
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O médio dinamarquês Morten Hjulmand voltou a treinar integrado com a equipa principal do Sporting, após recuperar de lesão que o afastou dos últimos dois jogos, informou o emblema verde e branco, esta segunda-feira, dia 26 de agosto, no seu site oficial.
Apesar de debelado o problema físico do médio, Rúben Amorim tem agora três baixas: Rafael Nel, Diogo Pinto e Jeremiah St. Juste. O técnico chamou três jovens à sessão de trabalhos, nomeadamente o médio Kauã Oliveira, o defesa Miguel Alves e o guarda-redes Miguel Gouveia.
Com o Clássico frente ao emblema azul e branco no horizonte, o plantel leonino tem um novo treino agendado para terça-feira, dia 27 de agosto, da parte da manhã à porta fechada, em Alcochete. Leões e dragões ocupam, de momento, os lugares cimeiros do Campeonato Nacional com nove pontos cada.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma duas partidas, nas quais disputou 179 minutos. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Uma temporada excelente resultou numa subida exponencial no valor de mercado para os 40 milhões de euros.
Morten Hjulmand chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4 por objetivos).
Treinador português vive momento terrível ao serviço do Manchester United, que passa uma grave crise desportiva há vários anos
|
Ruben Amorim vive um mau momento desde que saiu do Sporting. O treinador assumiu o comando técnico do Manchester United, que passa uma grave crise desportiva há vários anos, algo que, para o português, terá de ser resolvido com bastante urgência.
"Estou mesmo envergonhado por, em 26 jogos, termos vencido seis. Alguma coisa está errada na forma como jogamos futebol. Às vezes, não é uma questão técnica ou tática, mas sim uma questão relacionada com a forma como enfrentamos a competição, a forma como sofremos e como ficamos irritados por estarmos a perder. Temos de melhorar essas coisas e, às vezes, não é só dentro de campo, mas também fora", disse, à Sky Sports, antes de enfrentar o Chelsea.
Amorim admitiu que é necessário "o sentimento de lutar até ao fim", reforçando a ideia: "Não está tudo bem se perdermos. Não está tudo bem se empatarmos", garantindo ser preciso "sentir que se está no Manchester United", algo que tem sido apontado como escasso no plantel.
"Não queremos ser os piores da liga. Para mim, isso não é um problema de confiança. Falta qualquer coisa mais profunda. Tenho a ideia clara de que sei aquilo que esta equipa precisa para ser muito melhor. Isso ajuda-me a manter o nível, a não ficar tão em baixo nem a ficar eufórico em alguns momentos", admitiu o ex Sporting.
A partida diante dos blues acabou por ditar nova derrota na Premier League, com o United a perder 1-0 com golo de Marc Cucurella. No final do encontro, Ruben Amorim garantiu que a prestação de alguns jogadores ajudou a definir o onze inicial da final da Liga Europa, marcada para 21 de maio.
Jovem jogador tem-se destacado pelas suas exibições no campeonato português, e pode mesmo dar o salto para novos patamares em breve
|
Jordan Holsgrove, médio do Estoril, tem sido uma das revelações da Liga Portugal Betclic. Tony, antigo futebolista que orientou o jovem jogador no Paços de Ferreira, falou com o jornal A Bola, e apontou novos patamares ao centro campista, mencionando até a possibilidade de reforçar o Sporting.
Começou por definir a personalidade de Holsgrove: "O Jordan é um miúdo muito simples e educado, com uma educação à britânica. Não é um jogador que goste de muito blim blim nem é extravagante, é muito intenso dentro de campo, com facilidade em ter bola. É muito introvertido fora de campo, mas lá dentro foi sempre um jogador que nunca se escondeu. Uma excelente qualidade técnica e um pé esquerdo como há poucos em Portugal", explicou.
De seguida, falou das qualidades dentro de campo: "É um jogador que se adapta facilmente a qualquer posição do meio-campo devido à sua inteligência - pode jogar num triângulo, 2+1 ou 1+2, em qualquer posição", atirou Tony.
O treinador confessou, de seguida, que antevê voos maiores ao médio: "Penso que o Jordan ganharia mais em elevar o seu nível competitivo em ir para um clube em outros patamares: um Vitória de Guimarães, um SC Braga ou talvez um grande", disse, antes de apontar o cenário perfeito para Holsgrove.
"Neste momento, devido ao seu ADN e conhecendo eu bem o treinador [Rui Borges], ele encaixaria muito bem no plantel do Sporting porque é uma equipa que assume o jogo e o Jordan tem essa capacidade", atirou, a terminar, Tony.
Após dois anos no clube, saída está confirmada e futuro fica em aberto, esperando-se novidades quanto à próxima aventura para 2025/26
|
Tiago Fernandes confirmou que vai deixar o Torreense. No último jogo da temporada, os comandados pelo antigo técnico do Sporting perderam 2-0 diante do Mafra e, depois do apito final, o filho de Manuel Fernandes revelou que o futuro não passa por Torres Vedras.
"Não vou continuar no Torreense. Foi um ano muito bom para todos. Estou aqui há dois anos e quero agradecer a todos os que me apoiaram neste projeto e apostaram em mim. Chegou a altura de seguir outro caminho e o Torreense seguirá o dele, certamente sempre em crescimento, porque o clube tem pessoas que sabem o que estão a fazer", disse, após o encontro.
Tiago Fernandes foi perentório: "Também sei o que estou a fazer e aquilo que quero. É importante para todos sairmos bem e é uma porta aberta que fica para mim, porque é um clube especial", admitiu, garantindo que o emblema da Liga 2 apostou em si "numa altura difícil" da sua vida - após o falecimento do pai.
O técnico deixa o Torreense depois de uma época completa na equipa principal, tendo orientado os sub-23 na temporada transata. Em 2024/25, o filho de Manuel Fernandes, antiga glória do Sporting, terminou no quatro posto da tabela da Liga 2 - caso União de Leiria e Benfica B não vençam - com 54 pontos.
No Sporting, Tiago Fernandes orientou o Clube de Alvalade durante três jogos na temporada de 2018/19. O técnico - além de um empate a zero frente ao Arsenal, em Londres - alcançou duas vitórias no Campeonato Nacional – diante do Chaves e do Santa Clara, ambas por 2-1.