do departamento de estratégia, avaliação e talento do clube.
Em declarações aos meios do Clube de Alvalade, Paulo Gomes, co-director geral da Academia, destacou o momento. "É muito importante para o Sporting ter esta ligação com os seus Núcleos espalhados pelo país. Estes quatro, em concreto, trabalham em harmonia com o futebol de formação do Sporting. Dignificam e mostram o trabalho que é feito pelo Sporting a nível local e regional", assumiu.
Por sua vez, Rúben Santos, presidente do Núcleo sportinguista de Aveiro, apontou que "é muito importante vincar esta ligação", enquanto Armando Jesus, presidente do Núcleo de Ançã, considerou como mote "viver o Sporting 24 horas por dia e ser úteis ao clube". "É importante que o talento se concretize e o resultado mede-se pelo número de atletas que todos os anos entram na Academia", referiu ainda António Magalhães, líder do Solar do Norte, Núcleo leonino da cidade do Porto, ao passo que António Cerejo, homólogo no Núcleo de Olhão, corroborou: "De ano para ano temos sedimentado esta relação com a Academia e queremos continuar a apostar no desenvolvimento desta parceria".
Vale lembrar que o fundador do Núcelo sportinguista de Leiria, Bernardes Dinis, recorreu, há uns dias atrás, às suas redes sociais para dar conta dos estragos que as cheias provocaram no espaço do Museu do Sporting, em Leiria, que reúne inúmeras peças relacionadas com o Clube de Alvalade.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a equipa de arbitragem para o clássico
04 Fev 2026 | 17:12 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou a equipa de arbitragem nomeada para o clássico contra o Porto, da 21ª Jornada da Liga Portugal Betclic, que será liderada por Luís Godinho, que esteve presente na eliminação do Sporting contra o V.Guimarães na Taça da Liga.
O juiz da Associação de Futebol de Évora contará com Rui Teixeira e Pedro Mota como assistentes. Já o quatro juiz será Hélder Carvalho, enquanto que o VAR do duelo contará com o contributo de Tiago Martins e o AVAR ficará encarregue por Pedro Felisberto.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade e já foi criticado por Sousa Cintra, após um empate muito polémico frente ao Famalicão (2-2) em 2020/21, onde o árbitro anulou um golo aos leões, que daria o triunfo, e expulsou elementos da equipa leonina.
Sousa Cintra chegou a afirmar que o árbitro parecia ter “alergia ao Sporting” e sugeriu ainda que o seu desempenho teria sido orientado por “interesses” externos, pedindo que o Conselho de Arbitragem tomasse medidas diante da atuação considerada incompetente. Após o encontro, ficou célebre a expressão de Ruben Amorim: "Onde vai um vão todos".
Antes do duelo decisivo de dia 9 de fevereiro, o Sporting volta a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á no Estádio José Alvalade pelas 20h45.