Modalidades
Estrela do Sporting já só pensa na Liga dos Campeões e deixa promessa: "Vou fazer tudo para que..."
06 Mai 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
09 Mai 2026 | 11:49 |
Após o jogo frente ao Cartagena da meia-final da Liga dos Campeões de futsal, na qual o Sporting garantiu a presença na final frente ao Palma, o treinador Nuno Dias falou a entrada no jogo de Gonçalo Portugal, já no decurso das grandes penalidades, para defender uma delas, deixando rasgados elogios ao guardião.
N. Dias: "(Gonçalo Portugal) é um jogador à Sporting"
"O Gonçalo Portugal e o João Matos são os únicos jogadores que estão no Sporting desde que eu cheguei, já cá estavam antes de eu chegar e têm-se mantido. É um atleta que apreciamos muito, porque jogando 40 minutos, 50 minutos ou nenhum minuto, a postura deles é irrepreensível, porque colocam sempre os interesses da equipa acima dos interesses individuais. O Gonçalo é o verdadeiro exemplo do que é um jogador à Sporting, que coloca atrás algo de individual, ou que lhe possa dar ênfase pessoal. Está de parabéns, ele e todos", disse, na zona mista pós-jogo.
O técnico de 53 anos fez uma abordagem à partida. "Foi um Sporting melhor e com uma diferença nas finalizações incrível, o que diz bem do caudal ofensivo que tivemos. O número de oportunidades que criámos e o número de finalizações que tivemos tem muito a ver com a forma como fomos pressionando, como roubámos, como não permitimos sequer que os jogadores desequilibradores deles chegassem perto da nossa zona da área. Fomos extraordinários... E se tem sido com mais acerto não tínhamos sofrido até às grandes penalidades", analisou.
N. Dias: "Temos a oportunidade de sermos ouro ou parta"
O Sporting ganhou, desta vez, através do desempate em grandes penalidades frente ao mesmo adversário, com quem tinha perdido no 3.º e 4.º lugares da edição da temporada anterior. "O destino quis que voltasse a penáltis como no ano passado, mas desta vez penso que foi mais importante, porque nos deu acesso à final, apesar de no ano passado nos ter ditado a derrota e nos ter tirado a medalha de bronze. Este ano temos a oportunidade de sermos ouro ou prata", disse Nuno Dias.
Para finalizar, o treinador falou ainda da importância da energia e vibração dos Sportinguistas. "O foco é tão grande dentro do campo, que nos abstraímos um pouco do que está a acontecer fora, mas nós sentimos que há esse apoio, que há essa vibração e que os jogadores crescem com esse apoio. Chegámos ao intervalo a perder 2-0, as coisas não nos estavam a correr bem e apesar de o meu foco me abstrair, sentimos essa vibração, sentimos esse apoio, sentimos que está algo ali a levar-nos para coisas boas e para coisas positivas. Espero que no domingo continuem, se vieram hoje vão cá ficar para domingo, certamente e bom era aparecer mais gente, para ter as bancadas do pavilhão ainda mais cheias de adeptos do Sporting, concluiu.
Emblema verde e branco recuperou de uma desvantagem de 2-0 ao intervalo, conseguiu a reviravolta, voltou a sofrer e foi feliz nas grandes penalidades
08 Mai 2026 | 19:05 |
A equipa de futsal do Sporting venceu o Jimbee Cartagena por 6-5 nas grandes penalidades, após uma igualdade a três bolas no tempo regulamentar, esta sexta-feira, dia 8 de maio, em jogo das meias-finais da UEFA Futsal Champions League.
Na Vitrifrigo Arena (Pesaro), os leões foram mais perigosos, mas esbarraram contra uma muralha na baliza espanhola. Chemi foi travando por diversas ocasiões o golo ao Clube de Alvalade, que viu Waltinho tabelar com Tomaz Braga e encostar para o 1-0 aos 11'. O 2-0 apareceu aos 17'. Gonzalo Castejón cruzou para a zona do segundo poste. Francisco Cortés bateu Ivan Chishkala e só teve de encostar.
Na etapa complementar, a equipa liderada por Duda entrou adormecida e o Sporting aproveitou. Aos 22', Diogo Santos fez um passe vertical na direção de Zicky Té. O pivô protegeu a bola e rematou para o fundo das redes. O 2-2 surgiu aos 24'. Felipe Valério recebeu a bola na sequência da cobrança do pontapé de canto, armou uma bomba e fez a igualdade.
No prolongamento, Tomás Paçó recebeu a bola na sequência da cobrança de canto, simulou um remate, adiantou a bola e atirou, de pé direito para o 3-2 aos 44'. No entanto, no mesmo minuto, Gonzalo Castejón voltou a repor o empate no encontro. Nas grandes penalidades, Muhammad Osamanmusa foi o único a falhar e o leões venceram (6-5). Desta forma, os comandados de Nuno Dias vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Palma e Etoile Lavalloise.
O emblema verde e branco vira assim atenções para o encontro decisivo da prova que se jogará no próximo domingo, dia 10 de maio, às 17h00. Os leões procuram erguer o terceiro troféu na competição internacional. As últimas conquistas aconteceram em 2018/19 e 2020/21.
Jogador dos leões realizou antevisão à cobiçada prova europeia e garante que equipa está a postos para o momento da grande decisão
08 Mai 2026 | 13:17 |
Habituados aos maiores palcos do mundo, a equipa do Sporting entra em campo esta sexta-feira, às 16h30, no primeiro jogo da final-four da UEFA Futsal Champions League. O primeiro adversário é o Cartagena, bicampeão espanhol.
Acompanhado pelo técnico Nuno Dias, Alex Merlim, que já decidiu permanecer no Sporting por mais uma temporada, mostrou-se ambicioso: “É um prazer estar aqui, nestas decisões. Não é fácil, só nós sabemos o quanto trabalhamos para estar aqui. Competimos para tentar vencer, esse tem sido o nosso ADN. Desde que cá estou que tenho a percepção de que são estes jogos que queremos disputar, as fases das grandes decisões, contra grandes adversários. Só está mais perto de vencer quem está nas fases das decisões”.
O ‘Mago’, conhecido pela sua capacidade técnica, perspetivou uma grande partida, entre duas grandes equipas: “Com o passar dos anos estamos mais experientes. Hoje sou o mais velho da equipa, procuro passar a minha experiência e aprender também com eles, os mais jovens. A nossa equipa é feita para estes momentos. Eles também são campeões e tenho a certeza de que vai ser um grande jogo”.
Sporting e Jimbee Cartagena defrontaram-se na temporada passada no jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares da Liga dos Campeões de Futsal. A vitória acabou por cair para o lado espanhol, na marcação de grandes penalidades.
No número total de troféus conquistados por Alex Merlim no Sporting destacam-se as duas Ligas dos Campeões, erguidas em 2018/19 e 2020/21. O italiano foi peça-chave em várias conquistas, tornando-se uma referência dentro e fora da quadra ao longo de mais de uma década com a Listada verde e branca.
Treinador dos leões realizou habitual antevisão do encontro e mostrou-se confiante no que toca a vencer prova onde já se sagrou campeão
08 Mai 2026 | 12:12 |
Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting, realizou a conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Jimbee Cartagena, tal como Zicky Té. A partida, a contar para as meias-finais da UEFA Futsal Champions League, realiza-se esta sexta-feira, às 16h30.
O técnico português lançou o mote para o encontro diante do bicampeão espanhol. “Preparámos este jogo como todos os jogos, analisando de forma muito exaustiva, percebendo as grandes qualidades que o adversário tem, equipa Bicampeã em Espanha, não pode ser equipa qualquer e que merece da nossa parte o máximo respeito e grande preocupação nas análises”, começou por dizer, numa conferência de imprensa que contou também com Alex Merlim.
Nuno Dias elogiou o elevado nível apresentado pelo adversário e da importância de que os pequenos detalhes terão: “Muitas são as coisas boas que fazem, as análises têm muito a ver com as coisas boas que o Cartagena faz e tentar encontrar algumas coisas que podemos aproveitar a nosso favor. O adversário tem muito valor, soluções individuais e coletivas, é uma equipa rica nas bolas paradas, de situações de um para um, tem três pivôs de muita qualidade. Não há muitos pontos fracos no Cartagena, é uma equipa muito consistente e sabemos que este tipo de jogos, mais do que nunca, são decididos em pormenores, em detalhes, por um palmo, por meio segundo, por centímetros conseguem-se pequenas vantagens e é à procura dessas pequenas vantagens que vamos tentar aproveitar e tentar ser eficazes ao máximo”.
As duas equipas defrontaram-se na época transata no jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares da mesma competição. A vitória acabou por sorrir à equipa espanhola: “Não há nenhum acerto de contas em relação à época passada, em que o Sporting esteve na frente. Foi um jogo duro e em que o Cartagena venceu nas grandes penalidades. Nós queremos é fazer o nosso trabalho bem feito e tentar com todas as nossas chances, aproveitar para conseguir vencer o adversário, que tem muita qualidade. Vai ser difícil, vai ser nos detalhes, são quatro equipas que chegaram com todo o mérito à final four, perante adversários duros”.
Nuno Dias analisou o opositor: “O Cartagena tem muitos pontos fortes. Jogo de pivô muito forte, com 3 pivôs de grande classe, alas de grande capacidade de desequilíbrio, tanto de pé esquerdo, como de pé direito, jogadores que encaram, gostam de situações de um para um. São fortíssimos nas alas, tem jogadores muito experientes que dão equilíbrio fantástico na equipa atrás. Tem um guarda-redes de grande classe. Dos cinco jogadores mais utilizados da selecção espanhola campeã da Europa, quatro são do Cartagena. É uma equipa recheada, com muitos jogadores de qualidade, que tornam esta equipa muito completa e o melhor exemplo é terem sido duas vezes campeões de Espanha”.
Estrela do Sporting já só pensa na Liga dos Campeões e deixa promessa: "Vou fazer tudo para que..."
06 Mai 2026 | 17:52
Fazem a vida negra ao Sporting e enfrentam situação de 'urgência' a caminho da Champions
06 Mai 2026 | 11:52
Antes de fase importantíssima, melhor marcador do Sporting atira: "Vim para colecionar títulos"
05 Mai 2026 | 12:27